Infocursos – Uma ajuda para a escolha do curso superior
Os exames nacionais já começaram e depois desta fase há que tomar decisões. Se a opção passa por ingressar no ensino superior é preciso analisar os cursos que as universidades têm para oferecer e fazer as várias escolhas para inscrever na candidatura.
Para ajudar nestas escolhas, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) lançou uma plataforma online que apresenta dados relevantes dos vários cursos sujeitos a concurso a nível nacional, nomeadamente dados sobre desistências ou empregabilidade.
A escolha do curso certo, daquilo que se vai estudar durante mais 3 ou 4 anos da vida e que depois abre as portas ao mundo do trabalho, não é tarefa fácil para a maioria dos estudantes. Nesta fase ainda rondam muitas indecisões à volta das suas cabeças e todas as ajudas nesta decisão são bem vindas.
Para tal, o MEC anunciou uma plataforma online, o Infocursos, que pretende ajudar os alunos escolha do seu curso, depois de terminar o ensino secundário.
O Infocursos, desenvolvido pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pela Direcção-Geral do Ensino Superior, divulga uma série de informações relevantes de todos os cursos de licenciatura e mestrado integrado em Portugal registados até 31 de Dezembro de 2013.
A plataforma apresenta, de forma gráfica, vários indicadores estatísticos como a distribuição dos estudantes consoante as vias de ingresso no curso, a percentagem de desistências, a taxa de desemprego registado no IEFP dos diplomados de cada curso, a distribuição das classificações finais dos diplomados, entre outras.
Além do mais, ainda é possível ter acesso a estatísticas a nível nacional para o 1º ciclo ou mestrado integrado do ensino superior público ou privado.
A análise pode ser feita de uma forma muito simples, no portal clica em "Escolher Curso" e depois basta escolher a instituição de ensino e a escola/faculdade pretendida, em seguida, da lista dos vários cursos leccionados na instituição selecciona o pretendido e poderá analisar então os vários dados estatísticos.
Ao seleccionar o separador "Dados do Curso" poderá ainda ver dados referentes à instituição de ensino, características do curso, provas de ingresso e dados estatísticos referentes a candidaturas anteriores.
Este artigo tem mais de um ano
já que estamos a falar de cursos, já alguém reparou neste novo curso?
http://si.esgt.ipsantarem.pt/esgt_si/web_base.gera_pagina?p_pagina=1349939
Deixo o meu conselho, em vez de fazer um curso deste genero, optar por um mais prático como multimédia ou informática e só depois fazer um mestrado ou especialização se assim achares necessário.
Vocês são os maiores!
alguém sabe se é possível com um CET concorrer com as tais opções por ordem de preferencia como no concurso normal?
Se a via de candidatura for o CET tens de concorrer por concurso especial, tem de ser feito no estabelecimento a que concorres e nos prazos por eles estabelecidos. Por isso convém estar atento aos prazos as datas e aos documentes necessários..
Então não há cá ordem de preferencia? tenho que ir mesmo ao local?
O melhor é mesmo ir ao local, perguntar como é todo processo etc porque o estabelecimento de ensino pode pedir o plano do curso detalhado etc.. o melhor é dar lá um salto.. outra questão e saberes se a escola onde frequentaste o CET tem algum protocolo com o estabelecimento de ensino que desejas.. porque isso ajuda principalmente se pedires alguma equivalência.. Okis
yup tem protocolo só com uma, é onde pretendo entrar. posso ser nas vagas diretas ou pelo concurso especial.
mas vou dar lá um salto. 😉
ty
Ando perdido, onde é que tem a taxa de desistências? Devo estar a deixar escapar algo.
O meu filho está na área de economia, tem 15 valores de media de 10,11 e 12 e tem 15 valores de nota de exame em matemática.
Agora não sabe se gosta de economia? cá em casa estamos em guerra constante porque quer markting.
O que me aconselham a fazer somos de origens humildes e ele tem que ter logo emprego?
Sou uma mão já sem forças e não sei o que fazer? o meu problema poderá não ser grave atendendo á media que tem , mas que acreditem em desgastante é , para uma mãe que quer o melhor para o seu filho ,como todas?