Faça uma visita guiada ao “Hawk” supercomputador da AMD
Recentemente, a AMD, fabricante de circuitos integrados, processadores e GPUs, disponibilizou um site, onde é possível fazer uma visita guiada em 360º ao seu mais recente supercomputador "Hawk".
Atualmente, este supercomputador encontra-se instalado no High Performance Computing Center, da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.
Hawk da AMD tem um desempenho de 26 petaflops
O supercomputador da gigante norte-americana, apresenta um sistema de uso geral para computação científica e industrial e encontra-se entre os mais rápidos do mundo.
Durante a visita, para além de ser possível observar toda a sua estrutura, existem ainda, diversos pontos de interação, onde são disponibilizados mais detalhes e tecnologias que se encontram presentes no mesmo. Outro ponto relevante, é a entrevista dada pelo Dr. Bastian Koller, diretor administrativo do HLRS, onde demonstra como todo o sistema e aplicações funcionam.
Esta poderosa máquina, conta com 44 racks fornecidos através de 5600 compute nodes, o que no total contabiliza mais de 720.000 núcleos computacionais de processadores Amd EPYC de segunda geração. Este, fora projetado de modo a aprimorar aplicações nos mais diversos segmentos como: energético, climático, mobilidade e saúde, com um desempenho máximo de aproximadamente 26 petaflops.
De modo a ter uma ligeira noção do poder desta supermáquina, um humano teria de realizar um cálculo a cada segundo, por cerca 31.688.765 anos, para que se pudesse equiparar a um sistema de computação petaflop, que é capaz de o fazer num único segundo.
Este artigo tem mais de um ano