A tecnologia é uma aliada de grande peso e, efetivamente, facilita os processos do dia-a-dia, no geral. Contudo, quando algo corre mal, fica muita coisa em jogo. Hoje de manhã, uma falha informática paralisou todos os voos comerciais dos Estados Unidos da América (EUA).
As viagens estão, lentamente, a ser retomadas.
De acordo com o website de acompanhamento de voos FlightAware, eram ainda 7h da manhã, nos EUA, quando o país viu 1.200 dos seus voos atrasados. Desde viagens que o tinham como país de partida, até voos que o tinham como destino. Uma hora depois, esse número subiu para 3.700, tendo outros 640 sido mesmo cancelados.
O caos começou quando a Federal Aviation Administration (FAA) confirmou que o Sistema de Notificação de Missões Aéreas dos EUA (em inglês, Notice to All Air Missions, ou NOTAM) estava a falhar. Este sistema serve para informar os pilotos relativamente às condições de um voo, sendo exigido antes de um avião poder descolar. Além disso, é responsável por partilhar com eles as restrições e os perigos, em tempo real.
Depois de detetar a falha no sistema informático, a FAA anunciou a consequente imobilização temporária de todos os aviões no país. Isto provocou que milhares de aviões e de passageiros ficassem em terra, impedidos de levantar voo.
De acordo com um funcionário, o problema no software desenvolveu-se durante a noite de ontem e motivou uma série de falhas que culminaram na paralisação de hoje.
Apesar de os engenheiros estarem ainda a tentar identificar a origem do problema, para já, a informação revela que se tratou apenas de uma falha no sistema e não de um ataque informático propositado.
A FAA anunciou que os voos estão a retomar as suas rotas lentamente e que o aviso para se manterem em terra foi, por agora, levantado.
Update 5: Normal air traffic operations are resuming gradually across the U.S. following an overnight outage to the Notice to Air Missions system that provides safety info to flight crews. The ground stop has been lifted.
We continue to look into the cause of the initial problem
— The FAA ✈️ (@FAANews) January 11, 2023