É cliente do banco Millennium bcp? Atenção aos burlões
Hoje em dia os esquemas fraudulentos são muitos e todos os cuidados são poucos. Além dos populares esquemas de phishing, nos últimos temos têm sido usadas técnicas de vishing. Se é cliente do banco Millennium, esteja atento.
Burlões passam-se por colaboradores do Millennium bcp
O phishing é um tipo de ataque que recorre a técnicas de engenharia social para obter informação sensível de uma vítima através de email. Quando esta técnica de burla é utilizada através de SMS é designada de smishing. Caso seja phishing, recorrendo a uma chamada telefónica, designa-se de vishing.
O Millennium bcp alertou recentemente os seus clientes por email por causa de para burlas telefónicas em nome desta entidade bancária. "Identificámos ocorrências de burlas através de chamadas de supostos colaboradores do Millennium bcp para capturar os códigos de acesso às suas contas na app e no site", pode ler-se no email disponibilizado aos clientes.
Trata-se "de um ataque de vishing, ou seja, o atacante identifica-se como colaborador do Millennium bcp para confirmar transações na sua conta bancária. Ao longo da conversa, pede os códigos de acesso e de autorização para, supostamente, cancelar transações. O objetivo é obtê-los para fazer transações na sua conta bancária".
O Millennium bcp relembra que não envia SMS com códigos de autorização para simular ou cancelar transações bancárias.
Este artigo tem mais de um ano
É válido para todos os bancos, eles fazem isso com quase todos, aliás há relatos de burlas dessas com Banco CTT e CA, do que tenho conhecimento.
Ainda ontem recebi uma mensagem “smishing” do “Banco Eurobic”. Temos que ter muito cuidado com estas mensagens.
«Caso seja phishing, recorrendo a uma chamada telefónica, designa-se de vishing.»
Certo, e se for com sinais de fumo chama-se smokishing …
Haja paciência.
LOL
+1
Tomem sempre as rédeas da narrativa, recebam o que receberem ignorem e liga voces próprios para a linha do banco se estiverem na duvida.
Ainda há uns dias recebi um SMS supostamente do Santander sobre a conta que lá não tenho.
Pois, mas eles atiram o barro à parede, enviado o SMS para milhares de pessoas, algum há de ser cliente Santander.
Eu recebi um mail da Europol a dizer que andava a ver sites proibidos e que ia levar uma multa de valores que já não lembro.
Depois diziam para ir a um site para ver como poderia reduzir essa multa …
Enfim, como se o PorcoDoPunjab caísse numa treta dessas.
A melhor foi um a dizer que me filmou nu pela câmara do portátil e pedia dinheiro ou ia revelar as imagens.
Eu nem portátil tenho…
E mesmo que tivesse filmado estava mesmo preocupado com isso…
A Natureza Humana é capaz do melhor e do pior…
Também já recebi mais que uma vez o “e mail” da Europol só que o português é macarronico.
Na passada sexta feira recebi o mais recente golpe do papá mudei de telemóvel por favor me envie 1500€
Para este número respondi estás fod… vou printar e apresentar queixa na PSP apagaram tudo na hora