GNR identificou oito pessoas por burlas com MB WAY
O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.
Recentemente a GNR identificou oito pessoas por burlas com MB WAY.
O MB WAY é um dos serviços mais fantásticos para pagamentos. No entanto, devido à sua simplicidade na operação, os burlões têm vindo a aproveitar-se.
Os suspeitos, cinco homens e três mulheres, foram identificados no âmbito de uma investigação. Em comunicado, a GNR esclareceu que os suspeitos, cinco homens e três mulheres, foram identificados na segunda-feira, no âmbito de uma investigação que decorria, por burla através da plataforma MB WAY, realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Porto da GNR.
Os militares da GNR apuraram que os alegados burlões "abordavam as vítimas, convidando as mesmas para a criação de contas de MB WAY, solicitando que estas lhes fornecessem os códigos de acesso das contas criadas, retirando posteriormente, elevadas quantias monetárias das contas bancárias das vítimas".
No decorrer das diligências policiais foi possível proceder à localização e identificação dos oito suspeitos, tendo sido efetuadas 18 buscas domiciliárias, nove em domicílios e nove em veículos, que culminaram na apreensão de diversos cartões bancários e outros documentos relacionados com atividade financeira e ainda diverso vestuário furtado
A ação contou com o reforço dos Núcleos de Investigação Criminal (NIC) de Braga, Cantanhede, Évora e de Oliveira de Azeméis e com o apoio da Policia de Segurança Pública (PSP) do Porto.
Recomendações da GNR para uso do MB WAY
- Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;
- Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial;
- Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB WAY;
- Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento.
Este artigo tem mais de um ano
“Não aceite fazer pagamentos através da aplicação”
Assim para que é que serve?
Ou não entendi a afirmação?
são daquelas recomendações que não fazem sentido. Se as vitimas fossem fisicamente assaltadas , a recomendação já seria “ nunca saia de casa”
É o que fazem na Suécia, dizem para as mulheres não saírem de casa para não serem atacadas pelos “refugiados”.
A afirmação assim fica confusa. Penso que os pagamentos referem-se a negócios particulares, tipo paga já para reservar o produto e depois nada, nem dinheiro nem produto
Certamente o que quiseram dizer com a frase foi não aceitarem fazer pagamentos desconhecidos. Acredito que seja isso.
Acho que se referem a fazer pagamentos duvidosos. Se for num supermercado acho que não deve ter problema.
Continuo sem perceber como é que as pessoas aceitam o pedido do burlão quando este diz “vá á caixa multibanco e introduza este numero que lhe vou dar” Nheda-se, para ir ao multibanco não aderia ao mbway.
A aplicação é segura, as pessoas é que a tornaram insegura porque não têm dois neurónios para pensar…
Mas torna-se ainda mais grave, pois para além desses passos todos, o burlão no final do processo na app do MBway tem de introduzir os últimos 4 dígitos do cartão de multibanco do burlado.
É pena este método ficar com tanta má fama.
Não pede PIN de cartão do multibanco. O que ele diz é para ir ao multibanco e mudar o número associado e o código que o burlão envia.
Lá continuam as burlas com este sistema.Enfim…
O problema das burlas é externo ao “sistema”. É só ler…
Continuam a haver demasiados tansos para esta tão prática aplicação. A questão é básica : não sabe como funciona, não utiliza antes de aprender. Mas, e dizer que não sabe utilizar ? O tuga nunca diz que não sabe, pois a pressão social é grande. E depois temos este resultado.
Uff! que fartura de operação. Imagino todo o esforço, complexidade e aparato de pessoal para colocar um anuncio no olx com o titulo IKEA e colocar o numero para ser contactado. Esperar uma chamada dos Cig… daquela gente que trabalha nas feiras, pedir a localização a operador e prender os sujeitos. xD Realmente… Nem a NASA.
Eu não há uma vez nos últimos tempos que não coloco um anúncio no OLX com o meu número de telemóvel visível que não recebo logo passado uns minutos uma chamada dessa gentalha! Farto-me de bloquear números, mas tem sempre um diferente, até já conto o tempo, meio no gozo, após o anúncio ficar activo, até o meu telemóvel tocar…são uns FDP, palhaços, é sempre um gajo e a seguir uma gaja com sotaque aciganado
A mim o mesmo gajo me ligou duas vezes com números diferentes, não sei se o sr Miguel apanhou o mesmo sujeito que apanhei que vinha com a conversa de “Tenho um colega meu que pode buscar o [PRODUTO DE VENDA] amanhã” Ou quando digo que não tenho MBway ele diz “Algum amigo seu que tenha MBway?” Ou “O meu filho faz anos amanhã e quero oferecer a ele”.
Espero que um deles tenha sido o mesmo “rato” que me tentou burlar duas vezes. Um bom trabalho para a GNR
A questão é que este tipo de criminalidade é aquela criminalidade que é tratada com paninhos quentes na justiça. Ou seja, são presentes a tribunal, e saem com TIR, continuando a atividade criminosa logo de seguida. No final são condenados a pena suspensa, e o crime compensa.
Esperemos que desta vez não seja assim e que esses burlões aprendam a lição de uma vez por todas. É que nem trabalhar devem sequer e comem o trabalho dos outros,
Vives em Portugal? É que parece que não…
Não, sou da China, como achas que falo português? Lol
Há que se ter alguma esperança de haver justiça como deve ser um dia.
Diogo, se está à espera de haver justiça como deve de ser neste país, vá esperando já nem digo sentado, mas deitado.
Pelo menos com estes partidos que nos têm desgovernado nestas décadas, não a vai ver nunca, isso garanto-lhe.
Em relação à notícia, após tantos anos destas tretas, tanta informação disponível, e vai ao multibanco meter códigos que outros lhe dão para inserir ou então dá esses códigos a terceiros e desconhecidos?
Só apetece dizer que um burro e dinheiro logo se separam.
Não sabe usar, não sabe o que está a fazer, não mexe.
Se o meu carro deixar de trabalhar eu não vou abrir o capot e mexer naquilo sem saber o que estou à procura.
Chama-se a isto, bom senso, coisa que como se sabe por cá há em pouca quantidade.
Em relação aos burlões, como é óbvio nada lhes vai acontecer e ainda lhes vão pedir desculpas por terem que ir ao tribunal perder tempo quando podiam estar a “trabalhar”…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros
Todos as manhãs saem de casa um burlão e um tolo. Quando os dois se encontram, há negócio.
Paulo, está errado.
Sendo que um burlão pode enganar uma quantidade ilimitada de tolos, conforme se tem visto por esta cena do mbway, facilmente se chega à conclusão que o rácio não é um burlão por cada tolo.
Tolos é o que não falta neste pobre país, são vários milhões, por isso estamos neste estado.
Quando eu penso que, a Alemanha erradicou no século 18 o analfabetismo (O Projeto Educacional de Nietzsche) e vejo que, portugal está cada vez pior, já acredito em tudo, por isso neste momento somos o paraíso dos burlões.
PorcoDoPunjab, é como eu disse, talvez um dia haja esperança na parte da justiça ou talvez não, isto é Portugal, é como costumo dizer “pode vir à rede um peixe ou caranguejo” eu cá não sou burlado assim tão facilmente e espero ser sempre assim, sou trabalhador honesto, não roubo, é intrigante ver esses burlões a fazerem estas coisas com quem trabalha honestamente.
Por aqui MBway descartado desde o início!
Eu acho que a burla do MbWay já é bem conhecida. Ninguém “dá” o cartão do multibanco com o PIN a ninguém, com o mbway é o mesmo sistema. É seguro e prático. Sempre que alguém pedir que mudemos o PIN do MbWay é logo contactar as autoridades de forma a tentar apanhar estas pessoas.