Conheça os 5 maiores erros que se podem cometer no Facebook
As redes sociais vieram mudar radicalmente a forma como nos comunicamos e é através do ecrã dos nossos dispositivos que adquirimos costumes que normalmente não teríamos nossa vida real, mas que parecem muito comuns e triviais na digital.
A Kaspersky Lab elaborou um ranking dos 5 principais erros que os utilizadores cometem no Facebook. Cada um destes erros pode fazer com que o utilizador perca dinheiro, veja a sua reputação danificada ou quebre boas relações que mantém com as pessoas que aprecia.
Depois de termos mostrado os tipos de pessoas que encontramos no Facebook, aqui ficam os 5 maiores erros que pode cometer neste rede social:
1) Publicar a biografia completa
Porque motivo isto é um erro:
Embora seja tentador ter muitas felicitações e “gostos” no nosso aniversário, quando somos pais ou quando algo importante acontece na nossa vida, convém considerar quantos serviços, incluindo bancos e instituições financeiras, contam com os seus dados, como a data de nascimento, para ter acesso à sua conta. Além disso, os cibercriminosos gostam muito do Facebook e de outras redes sociais, já que estas lhes permitem recolher todo o tipo de dados, que depois utilizam para violar as contas mais importantes.
O que se deve fazer:
Não publicar a data de nascimento na Internet, ou pelo menos não indicar o ano. Deve também evitar-se revelar casualmente os nomes de familiares ou de animais de estimação e outros dados parecidos, que muitas vezes são usados para ataques de engenharia social.
2) Tornar os posts públicos
Porque motivo isto é um erro:
Qualquer um pode ler o que publica – os seus amigos, a sua mãe, os seus filhos, o seu chefe, o seu ex, agências de emprego, além de múltiplas empresas de marketing e possíveis “inimigos” que estiverem a planear algum tipo de fraude online. Normalmente consideramos que os posts do FB são uma forma moderna de contar histórias a um pequeno público, como se o estivéssemos a fazer na sala de estar com um grupo de amigos ou familiares.
Mas quando o post é público, a coisa muda de figura. Alguém pode, acidentalmente ou com intenção, mal-interpretar as suas palavras e contar a sua versão dos factos a uma pessoa que é importante para si. Ou simplesmente pode usar as suas palavras para o incomodar ou preparar algum tipo de partida, roubar a sua identidade, etc... a lista é infinita. Isto pode mesmo acontecer e, com efeito, são muitos os casos em que algum post imprudente foi partilhado nas redes sociais, tendo provocado inclusive o despedimento da pessoa.
O que se deve fazer:
Defina a sua conta do Facebook para que os seus posts sejam partilhados “apenas com amigos” ou “amigos de amigos”. É fácil ignorar este ajuste e acabar por partilhar o post com os mais de mil milhões de utilizadores do Facebook. Também deve prestar atenção ao público com o qual está a partilhar as suas fotos.
3) Usar passwords pouco seguras
Porque motivo isto é um erro:
Provavelmente tem muitas galerias e mensagens privadas no Facebook e, sem dúvida, não deseja que qualquer pessoa as possa ver. O que talvez seja ainda mais importante é que a maioria das pessoas usa o Facebook para iniciar sessão noutras páginas e noutros serviços da Internet. Por isso, se alguém conseguir obter acesso à sua conta do FB, todos esses serviços estarão também comprometidos.
O que se deve fazer:
Escolha uma password forte e segura para a sua conta. Melhor: active a dupla verificação para se proteger. E não use a sua password do Facebook em nenhum outro serviço, deve ser única.
4) Partilhar a sua localização
Porque motivo isto é um erro:
Permite às outras pessoas saberem onde está, averiguar onde vive e onde trabalha. Isto pode ser especialmente perigoso para crianças e jovens. Além disso, mesmo quando faz algo “inocente”, como registar-se num restaurante ou num hotel, está claramente a indicar que não está em casa, o que pode ser informação de muito valor para os ladrões.
O que se deve fazer:
Desactivar a geolocalização (adicionar o local) nas fotos que publica. Não use a função de localização ou crie uma lista muito restrita e controlada de pessoas que podem ver onde está.
E lembre-se: desconfie sempre de desconhecidos.
5) Aceitar amigos que não são amigos
Porque motivo isto é um erro:
Provavelmente isto já lhe aconteceu muitas vezes. Alguém lhe pede amizade, mas trata-se apenas de um conhecido, ou nem sequer sabe quem é, mas têm dez amigos em comum, pelo que acaba por aceitar o seu pedido. Isto não deveria acontecer.
Em primeiro lugar, porque sendo seu “amigo”, esta pessoa desconhecida tem acesso à sua informação, publicada no modo “apenas amigos”, e pode usá-la para qualquer fim. Depois, compromete a segurança dos seus amigos, já que muitas pessoas usam o modo “amigos de amigos” para publicar, e as suas actualizações de estado, lugares e fotos também estarão visíveis a esta pessoa. Além disso, este desconhecido pode enviar mensagens (eventualmente com spam e links maliciosos) e tornar-se amigo de ainda mais pessoas, já que a sua amizade aumenta a autoridade desta pessoa.
O que se deve fazer:
Aceite pedidos de amizade apenas de pessoas que conheça pessoalmente, e que conheça bem. Talvez convenha fazer uma avaliação especial à sua rede pessoal no Facebook – isto fará com que se destaque qualquer tipo de atitude estranha entre as pessoas com quem tem amizade no Facebook.
Costuma cometer alguns destes “erros”?
Este artigo tem mais de um ano
Já identifiquei dois erros no meu Facebook, posts públicos e aceitar amigos que não são amigos 🙂 Até porque se só aceitasse amigos que são mesmo amigos, só tinha aí uns 5 ou 6 pessoas 😉
+1!
Se bem que eu tenho mais um erro mas não é nada de grave. É muito raro partilhar alguma coisa com a minha localização e quando o faço é para os meus amigos ou mesmo um grupo restrito.
E a N54 e mais as outras corp que o zuka vende intel.
Hum… Já vi isto em video em qualquer lado…
http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/familia/adolescentes/animacoes-no-quadro-branco/saiba-usar-redes-sociais/
Primeiro erro: Criar conta na rede social.
Segundo erro: Não sair de casa para viver a vida.
Terceiro erro: Acreditar que o progresso tecnológico é negativo e insistir em viver na Idade da Pedra.
Quarto erro: Acreditar que não aderir ao facebook (ou outras redes) é continuar a viver na idade da pedra.
Eu não preciso de pertencer a uma rede social para socializar ou para trabalhar ou para fazer qualquer tarefa da minha vida da mesma forma ou melhor ainda que as pessoas que “vivem na idade moderna”!
Quinto erro: Acreditar no Pai Natal.
Usar o facebook hoje em dia é como usar o telefone há uns anos… se gostam de viver na idade da pedra que o facam, mas ao menos que se calem ou se atirem dum penhasco bem alto.
O facebook tem coisas boas tal como a comunicacão entre as pessoas. Posso falar com amigos no facebook e sair de casa ou viver em clausura por achar que o facebook é obra do demo ou que tenho de ir para os cafés engatar pitas para ser o rei do bairro.
Ora aí está… Irrita-me profundamente a moda do Facebook. Saio com os meus amigos e há sempre um ou dois maricas que tira fotos e publica instantaneamente no facebook, toda a gente fica a saber onde estávamos, o que fazíamos e com quem estávamos.
As pessoas não se estão a aperceber disso mas já não temos qualquer privacidade neste mundo, e grande parte deve-se a essa rede social e às mentes tolas que teimam em tornar público tudo o que fazem.
Está na altura de arranjares novos amigos
Há vantagens e desvantagens nas redes sociais.
As redes sociais em muitos casos tendem a aproximar família e amigos distantes e nem é por não se falarem.
Quem quer privacidade pode enfiar-se num bunker.
Arranja uma casa no everest e ganha dinheiro numa estância de sky, assim ninguém vê te a cara.
+1 hahahh bem dito :p
Queres descartar um amigo desses e ser meu amigo?!
É que também não suporto essa gente parva! É mesmo à maricas, chegam a qualquer lado, toca de espetar no facebook onde estão, o que estão a fazer, com quem estão, porque estão, etc. Façam lá isso mas não metam os outros ao barulho. Cada qual tem direito à sua privacidade básica.
Sem dúvida! Com tanta mania de amizades e partilhas acabam em estúpidas vítimas.
Se te irrita tanto basta usares um metodo antigo: abres a boca e falas o que pensas sobre isso.
Nunca me aconteceu mas também não ando com esse tipo de pessoal. Mas tenho alguns amigos no FB que fazem isso e penso que ainda ninguem morreu por isso.
Ou ainda:
Como ganhar dinheiro com o Facebook?
– Realizar log-in na sua conta
– Ir às definições carregar em “apagar conta”
– Levantar o rabo e ir trabalhar.
Por experiência pessoal de um h8ter do FB, no outro dia instalei o app para experimentar que removi após ter verificado alguns erros…Surpresa na semana seguinte, cerca de 300 pedidos de amizade foram realizados por um “fantasma” qualquer. Quis contactar o supporte do FB para resolver a situação e aí, surprise novamente!! Simplesmente NÃO existe!! O que resultou num aviso de bloqueio de conta por parte do FB porque, supostamente, teria adicionado pessoas que não conheço.
Já estão a ver a solução que arranjei certo? Não se esqueçam que isto é de modas, antes do FB houveram mts e ainda estão para nascer mais uns quantos. Nos próprios EUA, a fasquia mais nova da população não adere muito ao FB porque dizem-se “controlados” pela família!! O que concordo plenamente já que hoje em dia até os avós têm contas…
Por mim, podem-lhe pegar fogo à vontade. Fiquei lesado e ainda levei paulada!!! Claro que poderia mexer-me para fazer queixa, o que ainda estou a ponderar…mas sinceramente, como nem sequer o meu nome real lá consta, vou continuar a ser anti-FB mas agora sem conta 🙂
És pouco toino não és?
Uso o FB desde 2008 sem problemas mas claro, não sou um otáriozinho que não sabe usar a tecnologia e depois culpa os outros.
Normalmente o erro reside entre o monitor e a cadeira…
Eich… para Irina entraste forte, calma 😉
So cometi um logar com o facebook em outras redes 😉
no erro 2), no meu face não aparecem as opções posts by friends, public posts nem posts in groups.. Alguém sabe porquê?
Não cometi nenhum erro. Não tenho facebook.
Erro #6
Cometer o erro #5 e ao mesmo tempo inundar o “mural” com intermináveis fotos do filho menor.
o erro 0# e o maior deles todos, ter conta no facebook
Ser anti-“social” é que está a dar.. Yoo!
Claro, porque ser “cool” é ter conta no facebook. Give me a break….
claro, para se ser social é obrigatório ter conta numa rede social…
Exatamente!
Antes de ser criado o Facebook éramos todos anti-sociais!
Perturba-me pensar nas décadas que vivi com gente anti-social, a ser educado por anti-sociais!
Vivi no Mundo da Idade da Pedra.
Se abrir conta no Facebook ainda poderei ser uma criatura social?
Respondam com sinais de fumo…
não é preciso ter conta facebook para ser social, sai com os teus amigos e família mais vezes.
Sais com os amigos imaginários e com a familia do vizinho.
Hoje em dia quem for alguem tem uma conta no FB porque no fundo é como ter um telefone em casa. Apenas as pessoas com uma certa idade é que não sabem mexer naquilo e acabam por não ter conta.
Nada tem a ver com ser cool mas sim com ser uma pessoa normal com amigos.
Quem nao têm conta é que não tem amigos porque basicamente está morto/a para o mundo.
Podes explicar porque é que uma pessoa é “anti-social” pelo facto de não ter facebook?
Nenhum erro!! yéeeeeh 😉
Tenho conta no FB mas não considero (Ser anti-”social”) não ter…
Uma miuda sem nenhum dos erros acima?
Caso raro 😛
Faltou referir que o maior erro mesmo é ter facebook………..
Um pormenor que os utilizadores não sabem é que nunca mais podem apagar fotos ou comentários que alguém tenha colocado like, ou até uma réplica de comentário.
Por mim o facebook vai à falência!
Nunca dever ter usado o FB porque podes apagar o que quer que seja, fotos, comentários, tudo…
Sim, o FB vai falir mais cedo ou mais tarde porque sempre que muda algo muda para pior, mas não por ser uma rede social.
Parece que eu cometo o ultimo erro mas sou mais esperto, somente eu posso publicar no meu moral, somente eu ou quem eu escolher é que pode ver as minhas informações!
Já fazias era a porra do pplware RESPONSIVE!!!!!!!!!
😉 A tratar… boas notícias em breve 🙂
Até parece que não há imensa gente no fb completamente “anti-social”, para usar esta expressão que escreveram e que até está completamente errada, já que o confundiram com misantropia.
Aliás, não só no fb, mas por todos os lados na net. A internet é aliás o espaço ideal para este tipo de comportamento devido ao anonimato.
Um anti-social é um transgressor, alguém que não respeita o outro.
Eu até conheço alguns deles, contam-me os passarinhos. Alguns utlizam o fb para propaganda pessoal, para gozar “discretamente” com os “outros”. Ou para mostrar aquilo que não são, “extrovertidos e sabichões”. Na verdade, são mais “lambe-botas”.
É este o verdadeiro problema do fb e das redes sociais, têm muitos parentêses.
Já agora, dizer que alguém que não usa o fb ou outras redes sociais é um misantropo é mais um sintoma de submissão do nosso tempo, em que todos temos de ser iguais e a privacidade é uma coisa antiquada e ultrapassada. Como se agora fosse obrigação de todos mostrar a sua vida: por exemplo, mostrar fotos de bebés e crianças (!) sem cuidar que qualquer pessoa no mundo as pode ver.
“Quem quer privacidade pode arranjar um bunker” – Que diabo tem uma coisa a ver com a outra? Desde quando expor (parte – aquela que interessa mostrar, é claro) da nossa privacidade é uma coisa necessariamente positiva? Alguém que não a expõe está exactamente isolado do quê?
Os que colocam a sua privacidade no fb também a andam por aí a vendê-la e a distribuí-la a todos à entrada dos supermercados? Ou será que aí não dá jeito partilhar as nossas fotos com “estranhos” ao acaso que andam nas ruas ?
Pobre Orwell, quem diria…
“Quem quer privacidade pode arranjar um bunker” – Que diabo tem uma coisa a ver com a outra? Desde quando expor (parte – aquela que interessa mostrar, é claro) da nossa privacidade é uma coisa necessariamente positiva? Alguém que não a expõe está exactamente isolado do quê?
Isto…
Eu sou anti-social e sinto-me ofendido pela descrição que fizeste da nossa gente!
+1
Bom artigo. Por acaso já repararam na quantidade de clones de perfis que tem surgido ultimamente e usados sobre tudo para ataque político?
e que tal estas publicações todas eu portugues é que nem toda a gente sabe ler ingles
Acho que não é só o inglês.
Eu tenho facebook e sou do mais anti social que há. Tenho facebook só para “sacar” informações mas nunca comento e muito menos faço posts. Facebook na minha opinião é para a conversa da carochinha vao para la comentar fotos e debater assuntos e quando dao por si passaram o dia todo a comentar e a divertirem-se e acabam por nao produzir nada. Para alem de ser viciante é estupido de mais ebora admita que seja uma excelente ferramenta de informação instantanea. Facebook tem mais 10 anos e depois morre, as pessoas vao se fartar e entretanto irá surgir outra forma e melhor de comunicar pois o que parece perfeito hoje, passados uns anos já está obsoleto e “gasto”. É mais ou menos como o hi5, excelente no incio mas depois morreu.
O FB só é bom porque ficamos a saber da traição do marido /mulher. É um meio de dar facadinhas no casamento, se ainda existe!!
Ganhei imensas e muito boas amizades tanto em Portugal como principalmente no estrangeiro desde que aderi ao Facebook há alguns anos atrás. Alguns desses amigos já me convidaram para os ir visitar nos seus países e puseram a casa á minha diposição.
É muito bom estar a conviver online. Continuo a sair e a conviver com amigos fora do FB. Temos que saber gerir as nossas prioridades e os nossos gostos. Adoro o Facebook e não tenciono nunca deixar de o utilizar. Se existem pessoas que não gostam, o problema é deles não têm nada que criticar quem gosta.
Sim, esse é o espirito do FB, colocar as pessoas em contacto.
Mas claro, as pessoas que não têm amigos acham sempre que o FB é algo diabolico e que com FB ninguem sai de casa para ir ao café falar com os vizinhos…. enfim, atrasados mentais que não passam de atrasados sociais.
Deve ser essas pessoas que não adediram ao telefone porque enviar carta era mais romãntico e agora que adediram já todos usam telemóvel.
O FB é mais um lavar de roupa suja, quem gosta mete like, quem nao gosta so diz mal e manda abaixo.
Posso dizer que tenho FB desde que apareceu em Portugal, mas deixei de o usar, nao me diz nada de nada.
Facebook e redes sociais metem-me nojo. Prefiro pessoas de carne e osso.
Por isso não tens amigos, porque pessoas de carne e osso usam o facebook para se comunicarem, os outros ficam nos cafés a olhar ao longe a pensar “mas o que será que eles estão ali a comentar … olha, vou ligar o rádio para ouvir as novidades”.
Alguns comentários dizem aqui algo como “ter hoje facebook é tão fundamental como ter o telemóvel”.
Já reparei à muito o quanto a população mundial está a ficar cada vez mais pendente do facebook, e como este é um serviço único (sem concorrência significativa) leva-me a temer que um dia tenha-se de pagar ao facebook para ter neste uma conta a funcionar, e mesmo aquelas pessoas mais carenciadas vão pagar o serviço devido à grande dependência que se tem deste serviço informático.