IMI: quais os prazos de pagamento em 2025?
O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é um encargo anual que incide sobre o VPT (valor patrimonial tributário) dos prédios urbanos e rústicos situados em território nacional. Saiba quais os prazos de pagamento para 2025.
A taxa do IMI varia consoante o tipo e a localização do imóvel e é fixada anualmente pelos municípios.
O VPT é o valor base utilizado para efeitos de tributação e resulta de uma fórmula definida no Código do IMI, que considera fatores como a área, localização, qualidade de construção, afetação, idade do imóvel e valor médio de construção por metro quadrado. O VPT pode ser consultado na caderneta predial, disponível no Portal das Finanças.
Como se calcula o IMI?
O valor do IMI a pagar resulta da multiplicação do VPT do imóvel pela taxa de IMI fixada pelo respetivo município:
- Taxa de IMI × VPT = IMI
Quais os prazos de pagamento em 2025?
Tome nota das seguintes datas:
- Até 30 de junho – 1.ª prestação (ou pagamento único, para valores até 100 euros)
- Até 1 de setembro – 2.ª prestação (valores entre 100 e 500 euros)
- Até 2 de dezembro – 3.ª prestação (valores superiores a 500 euros)
Independentemente do valor, é possível optar pelo pagamento integral no prazo de pagamento da primeira prestação, utilizando a referência indicada na nota de cobrança enviada previamente.
O que acontece se não pagar a tempo?
Nos termos do artigo 121.º do CIMI, o não pagamento do IMI dentro do prazo legal implica o pagamento de juros de mora. Adicionalmente, a falta de pagamento ou o seu atraso constitui uma infração fiscal e pode dar origem à aplicação de uma coima.
Tenho de pagar o IMI em 2 prestações mas no entanto a 2ª prestação é até 30 de Novembro, não 1 de Setembro como referem.
Site com informação oficial: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/comunicacao/noticia?i=o-que-precisa-de-saber-sobre-o-imi
Pedro:
A informação do site do governo podia estar mais completa e percebo a confusão.
No caso de IMI a 2 prestações, a primeira é paga no primeiro período e a segunda no último. Ou seja, não pagam prestação no meio.
Só pago quando receber a carta.
tb, no portal das finanças , notas de cobranças , pode tb liquidar a totalidade por MBway .
Quanto tempo de isençao tem um prédio comprado novo em 2022 ?
Primeira habitação, se entrar dentro as especificacoes, 3 anos.
Não é prédio é apartamento
Boa noite
A informação das datas deveria vir nas cartas que enviam para casa, no meu caso diz que é até fim de maio
E diz bem, uma vez que já deviam ter sido emitidas as notas de cobrança quando decidiram alargar o prazo.
IMI, um roubo legalizado pelo governo.
Olha que de uma forma geral, eu concordo. Tendo em conta que é um imposto destinado à manutenção e valorização das infraestruturas municipais, é bem mais justo que irem buscar essas verbas ao IRS (que teria de ser maior). Imagina por exemplo, locais como o Algarve onde a população “residente” é baixa. Quem tiver uma casa de férias no Algarve, na prática nunca pagaria qualquer imposto para a manutenção e valorização dessa zona, uma vez que reside noutro local.
Já morei numa localidade em que bem mais de metade das casas não são de residentes (eu era capaz de dizer mais perto 60% ou 70%, mas não tenho dados oficiais). Ora, sem o valor do IMI, o imposto teria de ser cobrado em sede de IRS, por exemplo. E se a malta mora noutros locais, esse dinheiro não ía para aquela terra porque a morada fiscal dos donos não é lá. No entanto, continuam a precisar de estradas, passeios, jardins e tudo o mais, até para que esteja tudo arranjadinho para os domingueiros e veraneantes que lá têm a segunda casa.
Há várias formas de olhar para a questão, mas eu até não discordo de todo deste sistema.
Este é o imposto , mais estúpido, deste país, como são os politicos, e os que governam, esta merd””” de país. É um roubo, aos bolsos, dos portuguesitos, que vamos ter de os manter, para as regalias deles. “Ladrões”.
Hoje são 15 de Maio e continuo sem receber o documento da AT com os indicadores para pagamento.
Não acho justo pagar IMI! Quando compramos ja pagamos tds os impostos e continuamos apagar. Claro, temos que pagar, para aqueles que nao trabalham, moram em bairros e nao pagam nada, mas andam com carros de topo de gama, ganham rendimento mínimo. País de ladrões. Porque lutam tanto pelo poder, e pq sabem que podem roubar a vontade e o povo deixa…