Pplware

Considera que as entidades públicas portuguesas estão seguras a nível informático?

Recentemente a Vodafone sofreu um ataque informático que abalou não só a empresa como milhares de clientes e serviços. O sucedido fez soar os alarmes e pôs novamente em discussão o problema da falta de segurança informática nas entidades, públicas e privadas.

Desta forma, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se considera que as entidades públicas portuguesas estão seguras a nível informático. Participe.


Considera que as entidades públicas portuguesas estão seguras a nível informático?

Para além da Vodafone, muitas outras entidades têm recentemente sido alvo de vários ataques informáticos. Ainda hoje, por exemplo, a clínica médica Germano de Sousa também se juntou às diversas vítimas.

Estes ataques trazem novamente à ribalta o problema da falta de segurança informática existente nos sistemas tecnológicos de várias empresas e órgãos públicos. Estes últimos também já foram por diversas vezes atacados, pondo assim a nu as muitas fragilidades e facilidades de acesso de determinados sistemas públicos, algum deles dos mais importantes do Estado.

E com cada vez mais serviços públicos informatizados, o que resulta numa maior quantidade de dados pessoais online, torna-se imprescindível que os mesmos estejam seguros e protegidos. Caso contrário, os sistemas acabam por ser alvos apetecíveis e fáceis para os cibercriminosos, uma vez que os mesmos aproveitam toda e qualquer falha, assim como muitas vezes o desconhecimento das pessoas, para levarem a cabo os seus ataques.

Sobre o assunto da segurança informática há imensa informação disponível na Internet, no entanto por vezes as entidades facilitam e não dedicam a este tema o tempo e o dinheiro suficientes. Além disso, como diz o ditado, depois de casa roubada, trancas à porta. Mas o objetivo deverá ser a prevenção, ou seja, que a casa esteja protegida de tal forma que nunca permita que seja roubada.

Desta forma, participe na nossa questão semanal e diga-nos então se considera que as entidades públicas portuguesas estão seguras a nível informático.


Participe na nossa questão desta semana

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Exit mobile version