Em 2025, o volume total de dados deverá atingir 182 zettabytes
Em 2025, estima-se que o volume total de dados gerados na internet em todo o mundo alcance 182 zettabytes (ZB). Um zettabyte equivale a 1 000 000 000 terabytes (TB), o que mostra a magnitude do crescimento dos dados globais.
Este aumento é impulsionado principalmente pelo crescimento da internet das coisas (IoT), pelo uso de dispositivos conectados, pela transformação digital e pelo aumento de interações online, bem como pela proliferação de dados gerados por máquinas, inteligência artificial e sistemas automatizados.
Este volume de dados também reflete os avanços nas tecnologias de armazenamento e nas redes, que permitem lidar e transmitir dados em grande escala.
Dados: Outros números interessantes e curiosos
- 402 milhões de terabytes foram gerados diariamente na internet em 2024
- Em 2028 prevê-se 394 zettabytes
- Google processa mais de 20 petabytes de dados por dia.
- O tamanho de todos os artigos da Wikipédia comprimidos é de apenas 24,05 GB, sem incluir conteúdos multimédia
- O número total de páginas na Wikipédia é de cerca de 62 milhões.
- Existem mais de 750 mil milhões de imagens na internet.
- São enviados 241 milhões de e-mails a cada minuto
- O ChatGPT foi treinado com um vasto conjunto de dados de 570 GB
- Em 2010, existiam apenas 2 zettabytes de dados na internet.
- O Facebook gera 5 petabytes de dados por dia.
- A cada dia, os utilizadores publicam 95 milhões de fotos e vídeos no Instagram.
- Carregar uma foto no Instagram consome entre 2 e 4 MB.
- Os utilizadores do TikTok produzem cerca de 7,35 TB de dados por dia em conteúdo de vídeo.
- Existem mais de 100 milhões de músicas, 6 milhões de podcasts e 350.000 audiolivros no Spotify.
- Spotify adiciona 60.000 novas músicas a cada dia.
- A comunidade global usa 440.000 TB de dados no YouTube a cada dia.
- Carregadas 500 horas de vídeo no YouTube a cada minuto.
- YouTube Shorts têm mais de 70 mil milhões de visualizações por dia.






















Ironia das ironias…. Todos os sites e lojas que fazemos tentamos otimizar ao máximo imagens, scripts, etc, para que tenha o minimo de espaço possivel para abrir mais rápido. E é uma norma global. E as apps e tudo o resto tenta ser assim tb, daí os niveis de compressão de video, formatos de imagem mais leves tipo webp, etc, mas mesmo assim é impossivel fugir á grandeza de informação que aculmulada dá este valor medonho. Nem fazia ideia 🙂
O Elder Scrolls 4: Oblivion quando saiu tinha 4.6gb. O remaster lançado hoje tem 120gb! Os devs estão cada vez mais preguiçosos, já não há preocupação com a optimização. A maior parte dos dados hoje em dia é lixo…
O Once Human, versão “demo” para smartphone saiu hoje e são 16,5GB. para Android. Vê lá quanto não vai ser o jogo oficial, dizem que são 40GB e não é nada de especial.
Eu que sou um borra botas dum gato pingado sapito triste tenho cerca de 20 TB e ainda estou a ponderar comprar mais 10TB só porque me apetece LOL
E?…
Exato se cada um borra botas tiver 30TB imagina quanto não têm os xptos que andam aí de laço e gravatainha, sapos snobs e tal. Acho que 182 zettabytes é muito pouco para ser global. global deve ser muito mais, mas ok…
Percebo o que queres dizer; no entanto, o utilizador comum não tem 30 TB. Quanto muito terá um SSD principal de 1TB com o Windows instalado, e um disco HDD de 4TB para armazenar dados.