Internet Móvel: qual a operadora com mais clientes?
O uso de dispositivos móveis tem aumentado o acesso à Internet móvel. Segundo dados da ANACOM, o tráfego de acesso à Internet móvel aumentou 34,4%. Foi também revelado que 4,6 milhões de utilizadores de Internet móvel usam 5G.
No final do 2.º trimestre de 2025, o setor das telecomunicações móveis em Portugal manteve uma elevada taxa de penetração, atingindo 169,9 acessos por cada 100 habitantes.
Considerando apenas os acessos efetivamente utilizados (excluindo M2M), a taxa seria de 125,7, e baixaria para 119,4 caso se excluíssem também os acessos exclusivamente de dados. Já os acessos móveis incluídos em pacotes convergentes representaram uma taxa de 62 por 100 habitantes.
Acessos e planos
O número total de acessos móveis habilitados a utilizar serviços foi de 18,3 milhões, dos quais 13,5 milhões (74%) tiveram utilização efetiva. Excluindo cartões afetos a PC/tablet/pen/router, esse valor ascendeu a 12,8 milhões.
Comparando com igual período de 2024, registou-se uma diminuição de 105 mil utilizadores (-0,8%), explicada sobretudo pela quebra de 17,8% nos planos pré-pagos, que passaram a representar apenas 23,3% dos acessos ativos. Em contrapartida, os planos pós-pagos e híbridos cresceram 5,9%.
Perfis de utilização
Os dados revelam ainda que 19,9% dos clientes recorreram apenas a serviços de voz, enquanto a grande maioria (75%) utilizou voz e Internet. Os acessos exclusivamente de Internet corresponderam a 5,1%, maioritariamente via PC/tablet/pen/router.
Evolução tecnológica: 2G, 3G, 4G e 5G
A distribuição por tecnologias mostra uma clara transição para o 5G:
- 4G: 46,6%
- 2G+3G: 17,2%
- 5G: 36,2% (mais 14,8 p.p. face a 2024)
Enquanto os acessos em 2G/3G são utilizados sobretudo para voz (68,6%), os acessos em 4G e 5G são preferencialmente usados para voz e Internet.
Portabilidade e perfis de utilizador
No trimestre em análise, existiam cerca de 3,8 milhões de números móveis portados, com 247,8 mil novas portabilidades — um aumento de 79% face a 2024.
Do total de acessos, 80,8% pertenciam a clientes particulares e 19,2% a empresas.
Tráfego de voz e Internet
O tráfego de voz móvel diminuiu 3,9%, fixando-se em 201 minutos mensais por utilizador (cerca de 7 minutos/dia). A duração média das chamadas foi de 2m47s, menos 5 segundos que no ano anterior.
Por outro lado, o acesso à Internet em banda larga móvel continua a crescer:
- 10,8 milhões de utilizadores (+0,7%)
- Taxa de penetração: 100,7 por 100 habitantes
- Tráfego total: +34,4% face a 2024
- Consumo médio: 15,7 GB/mês (+33,6%)
- Via PC/tablet/pen/router: 33,2 GB/mês (+9,3%)
Quotas de mercado das operadoras: MEO, NOS, Vodafone, DIGI, Lycamobile
Nos acessos móveis com utilização efetiva (excluindo M2M), a MEO lidera com 36%, seguida da NOS (31%) e da Vodafone (27,7%). O grupo DIGI/NOWO e a Lycamobile representaram 3,1% e 2,1%, respetivamente.
No mercado da Internet móvel, as quotas foram:
- MEO: 34,9%
- NOS: 33,3%
- Vodafone: 26,4%
- DIGI/NOWO: 3,5%
- Lycamobile: 1,9%
Já em termos de tráfego de banda larga móvel, a NOS liderou com 35,9%, seguida pela Vodafone (31,6%) e pela MEO (27,9%).
O crescimento do 5G
- O 5G foi o motor de crescimento mais relevante:
- 36,2% dos utilizadores móveis e 42,9% dos utilizadores de Internet móvel já recorrem à rede 5G.
- O número de utilizadores de Internet móvel via 5G atingiu 4,6 milhões (+58,6% face a 2024), dos quais 98,8% através do telemóvel.
- A taxa de penetração do 5G fixou-se em 43,2 por 100 habitantes.
- O tráfego em redes 5G já representa 22,3% do total, com um consumo médio de 8,1 GB/mês por utilizador.























Tantos milhões que passaram para a digi.. não se percebe
Caríssimo, não seja pequeno.
Muitos tinham elastico
Calma. Isto é uma maratona que ainda agora começou. Não é uma corrida de 100 metros.
Tenha calma o emprego ainda está seguro por mais um ano…
Não te preocupes, tenho sempre emprego seguro
o maior lá da rua ………..
Reformulo, qualquer pessoa na minha área tem emprego garantido
Ter mais clientes, não é sinonimo de melhor qualidade.
Penso que não errarei, se disser que a esmagadora maioria de clientes moveis são clientes de pacotes.
A MEO, é a empresa que tem a infraestrutura da antiga PT e por isso chega a partes do país em que é a unica operadora a oferecer por exemplo fibra.
É normal que seja a operadora com maior clientes também em móvel…
Ora aí está….
Gostava de ver os dados da nova operadora UN2
Sim, parece que a UN2 está a dar cartas, e com boa cobertura de fibra, ui, ui..
Deve ser a mesma coisa que usar a nos
Não. O suporte deles já disse que usam a fibra da MEO e a rede movel Vodafone
rede movel é da NOS
Fibra da MEO e DST
Rede móvel NOS
não foi isso que a equipa de suporte deles me disse
A UN2, marca da Masnostra Lda., é um Operador Móvel Virtual (MVNO) que utiliza a rede da operadora NOS para oferecer os seus serviços de comunicação móvel.
A Vodafone é a operadora com melhor cobertura 5G atualmente, mas fui para a meo porque a cobertura da Vodafone em minha casa mesmo em 5G é uma lástima, velocidades em 5G que não passam dos 5Mbps… E upload 0.5… E vivo no centro de uma cidade, imaginem. Mesmo depois de várias reclamações…Assobiaram para o lado. A Meo como tenho uma antena a 100 metros da minha casa tenho boa cobertura e boas velocidades no interior do meu prédio. O mesmo se passa com a nos velocidades miseráveis na minha casa. As únicas com boa cobertura são digi e meo porque tem antena no mesmo prédio. Eu não me importava pagar um pouco mais caro e ter boa cobertura da Vodafone na minha casa, uma vez que pelos sítios que viajo ou frequento a Vodafone tem 5G em todo o lado. A Meo desde que desligaram as antenas 3g, existem muitos locais que fico em rede 2G, resumindo sem acesso à Internet. Não entendo porque desligaram o 3G, era preferível desligarem as antenas 2G, porque com o 3G sempre tinha acesso básico à Internet. Agora com a vinda da digi, que revolucionou os preços, já sabemos que as grandes operadoras não vão fazer grandes investimentos. O que mais me choca é que há mais de 30 anos que existe rede móvel em Portugal e continuamos sem rede móvel em locais urbanizados no interior de prédio8e garagens….enfim. Que fazem a tantos milhões de lucros??? Somos um país muito pequeno nos dias de hoje deveríamos ter cobertura a 100% do território. A digi tem muitas falhas na rede, daí aí eu ter desistido até que a rede amadureça, mas pela minha experiência os locais que frequentei a digi tem sempre melhor cobertura que as restantes operadoras. E já testei todas as operadoras.
A menos que o condomínio/ proprietário pague dificilmente algum operador colocará antenas e a aparelhagem necessária para a rede móvel funcionar como deve ser dentro de garagens. E se estiver disposto a pagar prepare-se para largar bastante dinheiro porque que não é só ir lá meter os aparelhos, é preciso projecto, informar a Anacom, etc.
“Agora com a vinda da digi, que revolucionou os preços, já sabemos que as grandes operadoras não vão fazer grandes investimentos.” Isso é garantido. E vão dar mais atenção às subsidiárias delas para fazer face à DIGI, visto que a DIGI não faz mossa nas grandes operadoras de telecomunicações.
Faz mossa nas margens de lucro, só isso
Os tuas informações são top, muito bem informado que estás na tua cabeça.. vai lá verificar factos
A DIGI aluga ligações a meo
Mentira
A DIGI é um fenômeno ainda a montar os escritórios e já tem aqueles númeroa, mais 2 a 3 anos papa a concorrência.
Sim, com 3,5% já ultrapassou a Lycamobile. Considerando que a Nowo andava entre os 2% e os 3%, não se pode dizer que no serviço telefónico móvel seja grande coisa.
Pedi um cartão móvel à Digi e não conseguiram activar o cartão no meu telemóvel (Xiaomi Redmi Note 13 Pro)… Estiveram mais de uma semana a tentar activar o cartão e não conseguiram.
Tenho bons conhecimentos de informática e telecomunicações e coloquei todas as definições correctas no telemóvel e não conseguimos que o cartão fosse activado.
Poderia ser um defeito do cartão mas a Digi insistiu sempre que não.
Queria testar o serviço mas assim foi impossível.
Resultado: cancelei o contrato e estou a aguardar uns meses para voltar a tentar de novo.
Facto interessante: todos os prédios à volta do meu já têm os acessos aos serviços fixos da Digi menos o meu. Já solicitei por diversas vezes a instalação ou informação sobre a razão de ainda não terem realizado o acesso e até agora não recebi nenhuma informação.
O prédio tem toda infraestrutura montada, estão 3 instalados, NOS, MEO e VODAFONE, e tem espaço para mais nas condutas e caixas.
Enfim, Digi e as dores de crescimento…
A NOS qualquer dia passa a perna à MEO na Internet Móvel, vocês vão ver.
Tem investido mais, é natural que com tempo esse investimento dê frutos
Ter muitos clientes, nem sempre é sinónimo de qualidade e inovação.
A MEO, neste momento, nem 5G SA tem.
O pior dos operadores é quando passam à fase de querer cobrar por, considerarem que se lhes de alguma coisa. Sucedeu-me com dois operadores (do terceiro, quando sair, já estou à espera de tr chatices). Concluí que entregam isso a firmas que ganham à comissão, com pessoas ameaçadoras e burras que nem calhaus. Podiam procurar manter boas relações com o ex-cliente-e-possível-futuro-cliente, mas nesta fase não querem saber disso.
Num (Vodafone) a coisa resolveu-se com alguma rapidez, mas na outra (NOS), massacraram-me que foi uma coisa por demais, com cartas e telefonemas, demorou mais de dois anos, não os posso ver nem pintados.
A da NOS demorava um bocado de tempo a contar. Mas da Vodafone até tem alguma graça e pode servir de aviso. Fui à loja dar baixa do serviço, incluindo telemóveis mas o empregado disse-me que não era preciso porque o pedido de portabilidade tinha o mesmo efeito. O resultado é que continuaram a faturar os telemóveis (e eu pouco ralado porque tinha cancelado o débito direto). De vez em quando ia à loja, emitiam notas de crédito para anular o valor faturado … mas entretanto tinham emitido novas faturas e o ciclo repetia-se. Até que me telefonam os tais: “Tem aqui uma dívida, quando é que vai pagar?!”. Eu explicava que não devia nada mas continuava em tom agressivo: “Eu só quero saber quando é que vai pagar!”
Temos de realçar que o operador que mais investiu em rede movel nos ultimos anos foi a NOS.
A gestão que anacom optou não é a melhor o que impede melhores preços e investimentos.
+1