Google Maps já permite descarregar mapas no Android…
... manualmente, para utilização em modo offline. Saiba como.
Há cerca de uma semana o Vítor M. publicou um artigo de uma aplicação Android que é capaz de descarregar mapas para os usar em modo offline, portanto sem os ter de descarregar recorrendo à rede, mas infelizmente não recorre aos mapas da Google.
Esta é uma solução procurada um pouco por todos os utilizadores pois a rede de dados móvel é ainda uma via cara e limitada, já para não falar de quem usa Roaming. Recentemente a Google actualizou a sua versão do Maps e, aliado a isso, acrescentou uma funcionalidade ao Google Labs: "Transferir área do mapa".
Saiba como a usar e em que condições se podem usar os mapas offline.
Desde que foi lançada a versão 5.0 do Google Maps para Android que houve uma melhoria considerável neste serviço tanto a nível de desempenho e grafismo como a nível de dados necessários, devido à implementação de desenho vectorial em vez do antigo sistema baseado em imagens (único disponível actualmente no Google Maps para iOS). Nessa versão foi também implementada a cache de mapas.
Ainda assim o volume de dados necessários para uma determinada navegação pode, em determinadas circunstâncias, ser demasiado, mesmo considerando apenas a informação de mapas sem qualquer camada (satélite ou terreno). É aí que entra este novo Labs associado ao Maps no Android.
Esta nova funcionalidade permite que, num raio de 16KM em torno do ponto escolhido, seja transferida para o dispositivo móvel toda a informação necessária para que o mapa seja devidamente apresentado, incluindo todas as estradas, edifícios, ruas e locais principais.
Como descarregar mapas?
O procedimento é bastante simples onde primeiro é necessário activar a funcionalidade de transferência de mapas:
- Abrir o Maps;
- Premir em Menu > Mais (em smartphones) > Google Labs;
- Clicar na funcionalidade "Transferir área do mapa" de forma a activá-la.
Primeiro método:
- Fazer um clique longo no mapa no local que será o centro da área a transferir;
- Premir no balão que surge;
- Premir em "Transferir área do mapa".
Segundo método:
- Fazer uma pesquisa de uma localização que será o centro da área a transferir (útil para quando se vai visitar uma localidade e se pretende explorar a zona);
- Premir no balão que surge;
- Premir em "Transferir área do mapa".
Feito isto resta aguardar alguns segundos para que a transferência seja concluída. A área correspondente ficará depois assinalada no mapa por um quadrado a azul.
Notas
Após a transferência, é possível visualizar todas as áreas transferidas, editar o nome e até eliminá-las do armazenamento. Para isso deve:
- Premir em Menu > Mais (em smartphones) > Definições de cache > Áreas do mapa transferidas;
- Aí são listadas todas as áreas transferidas;
- É possível editar o nome ou eliminá-las, eliminando assim também o respectivo quadrado no mapa que desta a área transferida.
Infelizmente, se quiser usar o Maps com Navigation para fazer um percurso com recurso ao GPS, é sempre necessário ter uma ligação de dados activada pois o cálculo dos percursos é feito online, bem como a pesquisa de locais. Ainda assim há vantagens em transferir previamente o mapa do local onde se vai navegar pois toda a informação adicional que for necessária tem uma dimensão residual em comparação com a dimensão dos mapas.
- Disponível para todos os smartphones e tablets Android!
Ver no Android Market |
Este artigo tem mais de um ano
Há a possibilidade de guardar em SD?
Abraço
Tanto há que é lá que a cache reside, em /sdcard/Android/data/com.google.android.apps.maps/cache
Julgo que o Bruno falava em SD externo. Essa localização seria para o SD interno e é de facto onde se localiza a cache.
Isso só depende do modelo de smartphone. Mas… que diferença faz?
Usa-se a aplicação S2E e coloca-se a cache no cartão SD externo numa partição EXT 🙂
Isso tenho eu já, sem aplicação alguma, mas esta cache não é a cache do sistema. É a cache apenas da aplicação Maps que usa nativamente a localização que referi acima para guardar a cache de mapas.
Se for preciso repetir eu faço copy/paste 😛
Finalmente! Uma bela feature
E estes mapas descarregado dão para utilizar com a Navegação da Goolge?
Sim, mas…
“Infelizmente, se quiser usar o Maps com Navigation para fazer um percurso com recurso ao GPS, é sempre necessário ter uma ligação de dados activada pois o cálculo dos percursos é feito online, bem como a pesquisa de locais. Ainda assim há vantagens em transferir previamente o mapa do local onde se vai navegar pois toda a informação adicional que for necessária tem uma dimensão residual em comparação com a dimensão dos mapas.”
Sem duvida uma excelente novidade!
Tiago: “Infelizmente, se quiser usar o Maps com Navigation para fazer um percurso com recurso ao GPS, é sempre necessário ter uma ligação de dados activada pois o cálculo dos percursos é feito online, bem como a pesquisa de locais. Ainda assim há vantagens em transferir previamente o mapa do local onde se vai navegar pois toda a informação adicional que for necessária tem uma dimensão residual em comparação com a dimensão dos mapas….”
Excelente dica!!! 🙂
No meu SGS não funciona. Já descarreguei a última versão do maps, mas quando vou ao labs para activar não aparece, apenas tenho a opção da medida e da escala. Alguma ideia do que se possa passar?
Não, é estranhíssimo!
No meu SGS funciona perfeitamente. O meu maps é 5.7 verifica o teu.
Problema resolvido. Era mesmo a versão, ao actualizar deve ter havido qualquer problema e não estava na 5.7, por isso não dava. Obrigado pela ajuda.
Aleluia. lol
e para quando a review do galaxy tab 10.1v ? é que estou a pensar em adquirir um e gostaria de ver se valia a pena
Ainda está no forno mas estará cá fora brevemente. Posso adiantar-te que se eu tivesse 600€ para investir num tablet, não era naquele modelo. Mas aguarda uns dias para poderes tirar as tuas próprias conclusões.
Muito muito bom….
só uma questão… depois de transferi-mos determinadas áreas do mapa, se a google fazer alterações nessa área do mapa, as actualizações são detectadas/transferidas automaticamente pelo android nas áreas que temos na cache???
Não faço a mínima… e duvido que alguém faça… mas desconfio que não 😛
Mais um pormenor, e que em parte responde à pergunta sobre a actualização.
No artigo onde li originalmente isto, http://google-latlong.blogspot.com/2011/07/download-map-area-added-to-labs-in.html, diz que a cache é limpa automaticamente ao fim de 30 dias.
Por isso mesmo que não queiras, no máximo ao fim de 30 dias tens mapas novos, se os carregares….
Boa informação, desconhecia. Obrigado.
Viva,
no meu surge a limitação a 10 pedaços, não faço ideia se é para todos ou se depende da capacidade do dispositivo, o meu é de pobre.
Uma coisa engraçada é o símbolo da zona que é feito o download ser um quadrado, mas a área “sacada” ser um RAIO de 16Kms, um RAIO …dá um quadrado?
Dúvida,
qual a diferença principal entre isto e navegar pelo mapa para ele fazer cache?
Apontas vários factos interessantes.
Pelos vistos existe mesmo a limitação de 10 áreas. Acabei de experimentar no tablet e no smartphone.
Quanto às áreas… bem, imagina que querias abranger uma determinada zona, com várias áreas. Isso com círculos dava uma dor de cabeça xD
E que outra palavra mais simples se poderia usar em vez de raio? É um dilema…
Quanto à dúvida, basicamente parece-me que é a comodidade MAS, se calhar não navegar podemos ir além da limitação de 10 áreas 32x32KM. Só não sei se a informação usada abrange todos os níveis de visualização ou se cada nível tem a sua informação. Se sim, então está aí outra grande vantagem.
Acho que quando somos nós a ver a zona, para ele descarregar esse mapa, so descarrega aquele zoom. Ao usar esta funcionalidade novas, acho que descarrega todos os zoom’s dessa área.
Quanto ao raio e quadrado, está bem visto 😉
Muito Bom 🙂
No meu Vodafone 945 a actualização do Maps para o 5.7 bloqueia-me a possibilidade de por Wigets no ecrã principal.
Estranho não? Mas é verdade. Tive de fazer o downgrade para a versão 4… para poder ter de novo essa opção activada.
Alguém sabe como ultrapassar este problema?
Boas, estou com o mesmo problema, se entretanto descobrires alguma maneira de ultrapassar isso agradeço e eu farei o mesmo pois estou farto de apos tentar por widgets ele dá um erro e bloqueia.
Esta funcionalidade veio 2 dias depois de eu ter instalado uma aplicação exactamente para esta função 😀 O google deve andar a observar as minhas pesquisas bem de perto! xD
Lol
Bem visto… ainda te vão contratar… xD
Olá,
Não sei se mais acima perguntavam sobre a navegação offline. Mas de facto já o faz esta versão.
Ligo-me ao wifi de casa, abro o Navigation, defino o inicio e o destino, depois dele fazer o calculo e ficar pronto a navegar, basta desligar o wifi e sair de casa. Importante é não fechar o Navigation senão a cache vai ao ar…
Cumprimentos,
eucurto
Bem visto 🙂
E já agora não te enganares no percurso, pois ele não conseguirá recalcular a rota:)
Ele grava uma margem… não sei dizer que distância.
Muito bom. A Google está de parabéns pela atitude. Isto vai dar um jeitaço a muitos utilizadores!
Não funciona no HTC Hero (2.1 oficial). Parece que tem haver com o facto de não aceitar vector maps…
estranho tenho um igual e no meu funciona 5* tenta actualizar
No SGS Tenho instalada a versão 5.7.0 e no Google Labs apenas me aparecem as opções Barra de escala e Medir.
Experimenta desinstalar e instalar novamente.
A versão que o meu SGS traz instalada de origem é a 4.0.0. Esta, no Google Labs tem a Barra de Escala, Camada de Terreno, Categorias Populares,Botão Camadas, Seta da Bússola, Tráfego com Etiquetas, Botão A Minha Localização, Botões de Balão, Distância e Orientação e Medir.
Após a reinstalação da versão 5.7.0 apenas se mantêm a Barra de Escala e Medir.
Alguém sabe explicar porque é que isto acontece?
Porque todas as outras funcionalidades saíram do Labs e já estão incluídas nativamente na aplicação 😉
Segundo dizias, “o procedimento é bastante simples onde primeiro é necessário activar a funcionalidade de transferência de mapas:
Abrir o Maps;
Premir em Menu > Mais (em smartphones) > Google Labs;
Clicar na funcionalidade “Transferir área do mapa” de forma a activá-la.
Quando, no Menu, escolho a opção Mais, seguido de Google Labs, não aparece “Transferir área do mapa”.Está a escapar-me algo?
É esta opção que tens de activar: screenshot.
No smartphone é igual.
Embora isto não seja propriamente sobre o Maps, mas há pouco li isto:
http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=68108
Em princípio o Android também guarda as nossas deslocações numa cache, não é? Até que ponto poderão acontecer casos destes com este SO?
Por mim, e enquanto eu não vejo isto bem esclarecido, tenho invalidados o WiFi e GPS em Localisação e Segurança. Quando precisar dum deles depressa lá vou validar.
Há o Location Cache Maps para limpar (com root) mas nem sempre uma pessoa se lembra de apagar a cache.
No caso da Apple, o armazenamento da localização estava descrito, implicitamente, no EULA.
No caso da Google com o Android, sempre que este sistema é iniciado pela primeira vez o utilizador é confrontado com o pedido de autorização para divulgar a localização e uma pequena explicação de quem pode ter acesso a tal informação. Além disso, no Honeycomb o utilizador recebe um email ao activar o serviço de localização no Latitude (programa de localização nativo da Google).
Portanto, embora não esteja de acordo com o pedido de indemnização (já que estava previsto no EULA da Apple), a Google está bem mais protegida quanto a isso.
Obrigado Hugo
Um esclarecimento útil. No Honeycomb o Latitude diz-me que eu estou oculto, possivelmente por eu nunca ter validado em Localização e Segurança, a opção “Utilizar a localização na Pesquisa do Google”. Daí eu nunca ter recebido nenhum e.mail.
… e no Windows em
https://www.google.pt/latitude
Depois de fazer login, fui a privacidade e validei a opção “Oculte a sua Localização”…
Mas… mas… para quê oculto? Oh… validei tudo menos o GPS. Estou visível para todos… !!!
Foi isso mesmo que já estive para dizer. Quem não tiver nada a esconder só terá vantagens em divulgar a sua localização (não publicamente, claro).
Só não o disse pois cada um tem o direito se escolher o que preferir, sejam quais forem as razões.
Pessoal sempre que tento actualizar o maps, o meu android (softstone tmn) nao me deixa por widgets no ecra principal, e sempre que tento faze-lo ele diz que a aplicação android vai ser encerrada de modo inesperado. Já fiz na net algumas pesquisas e algumas pessoas falam de alguns conflitos com pogramas pós instalados, mas eu neste momento tenho tudo de origem, e o erro é sempre o mesmo.
Alguma ideia agradeço.
Já experimentaste com a nova versão 5.8?
Já está a trabalhar, reinstalei a actualização do maps pela decima vez e lá ultrapassei este problema.