COVID-19: Tem Certificado Digital? Então não precisa de teste negativo em eventos
Nos últimos dias, no âmbito da pandemia por COVID-19, surgiu uma novidade no que diz respeito aos eventos. O Governo quer que quem participe em eventos com mais de 10 pessoas apresente um teste negativo.
No entanto, de acordo com a decisão do Conselho de Ministros, se tiver o certificado digital não precisa de apresentar um teste.
Certificado Digital pode ser obtido no portal do SNS
De acordo com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, se tiver em posse de um certificado digital pode dispensar a apresentação de um teste com resultado negativo de diagnóstico do SARS-CoV-2 para a participação em eventos com público.
A ministra sublinhou que "A introdução de testagem nestes eventos é uma garantia de que eles podem prosseguir existindo e que não temos nenhum risco de ter de fazer uma redução significativa desse tipo de atividades”.
Num comunicado conjunto divulgado na quarta-feira, o Ministério da Saúde, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde explicaram que, para obter o certificado digital, o cidadão deve aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretende.
Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o ‘email’ indicado, sem quaisquer custos associados. “Para melhorar a aceitação transfronteiriça, é redigido em português e em inglês”, sublinham as autoridades.
As autoridades esclarecem ainda que, “brevemente, será possível obter os certificados noutras plataformas, bem como aceder ao certificado de testes moleculares rápidos”.
Segundo o Regulamento Europeu do Certificado Digital, os sistemas europeus de verificação devem estar todos em vigor a partir do dia 1 de julho.
Este artigo tem mais de um ano
Tentei fazer o meu como recuperação da covid-19 mas disse que dados são inválidos … Mas nada diz sobre quando foi a recuperação para dar o certificado.. 10/2020… Só se for pelos 6 meses que falam
Aplica-se a regra de 6 meses após a informação oficial de infeção
Sim, os 6 meses de imunidade já passaram.
Já tenho o meu (vacinação).
Foi um processo simples e rápido.
O site crashou.
Yap, tenho vacina logo não posso transportar o vírus, rir para crer.. A tecnocracia a começar a ser a aplicada em Portugal.
Quem diria…
Detesto este erro recorrente: “se tiver em posse” Argh!…
Quer dizer, confundir os verbos ter e estar.
Vamos ver o que acham os especialistas aqui nos comentários…
Consegui obter
Link usar:
https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder
No caso da vacina :
Preencher
– Data Nascimento
– Número de Utente de Saúde
Sim
Consinto
Botão Submeter
Receber sms e Inroduzir codigo recebido e descarregar certificado
Não e preciso fazer login como mostra no artigo
Existe alguma app para o Certificado Digital?
Não. É um PDF criado no site do SNS. Descarrega-se e visualiza-se no smartphone em qualquer app compatível. O certificado tem um tipo de QR Code que as autoridades podem confirmar se é autêntico.
No acesso que fiz ainda não ē possível obter o certificado
Já tenho a vacinação completa
De que serve o certificado se podemos transmitir o virus mesmo com a vacina? Ou isto é mentira?
Essa é a questão…
Calculo que se estiveres num ambiente controlado onde todos estejam vacinados, mesmo que transportes o vírus, os que estiverem próximos de ti continuam imunes.
Ao se apresentar um certificado destes vai minimizar o perigo de estares perto de eventuais vítimas.
As vacinas servem para evitar a forma severa da infecção, hospitalização e morte causados pelo COVID-19. Ou seja, mesmo com vacinação completa, podemos nos (re)infectar e adoecer, porém de forma menos grave.
eu so pergunto umas coisa, se tiverem o certificado digital significa que não têm covid???? é que conheço várias pessoas que com as duas tomas de vacina que estão neste momento infectadas….
O risco de infecção (e, por arrasto, de propagação da mesma) após a toma da vacina (após as duas semanas da toma, pra ser mais preciso) é substancialmente menor.
É tudo uma questão de probabilidades.
Link a confirmar isso? Ainda assim há chances de infetarem outros.
Isso não é totalmente verdade, o UK está a pensar novamente confinar porque ao que parece a vacina serviu de pouco e os que voltam as unidades de saúde estão vacinados e continuam a ter sintomas graves da doença, é o que dá vacinar no meio de uma pandemia em que o virus está em constante mutação
Ou seja este passaporte covid é uma farsa. Areia para os olhos da memezada
A questão é que nem faz sentido.. Tomás a vacina e depois tens o passaporte mas na mesma tens de andar de máscara porque podes voltar a ficar infectado novamente ou espalhar o vírus..
O UK adiou a próxima fase do descofinamento devido ao aumento de casos, não é verdade que esteja a pensar confinar (embora o aumento de casos cause algum alarme) por enquanto, e é preciso relembrar que nem 50% da população se encontra vacinada.
Quanto ao “parece que serviu de pouco”, enquanto não se tiverem dados concretos não vale a pena andar a especular se sim ou se não. Os dados que temos é que a vacina diminui substancialmente o risco de episódios graves e o risco de infecção e subsequente disseminação do vírus.
No UK já pensam em voltar ao confinamento como disse, não tão restrintivo como os outros mas que estão a pensar nisso estão.
O UK já tem quase 50% da população vacinada com duas doses, e com uma já ultrapassou essa porcentagem, o que se devia de esperar era que os casos baixassem mais com a vacinação, o que está a ser completamente ao contrário
pxiuuu!!
só espero que seja mais aceite que a app id.gov que ainda ontem perguntei no postoda gnr se já aceitavam e a resposta foi NÂO … se não tiver os documentos leva 60€ de multa tenha app ou não.
os gnr são uns atrasados, um disse-me que a carta verde do seguro que eu tenho (agora branca) era uma fotocópia, não era válida
Lá descarreguei o PDF mas o artigo induz em erro ao sugerir que é preciso fazer login. Por causa disso andei um bocado às voltas. De qq modo, acho que a DGS faz umas confusões. Com este certificado não é preciso o teste em eventos mas andam a testar pessoas que já têm as duas doses da vacina. Pelo menos, sei que têm feito isso em escolas.
Alguém conseguiu enviar para o e-mail a partir do site? Só me aparece a opção de descarregar.
E qual é o problema?
Fazes o download e depois envias por email para ti mesmo.
O meu pai não tem mail nem telemóvel. Tentei obter o ficheiro, mas mandaram o código não sei para onde.
A vacinação foi agendada através do numero fixo de casa.
Pelos vistos, ainda não te lembraste de criar um email para ele.
Só enviam o código se colocares o telemóvel. Se não colocaste, não te enviaram o código.
Porque não colocas o teu número de telemóvel?
Se isso resolvesse a questão.
Estou certo que há mais pessoas no mesmo barco.
Não é não ter para onde enviar o certificado. É o código.
SOu prof de saúde, vacinado já em Janeiro. Preenchi tudo certinho.. Resposta do site: “Os dados não são válidos ou ainda não é possível obter o certificado. Por favor, verifique e tente de novo”!
Também eu! Já vacinado e deu erro! Tenho 27 anos. Penso que deve ser uma limitação de idade. Neste monto está numa versão beta. Só efetivamente está operacional a 1 julho.
A mim dá o mesmo erro.
Não deve ser questão de idade, que eu tenho 50 anos.
Eu tambem tenho o mesmo problema…
Como transpor o certificado para o telemóvel?
isso também não vi só vi descarregar! e consegui descarregar o meu que fiz a 2 dose na sexta!~
o da minha mãe que fez a 2ª dose na 4ªfeira passada ainda não consegui fazer!
Será que é pro ser a da ASTRAZENCA?
Também tenho o mesmo erro “Os dados não são válidos ou ainda não é possível obter o certificado.
Por favor, verifique e tente de novo.” e o SNS não tem uma resolução para esse problema, dizem apenas “continue a tentar”.
Também tenho o mesmo erro
Pessoal bom dia. Para todos aqueles que estão a ter aquele erro de não poder gerar o certificado, podem passar no centro de saúde onde foram vacinados e eles ajudam. Eu tinha o mesmo problema, fui la e era porque nao aparecía registrado como que tinha tomado a vacina.
Boa tarde,
Estive com o mesmo problema e após verificar que os dados estavam correctos foi apenas clicar repetidamente (insistir) até que acaba por dar.
Espero ter ajudado
Também confirmo esta solução Filipe! Muito obrigada pela ajuda! Para submeter o código também usei a mesma estratégia.
Muito obrigada Felipe! Se não fosse a sua solução não sabia o que fazer.
Confirmo a solução do Filipe. Tanto para obter os códigos, como para os submeter…
Assim o pessoal com certificado que possa estar positivo, ja pode infectar outras pessoas nos eventos
Pessoal aprendam que qualquer vacina não evita a respectiva doença só deixam os sintomas da respectiva doença mais leves!