Finanças: Se recebeu este e-mail não carregue no link. É fraude
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico. Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas.
A AT publicou nas redes sociais um alerta para um e-mail fraudulento. Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação.
O e-mail fraudulento agora enviado tem como assunto ContribuinteExpress e traz um link que tem associado malware.
O que é um ataque de Phishing e como validar?
Por norma, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar. Neste caso das finanças o esquema chega via e-mail.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- Números de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- Números da Conta Bancária e dos cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais
Como validar se é um email de Phishing?
- Para verificar se o email recebido é credível, deverá confirmar se o domínio do remetente da mensagem a partir do qual recebeu a comunicação é realmente da empresa ou entidade em questão, deverá prestar especial atenção a troca de letras.
- Deverá confirmar também se o link para o qual o reencaminham corresponde ao do Website oficial. Verifique no seu browser, se o endereço/domínio é o mesmo;
- Verifique se a ligação utilizada pelo website é segura (https://)
- Identifique o estilo de comunicação e se existem erros gramaticais e ortográficos no corpo de email. Um estilo diferente do habitual e a existência de erros poderão ser sinal de que o mesmo não foi, de facto, enviado pela empresa pela qual se fazem passar;
- As imagens ou anexos, eventualmente, contidos na comunicação, por norma, são de baixa qualidade, e são cópias/réplicas de menor qualidade face às das empresas oficiais;
- Caso tenha dúvidas, contacte a entidade em causa, sem clicar ou ceder dados, via email ou website.
Recomenda-se ainda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.
Este artigo tem mais de um ano
Recebo este mail várias vezes, mas não tantos como dos CTT para levantar a encomenda “perdida” e tb o tal da Interpol pelos sites porno. Mais recentemente o mail da máquina Nespresso por apenas 1€…
Também tenho recebido desses mails! Ainda hoje recebi um da Amazon a dizer que a encomenda está a caminho. Uma encomenda que fiz há mais de 6 meses e que já está em uso!