Google Portugal condenada por permitir “pirataria”
As grandes empresas, como a Google, têm várias responsabilidades e regras nos países onde atuam. Recentemente, a Google Portugal foi condenada por permitir aos utilizadores o acesso a sites de pirataria de filmes e séries.
Google Portugal: multa de mil euros por cada dia
A Google Portugal foi recentemente condenada pelo Tribunal da Propriedade Intelectual de Lisboa. Em causa está o não bloqueio dos utilizadores a um site de partilha ilegal de conteúdos, como filmes e séries. Segundo revela a Lusa, a empresa das pesquisas vai recorrer de tal decisão.
A condenação decorreu de uma providência cautelar interposta pela GEDIPE - Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais contra a Google Portugal. O site em questão é o eztv, que permite o acesso a conteúdos ilegais e que tem associação a mais de 500 subdomínios.
De acordo com a sentença daquele tribunal, de 9 de setembro, a que a agência Lusa teve acesso, a Google Portugal foi condenada a bloquear a possibilidade de ligação dos seus clientes ao domínio e subdomínios daquele 'site', e a pagar uma multa de mil euros por cada dia "em que se verifique o incumprimento da decisão proferida, após trânsito em julgado, até ao efetivo bloqueio ordenado".
Contactado pela agência Lusa, um porta-voz da Google explicou que a empresa vai recorrer da decisão por discordar "dos fundamentos jurídicos do caso".
O tribunal sustenta que ficou provado que a Google Portugal "age como intermediária quando fornece um DNS alternativo que dá acesso ao domínio https://eztv.yt, o qual permite contornar o bloqueio já decretado" e a aceder a outros 'sites' associados àquele domínio.
Lol querem obrigar que os DNS da Google não apontem para o IP do site, só mesmo em Portugal.
Espero que a Google bata o pé a estes artistas.
Como se isso fosse bloquear algo, o que não falta são serviços DNSs.
Achas que eles entendem de informática e redes? Para dizer tais asneiras? O dinheiro é mais importante nem é tanto os piratas…
“age como intermediária quando fornece um DNS alternativo que dá acesso ao domínio https://eztv.yt, o qual permite contornar o bloqueio já decretado” e a aceder a outros ‘sites’ associados àquele domínio.
Estes crls são os maiores. Também vão tentar culpabilizar a lista praticamente infinita de servidores de dns todos do resto do mundo inteiro? Até deviam ter vergonha de dizer isto.
Oh sorte….tudo mal neste processo…bloqueios a nivel de DNS além de ineficazes limitam a liberdade de expressão e é uma forma de censura disfarçada.
Nota-se o nível de “inteligência” que “abunda” na classe politica…
Classe política, desde uma simples câmera municipal até ao parlamento europeu…
Isto nada tem a ver com política. Trata-se de um assunto legal que envolve tecnologia.
Se a minha avó tivesse rodas era uma bicicleta… (Inserir sarcasmo aqui)
O Juiz deve julgar que é o Alexandre de Morais cá do sítio. Ou censuram ou são desligados.
Esta empresa de chulos, mais conhecida por GEDIPE (Empresa privada), a unica coisa que quer é sacar dinheiro, pois nem sequer pertence ao Estado…
Faz e consegue porque lhe permitem! Quando o jurado não tem conhecimento do que está a julgar, é só percebe de “bla bla bla” mas esquecem que a tecnologia vai muito alem do bla bla bla…
Porque só a Google? Yahoo? bing? Entre outros N motores de busca?
Imparcialidade… onde anda?
Vamos culpar as lojas por terem produtos expostos… estamos a incentivar o ladrão a roubar!
É normal são os lobbies que o permitem para mim não deviam nem sequer ter consideração
Tudo o que mandavam era logo enviado para /dev/null.
Se escrevemos “https://eztv.yt” aparece a seguinte resposta “A ligação foi interrompida. Foi detetada uma alteração de rede. ERR_NETWORK_CHANGED. No entanto, se pesquisarmos por eztv, leva-nos para o seguinte site https://eztv-official.com/..
Não entendo, eles querem o bloqueio do link? Isso não tem efeito nenhum.
É mais facil atacar quem partilha conteúdo do que tomar medidas contra os preços desses conteúdo que estão disponiveis legalmente.
Enquanto houver preços que não se justifica continuará a haver conteudo ilegal.
Mas facto é que mesmo havendo pirataria, as editoras e outras fontes estão sempre com lucros.
Esta amostra de organização não só visou a Google Portugal mas também a CISCO. Agora ainda falta o processo contra a CloudFlare. Esta amostra de organização está a virar ALVO a atacar pelos Blackhats.
Acho que também deveriam processar as operadoras que deixam passar o conteúdo, os fabricantes dos routers e até a fábrica dos cabos de rede ou os tipos que andam a fazer as infraestruturas… se calhar é por isso que os tipos das redes têm a polícia à perna deles quando andam a passar cabos na rua.
A seguir, viram-se para processar os tipos que inventaram a tecnologia rádio pois isso permite usar conteúdo pirada sem fios. Se calhar deviam também processar as algas e plantas que produzem o oxigénio que permite aos piratas sobreviver. Ou vamos é processar o Stanley Kubrick por ter tornado os macacos espertos.
Mas quem quer “explorar” certamente não usa o google como motor de busca nem o chrome, certo?
Certíssimo! Quem é doido de “explorar” usando Chrome tendo outras opções.
todos os anos a mesma “lamúria” dessas grandes corporações de direitos de autor DMCA, e essa corja toda.
Fingem que têm prejuízos, tudo mentira!
Vejam os estúdios de filmes de Hollywood, cada filme continua a render mais de 200 milhões $ em bilheteiras de cinema. Por exemplo o “Bad Boys – Ride or Die” rendem 280 milhões.
Ainda não vi estúdios de Hollywood a falir, e todos os meses fazem filmes novos.
Ainda não vi canais de streaming como “Netflix”, “Disney +” ou “HBO” a falirem!
Deixem-se de merdas.
Pirataria dá prejuízo a essas corporações e artistas? Duvido.
Quanto aos bloqueios, bloqueiem o que quiserem, a malta usa VPN com IP’s doutro país, para aceder.
Concordo, eles têm sempre lucros.
Porque apesar de haver pirataria, há sempre quem vá ao cinema e compre filmes.
Os lucros não para de crescer.
Os prejuizos é só desculpas…..
A ganância é terrivel….
palhaçada… já agora, obrigado por mais um link para o portefólio. LOL
So mm em Portugal e que a meo faz a net ficar lenta e bloqueia iptv em horas de jogo mas com vpn tudo funciona e enfiam a viola no saco. Usem um Nas para vpn server e tem os canais da meo em todo o lado e iptv sempre a bombar
Pessoalmente nunca tive problemas com a MEO, algo que não posso dizer de outras operadoras.
No entanto sim, em Portugal onde se possa espremer os clientes, é para avançar.
A pirataria nunca acabará a não ser que baixem os preços 80%.
Os piratas até achavam que a SportTV a 1€ por mês era cara.
Até podia ser de graça não passo tempo a ver jogos.
Estes lobbies têm de desaparecer, essa GEDAPE também. Assim como ACAPOR.
Mas alguem acha no seu perfeito juízo que eles não têm fotocopiadoras nos seus escritórios? Que nunca retiraram algo sem permissão? Uma imagem? Um texto? Um logotipo? É um absurdo total.
Este tipo de organização ganha o dinheiro a tentar procurar coisas absurdas que nem sabe a deus julgar, atacam todos os meios que podem incluindo VPNs e afins. Em busca de dinheiro, não é em busca de piratas.
Se a pirataria acabar, vão proteger os autores do quê? Deviam era bloquear por DNS websites de Phishing e Scams, mas isso já não da interesse…
Mais vale bloquear sites piratas para download, do que dominios para scam, fraudes, malware por DNS!
É o gozo total. Ainda não perceberam que os preços são demasiados caros para os portugueses? E é obvio que cada um se vai safar com o que pode.
Como se houvese muito conteudo em portugues para piratear LOLOL sinceramente, isto é mais uma palhaçada politica.
Andam atrás das pessoas por tudo e por nada! Então eu volto à “vaca fria”. Aonde estão so DVDs e Blu-ray (4k) em Portugal ou com legendas em português? Na Fanac disseram-me que já não se vendem, Worten e MediaMark o mesmo, mas vou para fora ou consulto páginas na Amazon e lá estão eles e venderem-se como pãezinhos quentes incluindo os filmes e series mais recentes sem quaisquer problemas. Antes ainda encontrava em Espanha, França, Inglaterra ou Alemanha edições locais com legendas em português, desde há uns tempos nem um se vê! Vemos até em mandarim ou coreano, mas nada em português! A terceira lingua do Ocidente mais falada no mundo e a quinta no total das linguas mundiais, é assim tratada, com desprezo! Afinal aonde está a defesa da cultura em Portugal? Será que só temos de pagar, alugar, zeros e uns parta ficarmos sem nada? Estas instituições que nos indiquem aonde nós podemos ter uma cópia nossa, verdadeiramente nossa sem estar dependente de algum ganancioso serviço de “streaming”? Será que, para vivermos no século XXI temos de ser todos trouxas e pagar apenas para sermos consumidores passivos? É que temos uma geração a crescer sem dar importância a nada, apenas consome, naquilo que nos anos 70 criticavam como sendo uma sociedade de consumo, hoje é pior é de hiper-consumo! Consome-se só por que sim! Eu quero ter as obras que gosto sejam elas livros, filmes, jogos ou música, sem ter de pagar uma e outra vez para usufruir delas e manter numa estante se assim o entender. Com esta forma de estar não somos donos de nada até do nosso automóvel , pois a marca controla-o se assim o entender. Uma coisa é ser-se tecnologicamente avançado, outra bem diferente é cair no Big brother que nos montaram sem darmos conta. Eu defendo o uso e usufruto dos bens físicos, em zeros e uns, só por conveniência, no fim de contas somos nós quem temos o dinheiro e o meu assim ninguém o vê mais. Afinal de que lado estão os piratas? Aqueles que querem ter acesso à cultura que lhe negam cada vez mais, mesmo a pagar, ou aqueles que apenas nos querem empurrar para empresas que nos vêem apenas como uma espécie de criaturas amorfas e sem poder de decisão, que agem na sombra, com o patrocínio do Estado! Já agora, este Estado é nosso de todos ou privado?
É assim o capitalismo desenfreado; todos os meios se justificam para que as linhas nos gráficos sejam sempre a subir.
Comprar arte em suporte físico só dá rendimento uma vez enquanto subscrição ou compra digital é rendimento recorrente.
Os iates não se pagam sozinhos.
Verdades como punhos!
Vendam cópias físicas de Star Trek em Portugal com as nossas legendas. Portanto yohoho a pirate’s life for me!
Não se vendem porque não compensa uma loja física estar a ocupar prateleiras para vender um DVD aqui e outro ali pouca gente compra disso. E não é só nos DVDs, CDs…. as lojas físicas têm uma fortíssima concorrência do mercado online português e não só português. É normal. Há coisas que são absurdamente mais baratas vindas de outros locais (com ou sem qualidade, mas enfim…). Faço algumas compras na amazon espanhola e algumas coisas do “dia a dia” compensam bem. Só para exemplo, ainda há pouco tempo comprei daqueles ambientadores de sanita. São só a metade do preço que nos supermercados. A mesma marca e modelo. Também sabemos que os nossos supermercados enfim. Um artigo alimentar que compro com alguma regularidade passou de cerca de 3/3.5 euros para 5,29 euros no Continente, Auchan e Pingo Doce. Onde anda a autoridade da concorrência?
Também não podemos ser extremistas. Portugal tem um mercado muito pequeno em número de pessoas. E por isso já muita coisa só é legendada por AI ou em PTBR.
Quanto à questão dos bens “físicos” sou da opinião que a tendência é para irem desaparecendo. Parece-me lógico. As casas são, em média, mais pequenas. As pessoas têm cada vez mais mobilidade e mudam-se com maior regularidade. Logo ter pouca coisa em formato físico é essencial para isso. Apesar de ainda ter muitos DVDs e CDs, há anos que não compro nada. Também não dou muito uso ao streaming vídeo. Já ao áudio, spotify de manhã à noite, no carro, em casa, a pé, de bicicleta ou até na esplanada a apanhar um solinho. E livros também só em digital. Já não tenho espaço nem paciência para ter carradas de livros que já li em casa.
Mas, ninguém é obrigado a ter serviços de streaming ou on demand. Podemos comprar livros “digitais” que serão sempre nossos. Podemos comprar músicas e albuns digitais e também podemos comprar filmes digitais. Aliás, bastar ter a play store ou o itunes.
A Google anunciou que vai recorrer da sentença do Tribunal da Propriedade Industrial (TPI). Estará também em curso um processo contra a Cloudflare nesse tribunal.
Isto já aconteceu com a Cisco (proprietária da Cisco Umbrella, que deu confusão nas escolas, exatamente por causa do bloqueio de DNS por causa da sentença do TPI). A GEDIPE ganhou no TPI, em em junho. A Cisco recorreu, numa providência cautelar, para o Tribunal da Relação de Lisboa e ganhou, em julho – a sentença anterior foi anulada. A GEDIPE terá recorrido para o Supremo Tribunal de Justiça. Foi anunciado também um processo da GEDIPE contra a Cloudflare no TPI, igual ao da Cisco e da Google.
A sentença do Tribunal da Relação de Lisboa, com a história toda e a lista do domínio
eztv.yt e subdomínios que a GEDIPE queria bloquear, por via dos endereços DNS:
https://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/33182fc732316039802565fa00497eec/905c28497082ef1980258b5b002b0fe1?OpenDocument
Acho que vão processar a TP Link também. Tenho de comprar outra placa de rede.
Obrigado
Eu ainda digo mais, é graças à dita pirataria que muitos autores da musica e filmes tiveram socesso, pois muitas das vezes o pessoal lá tira por curiosidade e acaba por contribuir de alguma forma, compra e partilha aos outros que faz o mesmo.
Muitos sucessos vem dai.
Porque se fosse só comprar as pessoas não arriscariam tentar ver ou ouvir, assim fazendo download não perdem, e se realmente gostam e adora. conpram original.
O sucesso dos grandes muitas das vezes vem dai.
Deviqm era agradecer, porque se não existise uma se quer pirataria em musica e filmes muita coisa estava por terra.
Ir a um centro de saúde do SNS pedir uma consulta e dizerem-nos que não há consultas porque não há médicos, e também porque deixei de ter médico de família porque o médico se reformou, também é uma forma de pirataria já que pagamos impostos e não temos acesso a nada. Off-topic? Talvez.
Portanto, o que é afinal a Pirataria? Consumir o que está disponível? A ACAPOR diz que sim, mas a ACAPOR é uma espécie de partido Chega desta área.
Deixo uma dica: PiHole (muitos de vocês sabem do que estou a falar).
Pirataria é a quantidade de pessoas que vai ao centro de saúde e urgência sem necessidade e a quantidade de baixas “manhosas” que os médicos passam, enquanto os outros trabalham e descontam para isso.
Quando pirateio conteúdo não uso o motor de busca do Google, ou para ser mais exato: não uso o Google para nada.
+1
Firefox com duck duck go e ublock ftw!
Já agora… Processem também a CloudFlare, a Quad9, dns.watch, etc. porque também têm DNS alternativos.
No meu último comentário falei do Pi-hole (para evitar as quantidades industriais de propaganda) e porque também ajuda a aceder ao que está disponível na Web.
Chega a um ponto que se torna ridículo As grandes empresas de tecnologia hoje em dia não passam de fundos que os países vão lá meter a mão quando querem.
que país…
Apesar de não ser fã da google e evitar usar ao máximo, acho que basta olhar para a imagem ilustrativa da notícia para perceber o ridículo da decisão do tribunal, já que a seguir vão multar a google por permitir a pirataria nos mares ao largo da Somália.
Portugal deveria pagar uma multa de 1000 euros cada vez que usarem uma ferramenta de IA.
Queixam-se da google mas suportam roubo de dados.
É muito bem feito, porque não respeitam a privacidade dos usuários e por tudo e por nada bloquear é o pão nosso de cada dia… Não existe liberdade de expressão…
O estado português contra uma multinacional que vale umas 10 vezes o PIB deste país. Quero mesmo ver a acontecer…