Google e Facebook campeãs da publicidade digital
A Google, sozinha, é responsável por 56% de todas as receitas globais em publicidade mobile. O Facebook chega apenas a 13%. Mas juntos, são os que mais investem e ganham em publicidade digital e publicidade mobile. Já em crescimento, o campeão é o Twitter.
As empresas mais rentáveis nesta área são as mais jovens. Conheça o mundo dos milhares de milhões.
Os que mais ganham e gastam
Os anunciantes gastaram globalmente 8.8 milhares de milhões de dólares a anunciar no meio dos equipamentos móveis, de acordo o eMarketer. Dessa quantia, a Google ganhou 4.61 mil de milhões, o triplo do ganho em 2011. O eMarketer estima que a gigante duplique praticamente as suas receitas em publicidade mobile até cerca de 8.85 mil de milhões de dólares.
Embora os valores do Facebook sejam muito menores, há que ter em conta a sua idade e que apenas entrou no mundo dos anúncios mobile há 2 anos. Mas o mais impressionante é o facto de ter mais que triplicado as suas receitas mobile desde o ano passado, isto é, passar de uns míseros 470 milhões para 2 mil milhões de dólares.
Compare-se com o Twitter, cuja monetização trouxe 140 milhões em 2012 e projecta-se a duplicação para 310 milhões de dólares.
A tendência é grande. A fatia dos anúncios mobile cresce como nunca e são as empresas relativamente novas que dominam este sector.
A vencedora do gasto total em anúncios no mundo digital é a Google, inquestionavelmente. Um terço de todo o valor gasto em anúncios digitais é gasto usando a Google. Isto é, dos 140 mil milhões gastos em publicidade digital em todo o mundo, a Google ganhou 32 mil milhões de dólares! Mas não fica por aqui... o eMarketer prevê o crescimento desse investimento para 39 mil milhões em 2013, ou seja, um crescimento de 33% num só ano.
Relativamente ao Facebook, prevê-se um crescimento de 20% das receitas em publicidade digital, de 4.3 mil milhões para quase 6 mil milhões de dólares. É, por isso, responsável por 5% dos anúncios digitais no mundo.
O restante top 10 é ocupado por empresas como a Yahoo, Microsoft, Barry Dillers InterActiveCorp, AOL, Amazon, Pandora, Twitter e LinkedIn.
Os que mais crescem
Se olharmos para estas estatísticas do ponto de vista de crescimento, a tabela de classificação é contrária. O Twitter é o vencedor do crescimento em 2012 e será também o vencedor em 2013, com um crescimento de 100% ao ano. O site de rádio online Pandora e a rede social LinkedIn crescerão ambas a cerca de 50% ao ano. A Google fica-se "apenas" pelos 18.6%.
Conclui-se destes números que são as empresas mais jovens (a Google tem apenas 15 anos) que são as mais fortes e as que mais crescem em termos de publicidade digital. [Venturebeat]
Este artigo tem mais de um ano
Na 2ª linha (agora) está “a Google gastou 4.61 mil de milhões, o triplo do gasto em 2011”, mas é “recebeu … o triplo do recebido em 2011”.
no texto todo tem gastou, acho que devia ser recebeu
Obrigada pelo reparo. Troquei o verbo em 2 instâncias, já está corrigido.
não é por nada, mas para ai desde há 3 semanas já mete nojo a pub… é pub em todo lado (falo da intrusiva) agora é pub em todos os videos do youtube, dantes era para ai 1 em 3.
E quase todos os sites que vou, aparece pub que ao deslizar a pagina ela vem atras e fica em cima do artigo.. -.-
adblock é o nosso melhor amigo 🙂
instala e vais ver..no need to thank :p
+1, nunca mais levas com pub 😉
Há outra conta que é a da importância (peso) das receitas da publicidade em dispositivos móveis (tablets e smartphones) em relação ao total da publicidade na net (para PCs, tablets e smartphones).
Em milhares de milhões de dólares de receitas dos anos de 2011, 2012 e 2013, tem-se:
Dispositivos móveis: 4,03; 8,80 (crescimento de 118,9%); 15,82 (crescimento de 79,7%)
Todos os dispositivos: 84,3; 104,04 (crescimento de 23,2%); 116,82 (crescimento de 12,2%)
O crescimento da publicidade vista por dispositivos móveis está a crescer mais rapidamente que o total, ou seja, mais rapidamente que a vista em PCs. Cada vez se navega mais na internet usando tablets e smartphones em vez de PCs. Isto está confirmado, por exemplo no acesso aos vídeos do YouTube
Desse crescimento resulta que a receita da publicidade vista em dispositivos móveis representou 4,7% do total em 2011, 8,4% em 2012, mas em 2013 já representará 13,5%, não esquecendo que se está a falar em milhares de milhões de dólares e não de trocos.
Isto explica, por exemplo, o investimento que a Google está a fazer em apps para iOS e por que é que a Google não tem qualquer interesse em cobrar aos fabricantes pelo Android, o que quer é que vendam muitos. Ou por que é que a Google deixou de permitir (pelo menos no iOS) que as apps guardem vídeos em cache “Quer ver vídeos, veja-os em streaming, depois da publicidade (não em todos os vídeos, mas já em muitos)”.
… Vídeos do YouTube.