Acesso à internet via satélite com a mesma qualidade e preço da fibra ótica?
Ter um acesso de qualidade à internet é hoje quase uma prioridade. No entanto, existem locais onde as infraestruturas de comunicação, baseadas em fibra ótica, ainda não chegaram e, nesses casos, é comum recorrer-se a ligações à internet via satélite.
Será possível ter a mesma qualidade numa ligação à internet via satélite quando comparada com uma ligação via fibra ótica? O segredo está numa tecnologia desenvolvida na Universidade de Aveiro.
Acesso à internet via satélite no cume dos Himalaias ou no meio do oceano com a mesma qualidade e preço do acesso através da fibra ótica? Sim, é possível! O segredo está no processador fotónico desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA) a pensar na próxima geração de satélites de comunicação. Levar a internet à metade da população mundial excluída da rede global é o grande objetivo do trabalho publicado na revista Nature Communications.
Vanessa Duarte, Miguel Drummond, João Prata e Rogério Nogueira, investigadores no Instituto de Telecomunicações na UA referem que...
O trabalho apresentado na Nature Communications foi a primeira demonstração em tempo real de um processador fotónico capaz de processar quatro sinais de entrada, cada um com um débito de 1 gigabit por segundo e uma frequência de 28 gigahertz, inserido num sistema baseado em satélites de comunicação para receção de dados
O trabalho mostra que o processador é escalável para muitos mais sinais, demonstrando assim que “as tecnologias fotónicas podem finalmente elevar a qualidade e reduzir os custos de serviços de satélite para os mesmos níveis da fibra ótica”.
O satélite de comunicação recebe vários sinais de alto débito provenientes de diferentes partes da Terra, pelo que é necessário um processador para separá-los, processá-los e enviá-los de volta ao planeta. Se atualmente os processadores utilizam sinais de radiofrequência (RF) e a tecnologia digital para realizar essa missão, motivo pelo qual o acesso à internet via satélite é caro e com uma qualidade bem abaixo da do acesso através da fibra ótica, o processador fotónico da UA promete revolucionar o acesso à rede global.
Levar a Internet a todo o planeta
O processador nascido para ser aplicado na nova geração de satélites de telecomunicações, para além de ter um peso, custo e consumo energético muito mais reduzido do que os atuais processadores, tem a capacidade de aumentar a capacidade de transmissão de dados e, muito importante, dar ao satélite uma cobertura flexível.
Miguel Drummond, refere que...
O lançamento de satélites de nova geração permitirá colmatar a lacuna digital existente e fazer chegar a Internet a sítios rurais e remotos onde ela não existe. Esta inovação abre ainda caminho para a introdução de tecnologias emergentes em serviços de comunicação via satélite, nomeadamente serviços 5G e IoT
Vanessa Duarte, responsável pela integração do processador fotónico num chip de silício..
Como poucos satélites servem milhares de milhões de pessoas é necessária uma capacidade muito mais elevada do que a atual. A chave para desbloquear tal capacidade reside em aplicar um processador potente como parte nuclear do satélite, algo que as tecnologias RF e digital atualmente não conseguem obter
Este artigo tem mais de um ano
É mais fácil meter um satélite no espaço do que passar um cabo até aos lugares mais remotos. Este tipo de iniciativas são sempre bem vindas, mas provavelmente não terão expressão comercial e acabarão por ficar na gaveta.
Ze, não penses negativo, isso é um velho hábito nosso. 🙂
Vamos lá !
Com este processador e com a instalação da base de lançamento de satélites no Açores; Portugal poderá se o primeira a ter internet via satélite com a mesma qualidade e preço da fibra óptica.
Os, salvo erro 10 milhões EUR, que a Altice anunciou gastar na instalação/melhoramento da rede óptica no Alentejo bem podiam ser utilizados neste projecto. Digo eu, nã sei !!! 🙂
E se deixássemos instalar a fibra no Alentejo, para melhorar uma região que durante centenas de anos serviu para enriquecer o país e esperasses o lançamento do satélite para teres net na tua região, não era melhor? Isto há com cada um!
Bem falado! Alentejo merece mais!
No fim do meu comentário disse em tom irónico: “Digo eu, nã sei !!! “.
Isto há com cada um!
Como é lógico, mais depressa instalam a fibra óptica no Alentejo do que o satélite seja lançado e a tecnologia da internet via satélite esteja a funcionar.
Há que ler entre as linhas, a escrita de um Alentejano…
Vamos lá !
Com este processador e com a instalação da base de lançamento de satélites no Açores; Portugal poderá se o primeira a ter internet via satélite com a mesma qualidade e preço da fibra óptica.
Os, salvo erro 10 milhões EUR, que a Altice anunciou gastar na instalação/melhoramento da rede óptica no Alentejo bem podiam ser utilizados neste projecto. Digo eu, nã sei !!! 🙂
Excelente noticia e que saia do papel. Pode ser uma alternativa à fibra que não dá lucro por em territórios de baixa densidade, pelo menos assim não tinham desculpa
“Ter um acesso de qualidade à internet é hoje quase uma prioridade. No entanto, existem locais onde as infraestruturas de comunicação, baseadas em fibra ótica, ainda não chegaram e, nesses casos, é comum recorrer-se a ligações à internet via satélite.
Ao ler este primeiro paragrafo até se fica com a elucidação de que realmente existe este tipo de ligação á internet em portugal. Pois tal é completamente fakenew. Convem não induzir em erro as pessoas, que por vezes, e falo por mim, são contactadas pelas operadoras, nomeadamente a NOS, que não tem rede de cobre em portugal, a dizer as pessoas que lhe instalam a internet por satélite. repito convém não induzir em erro as pessoas, convem não alimentar puras leiguisses.
Eu tenho net por satélite na nos… Não entendi
A NOS não tem net por satélite, aliás, nenhum operador português tem, tu deves é ter TV por satélite e net por 3G/4G.
internet por satelite ja existe.. velocidades boas.. problema ?? latencias muito altas …
Que titulo!
“Acesso à internet via satélite com a mesma qualidade e preço da fibra ótica?”
Mesma “qualidade” da fibra óptica? O preço até posso aceitar mas a questão da qualidade só pode ser dito por alguem que não percebe nada do tema e aposto que não foi dito pelos investigadores…
se não percebes puto do assunto não faças comentários inúteis, que a tecnologia que está a falar não tem nada haver com actual… só por isto demonstra a tua ignorância na matéria…
Goolo, o miguel tem toda a razão. Pode ter o melhor processador/satélite/etc. do mundo, mas não podem ultrapassar os limites da física. Um satelite geoestacionário está a cerca de 40.000 kms da terra. Só RTT para um tipo de acesso destes esclarece tudo. Pode ter elevados débitos, mas comparar a fibra ótica… O problema são os atrasos causados pela distância destes equipamentos à superfície terrestre e isso não há volta a dar (a menos que o algum físico descubra uma forma de ultrapassar a velocidade da luz.
Ainda te dás ao trabalho de explicar um pouco porque não pode ter a mesma qualidade da fibra?
Este tipo de pessoas que não percebem e nem querem perceber, gostam de viver na ignorância.
Mas estes satelites para internet não estariam mais próximos da terra? há algum tempo tambem falaram algo assim…
Se fizerm as contas vao reparar que existe alguma verdade nesse aspecto, a 35mil km a luz demora 0.117s a percorrer essa distancia, ida e volta sao 0.234s. O ping na fibra sao cerca de 10 a 20ms (0.010s). Claro que se falarmos de satelites de baixa orbita a menos de 2000km ja sera possivel atingir latencias proximas ou ate abaixo da fibra, so que esses satelites nao sao geo estacionarios, mas é possivel criar uma rede de satelites de baixa orbita para fornecer internet 24/7 em todo o mundo e com pings abaixo da fibra com esta tecnologia.
O problema desses satélites de baixa órbita é que ainda estariam sob a influência (muito) rarefeita da atmosfera terrestre, o que significa que ao fins de uns anos entrariam em decaimento em direcção à Terra.
Claro que se poderiam incorporar motores para reajustamento da órbita, mas este mecanismo iria encarecer um produto que tem como objectivo fornecer internet de alto débito às massas que não têm acesso por via terrestre.
Mas as frequências de rádio não transmitem à velocidade da luz? E a fibra ótica, não é luz que circula? Então, é questão de tempo os satélites transmitirem a essa velocidade!
A questão nem é a velociadade da luz, mas as distâncias que são necessárias percorrer. Para se ter uma ideia, o RTT entre Portugal e Austrália são cerca de 250ms, isto à velocidade da luz numa fibra (cerca de 200.000 kms/s). Contudo, estes satélites, se foram de baixa órbita poderão ser uma alternativa para zonas remotas em locais onde outras tecnologias possa ser difícieis ou caras de implementar. Agora, não serão nunca iguais a fibra ótica.
Antes de falar pensa e quando chegares à conclusão que não sabes do que falas… vai estudar o assunto. Ganhamos todos.
Na ciência nada é para sempre…..
Neste tipo de descobertas, quem fica com a posse das patentes, UA ou Estado? Ou é liberado para o mundo e torna-se conhecimento “Open-Source” para as grandes tecnologicas explorarem?
De que serve ter esta internet se os operadores nos vendem 200 mbps e em casa só entra 50 mbps é uma roubalheira
se for fibra têm de garantir a qualidade, se não o cliente tem razão que sobra para se queixar.
Tenho fibra vodafone de tenho até um pouco mais dos 100/100 garantidos, ando por volta dos 112/116. às vezes não sei porquê o smartphone ou mesmo o computador lê 50/50, mas é problema do equipamento que recebe pois basta desligar wi-fi do pc ou smartphone e ligar de novo fica logo bom.
As velocidades da fibra só são reais em casa se o pc e smartphone estiver apto a receber atis velocidades.
Já vem tarde
Até pode ser bom, mas em locais onde existe muitas tempestades, trovoada, vai haver problemas….
Não obrigado!
Pergunta pertinente… Antigamente tinhamos de fazer “upstream” para o satélite via equipamento telefónico. Hoje em dia como é? Antigamento digo, vá, 15-20 anos… Estou um bocado desactualizado no que diz respeito à net por satélite. Se eu quiser ter em casa satélite, como é que faço pedidos ao satélite? Equipamento especial de comunicações ou preciso de linha telefónica?
A tecnologia actual é bidireccional, o mesmo equipamentos envia e recebe.
SEFOR IQUAL A FIBRA ÓTICA VAI SER UMA BELEZA , EU SÓ ESPERO QUE INTERNET NO FUTURO PRÓXIMO NÃO SEJA TÃO CARÁ PORQUE AQUI NO NORDESTE..É BASTANTE CARA ….ISSO É BRASIL!!!
Antes do mais parabéns pelo trabalho! É sempre com muita satisfação e orgulho que leio notícias de sucessos na investigação nacional. Neste caso ainda mais por se tratar de um tema dentro da minha área profissional, as telecomunicações. O IT sempre nos apresentou grandes projetos de investigação nesta área contribuindo para o reconhecimento do país como sendo dos mais avançados a nível mundial nas tecnologias de comunicação. Espero que este projeto proporcione o retorno desejado pelos seus investigadores e venha a ter aplicabilidade prática e comercial. Bem hajam!
A longo prazo acredito que os satélites serão uma excelente alternativa às atuais tecnologias de 4g e 5g assim como ser possível levar a internet a regiões remotas aonde não há fibra óptica nem comunicações por redes de telemóveis.
Mas nunca será uma boa alternativa à fibra óptica pois as velocidades de transmissão dos satélites serão imensamente inferiores às da fibra óptica além de que os tempos de lantencia nos pacotes tcp/ip nos satélites serão muito grandes. Será uma grande revolução podemos ter internet via satélite a preços aceitáveis e com boas velocidades pois finalmente as regiões do interior com poucos habitantes, terão a acesso à internet da mesma forma que as grandes cidades e isso é muito útil para o desenvolvimento económico, sócial e tecnológico das regiões mais desfavorecidas.
Gostari de saber valores do uso da internt
acho que se calhar seria melhor, mas nunca na vida as operadores tugas iriam dar isso ao preço da fibra optica… já nos dias atuais cobram balurdio pelo satélite, só eu pago 50€ para ter uma net satélite que faz download a 200KB/s…
Mas não estarias obrigado a contratar uma empresa tuga, essa é uma vantagem do satélite, aliás, se actualmente tens net por satélite é de uma empresa estrangeira porque penso que não há nenhuma empresa nacional a comercializar actualmente.
Rodrigues, eu não tenho a certeza, mas a minha net vem de um dispositivo ao qual está ligado o router e a box dispositivo esse ao qual é ligado o fio que vem da parabólica…
só vejo 2 opções: ou a net é satélite ou o router está ligado à box indiretamente porque a box precisará de net para alguma coisa… não sei…
Já está funcionando?
Que internet e essa, não conheço.
Desculpem, comparar fibra óptico x satélite e com preço igual, não da né! É o mesmo que comparar Velocidade da luz x Rádio pode ser que no futuro teremos internet mais eficaz se descobrirem material que substituem o óptico.
A velocidade da luz É a velocidade do rádio – aproximadamente 300.000km/s.
???
A velocidade da luz é igual à velocidade da rádio, a menos que a física tenha, entretanto, mudado.
Não percebo aonde queres chegar.
JC, sabes o que é uma onda eletromagnética?
Sei. Já tu pareces não saber.
Então como eu não sei, vou corroborar a resposta do iDroid, porque pelo visto, eu não sei que as ondas eletromagnéticas no vácuo viajam à velocidade da luz!
@Não fui eu
Deves ser daqueles espíritos de contradição que, infelizmente por aqui abundam. Daqueles que só lêem as notícias/comentários pela metade.
A minha resposta não foi dirigida ao iDroid, mas sim ao Rodrigues, que não anda a dizer coisa com coisa.
Porém, achaste por bem passar-me logo um atestado de estupidez, quando afirmo o mesmo que o iDroid e o mesmo que tu, Sr. Prof. Doutor Não fui eu.
https://en.wikipedia.org/wiki/Radio_wave
https://en.wikipedia.org/wiki/Radio_wave
Estou aguardando Internet, do satellite que o Brazil lancou em2018 em parceria com a Franca. Foi anunciado que todos teriam acesso a internet. Moro Na ilha dos marinheiros no Rio Grande do Sul. Tem alguem vendendo internet via satellite por 190 reais. Quem esta se benificiando com isto? Ou e mais um caso de corrupcao?
Sim velocidade da luz e rádio são iguais, portanto o rádio tem interferência necessita de visada limpa.
eu li isto?
Como faço,pra adquirir essa internet satélite.
Tenho a internet rural via satélite realmente com muita falha! Demorou ne bora melhor isso custo alto qualidade ruim e mais atenção ao consumidor…….
Quanto paga p instalar e quanto e a mensalidade.
http://bit.ly/2DSLZyL
…Para quem não sabe…