É seguro dar permissão de localização a um website ou aplicação?
Quando não sabe ao certo porque é que um website ou aplicação precisa da sua localização, provavelmente começa a perguntar-se: quem está a obter essa informação e o que está a fazer com ela? Será seguro carregar no botão "Permitir"? Pois bem, desmistificamos alguns aspetos.
É seguro conceder permissão de localização?
Se é seguro partilhar a sua localização não é um "sim" ou "não" absoluto. Pode ser bom, mas depende realmente de quem está a pedir e do que planeiam fazer com ela. É como dar sua morada: provavelmente não a daria a um estranho ao acaso, mas partilhá-lo-ia com um estafeta que lhe trouxesse uma pizza a altas horas da noite.
As aplicações e os websites pretendem frequentemente aceder à localização para obter informações mais específicas do que apenas a sua área geral a partir do seu endereço IP. Isto é especialmente verdade para os dispositivos com GPS que podem identificar a sua localização num raio de poucas centenas de metros.
Mas todos esses dados de localização detalhados permanecem privados no seu dispositivo. Se alguém os quiser, tem de pedir autorização primeiro. É por isso que o seu dispositivo o avisa antes de partilhar a sua localização exata com uma aplicação ou website.
Um caso real...
A principal vantagem de permitir o acesso à localização é o quão útil e conveniente pode ser. Veja-se o caso das aplicações como o Google Maps ou o Waze, por exemplo - sem a permissão de localização, a obtenção de direções seria bastante inconveniente, com a introdução manual do ponto de partida.
Também vai gostar de conceder permissão de localização a aplicações meteorológicas que lhe dão atualizações em tempo real com base no local onde se encontra.
Para além da navegação e da meteorologia, os dados de localização permitem que as aplicações como a Uber saibam onde se encontra para o colocar em contacto com condutores próximos. E mais, as redes sociais podem sugerir locais ou eventos próximos para visitar ou facilitar a marcação das suas publicações.
Então, quando é que não é seguro conceder permissões de localização?
Partilhar a sua localização com aplicações e websites pode ser útil na maioria dos casos, mas tem de ter cuidado com quem confia essa informação. Onde se está e onde se vai é, na verdade, um assunto bastante privado.
- Um grande sinal de alerta é quando o pedem mas não precisam de o saber. Por exemplo, se uma calculadora básica ou um visualizador de documentos pedir subitamente a sua localização, isso é estranho... Essas aplicações podem fazer o seu trabalho muito bem sem terem de saber onde se encontra. Nas mãos erradas, toda essa informação pode ser utilizada para perseguição, roubo de identidade ou outras atividades semelhantes.
- Outra coisa a ter em atenção é dar acesso à localização de aplicações de locais não confiáveis. Se descarregar uma aplicação de uma loja de aplicações de terceiros em vez de uma loja oficial, é mais provável que seja duvidosa.
Além disso, tenha em atenção se uma aplicação pretende ter acesso constante ao seu local. A maioria dos dispositivos modernos permite-lhe controlar quando uma aplicação pode aceder à sua localização. Pode definir "Permitir apenas durante a utilização" (ou semelhante) em vez de "Permitir sempre" (ou semelhante), o que é um ótimo meio-termo.
Por último, se permitir que aplicações ou websites utilizem os seus dados ou a sua localização atual, fica sujeito aos respetivos termos, políticas de privacidade e práticas. Apesar de duro, deve analisá-los para compreender como utilizam a sua localização e outras informações.
Leia também: