Conheça algumas excelentes alternativas ao Google Reader
O anuncio, por parte da Google, do fecho do Google Reader veio apanhar de surpresa muitos utilizadores que faziam deste serviço o ponto central de procura de notícias e de outros conteúdos.
Esse serviço, que desde 2005 vinha a fornecer uma forma simples e centralizada de aceder aos conteúdos de muitos sites, permitia que em qualquer lugar tivéssemos as nossas notícias arrumadas e sempre actualizadas para fácil leitura.
Mas com esta confirmação e certeza dada é tempo de procurarmos alternativas para continuarmos a ter os nossos fluxos de notícias arrumados e acessíveis.
O fecho do Google Reader é uma certeza e, tal como é norma na Google, esta decisão é irrevogável e definitiva.
Por muito que os seus utilizadores se queixem e manifestem o seu desagrado, é uma certeza que este serviço não vai regressar e que o ideal mesmo é procurarem outras alternativas.
Multiplicaram-se pela Internet petições para que o Reader voltasse mas o resultado mais obvio é a Google ignorar essas petições e avançar com o fecho do Google Reader no dia 01 de Julho de 2013.
É por isso hora de começarmos a procurar alternativas viáveis para substituir o Reader. Para vos ajudar nessa demanda vamos apresentar algumas alternativas que podem usar para substituir o Google Reader e que fornecem as mesmas funcionalidades.
Feedly
O Feedly é, das propostas apresentadas, a única que assenta numa extensão e não directamente numa página web.
Para acederem ao Feedly necessitam apenas de instalar no vosso browser favorito a respectiva extensão. Existem versões do Feedly para Chrome, Safari e Firefox. Se preferirem, o Feedly está também disponível para iOS e Android.
O Feedly tem a capacidade de importar directamente do Google Reader as subscrições que tenham feitas.
A sua interface é muito simples de usar e permite que adicionem novas fontes de notícias de forma simples e rápida.
Este é provavelmente o serviço que mais utilizadores deve ter e deverá ser o mais usado após o fecho do Google Reader.
Homepage: Feedly
Netvibes
O Netvibes é outra excelente alternativa ao Google Reader. É provavelmente de todos o mais completo pois para além dos feeds de notícias que podem receber via RSS, o Netvibes pode ainda ter presente vários gadgets adicionais e que complementam a informação a que podemos aceder.
O Netvibes pode ser considerado mais uma substituição do iGoogle do que do Google Reader, mas consegue cumprir na perfeição o que é pedido caso pretendam usá-lo para substituir o Reader.
A interface do Netvibes assenta apenas na Web e não tem cliente para dispositivos móveis. O Netvibes permite que configurem de forma muito modular e pormenorizada vários parâmetros para a sua utilização.
O Netvibes também permite que importem directamente do Reader as vossas subscrições, para facilitar a utilização e a configuração.
Homepage: Netvibes
Skimr
Se houvesse um prémio para o leitor mais simples e minimalista o prémio ia para o Skimr. Este é de longe o mais simples de usar e o que apresenta a informação de forma mais compacta.
O Skimr apresenta de início uma lista de sites noticiosos mais conhecidos e que são os standard, mas permite aos utilizadores que adicionem os seus próprios de forma manual.
Apesar de ser o mais limpo e minimalista, o Skimr consegue dar conta do serviço e permite que tenham acesso aos vossos feeds arrumados e organizados.
Homepage: Skimr
Feedspot
O Feedspot é mais uma excelente alternativa que podem ter para poderem ter acesso aos vossos conteúdos noticiosos. Podem importar esses mesmos conteúdos de um ficheiro XML e manter toda a sua estrutura intacta.
A navegação dentro do Feedspot pode ser feita com recurso aos atalhos definidos e a partilha nas redes sociais esta garantida.
A arrumação dos conteúdos pode ser feita em dois modos e podem escolher ver apenas os que ainda não foram lidos ou a sua totalidade.
Também o Feedspot permite que importem directamente as vossas assinaturas do Google Reader.
Homepage: Feedspot
Pulse
O Pulse é um leitor que nasceu primeiro como uma aplicação móvel e só depois viu nascer a sua interface Web. A presença das aplicações móveis e da nierface Web permite que tenham uma interligação forte dos vossos conteúdos, independentemente do local onde os estejam a ler.
Toda a informação está centralizada e as vossas assinaturas podem ser vistas no Android, iOS ou via browser.
A apresentação da informação é feita de forma muito cuidada e podem ser criados separadores por temas.
O Pulse Web está disponível e funcional para os Browsers mais conhecidos. Oficialmente são suportados o Internet Explorer, Google Chrome, Firefox e Safari.
Infelizmente, para os utilizadores do Opera, esta Web App aparenta não funcionar. Para Windows, é no Internet Explorer 10 onde se obtém a máxima fluidez.
Homepage: Pulse
The Old Reader
De todas as alternativas que vos apresentaremos, o The Old Reader é a que mais se assemelha ao Google Reader. Se são utilizzadores do Readser então não vão estranhar a interface do The Old Reader pois estas são muito similares.
Tal como as anteriores, o The Old Reader permite que importem o vosso conteúdo do Reader para este serviço, sendo mantida toda a estrutura de pastas e subscrições.
Os atalhos de navegação podem ser usados para facilitar a navegação dentro dos feeds e para aceder de forma simples aos conteúdos.
O The Old Reader tem disponível extensões para Chrome e Safari para que possam adicionar facilmente novos feeds à vossa lista.
Homepage: The Old Reader
Agora que estão apresentadas algumas alternativas ao Google Reader, é hora de escolherem a que mais se adaptar às vossas necessidades e a que gostarem mais de usar.
Existem muitas mais passíveis de serem usadas, mas estas são as principais e as mais usadas. Estão disponíveis para todos usarem e baseiam-se, tal como o Google Reader em interfaces Web, acessíveis em qualquer lugar.
O fecho do Reader será no dia 01 de Julho e até lá podem calmamente escolher uma alternativa que consiga dar-vos as mesmas funcionalidades e as capacidades que este serviço disponibiliza.
Que outros serviços recomendam para substituir o Google Reader?
Este artigo tem mais de um ano
Na minha opinião não vale a pena mudar já. Até Julho estes evoluirão e novos surgirão e aí sim se pode escolher.
Conselho, vão usando o que tem usado até agora. Ainda falta muito até 1 de Junho e até lá irão surgir muitos serviços novos. Não vale a pena perder tempo a experimentar todos agora.
Eu estou a usar agora o Feedly mas tenciono testar todos p ver qual deles no PC e iOS oferece a melhor opção.
eu tambem uso o feedly mas mudei o visual para ficar mais parecido com o reader. tambem gosto muito da app para android mas não falha as vezes no login. Espero que consigam corrigir isso em breve.
Para mim, o feedly so peca por, na app ios, nao ter uma “list view” como o reader. É inpraticavel, num ipad, ler centenas de feeds por dia na visao “magazine” alargada. Espero que actualizem e adicionem essa opcao
Os maiores sem duvida, eu já me estava a ver perdido sem o reader…
Obrigado
Exactamente o que todos os utilizadores do GReader aguardavam. Podem só acrescentar exactamente quais têm suporte multi-plataforma (e quais essas plataformas) para o artigo ficar perfeito.
O netvibes tem app
http://blog.netvibes.com/new-netvibes-on-android-and-iphone-now-live/
Gostava era de encontrar algum substituto do igoogle visto que tambem vai acabar. Ainda não encontrei nada que acha-se tão bom..
Para ler há imensas opções. Eu já uso o flipboard há imenso tempo. O que me preocupa é como subscrever as rss feeds. É que actualmente só há duas opções. Ou via GR ou via atom ( que nem sei como funciona).
Conheces alternativas?
Será que o Yahoo terá leitor de feeds? Assim posso apagar definitivamente a minha conta Google… 😈
Ora deixa procurar…
Já testei umas 10 alternativas, e esta é a minha ordem de preferencia:
feedly, theoldreader, newsblur, newsisfree, feedspot, skimr, waurb, feeddemon, feedreader, flipboard, pulse, zite, taptu.
O feedly captou-me as atenções por ser clean e simplista. O facto de importar tudo directamente do reader sem precisar de grandes manobras é claramente um grande ponto a favor.
No theoldreader, estou desde a semana passada á espera que importe os dados do ficheiro opml. pelos vistos aínda tenho umas 4000 pessoas á minha frente…
Comecei a usar o NewsBlur (https://www.newsblur.com/) e para já estou satisfeito. Podem importar-se os feeds do GReader. A conta “free” só suporta 64 feeds, mas isso para mim não é problema. Existem versões para web, android e iOS.
Estou convencido que o Reader não vai acabar, no máximo será integrado no Currents com uma versão Web..
Mas se realmente acabar o que gostei mais até ao momento foi o theoldreader.
Como dizem acima, acho que para já não vale a pena mudar, ainda muita àgua irá correr.
http://www.newsblur.com/
e não se fala mais nisso.
já agora, ajudem os moços e comprem uma conta premium.
Uma maravilha…
O feedly precisa de um plugin para aceder à versão web (pergunto-me porquê?!). Além disso as apps para android não são compatíveis com o meu Nook e nos restantes dispositivos são lentas e cheias de bugs.
O Pulse é simplesmente horrível. Tudo aos quadradinhos e tenho de abrir cada tópico para ver que afinal, não me interessava.
O resto, não tem apps para Android.
O Google Reader era realmente único. Obrigado por nos deixarem na mão, Google.
Para quem como eu usa o Opera há anos que tem o melhor leitor de Feeds integrado. Experimentem!
+1
O feedly no Firefox arrasta-se a fazer scrolling, pelo menos no meu.. mais alguém notou?
Estou utilizando a versão premium do NewsBlur, e vale muito a pena, coloca o Google Reader no chinelo em relação a funcionalidades, a interface é diferente (estranha), mas se acostuma muito rápido.
Pessoal da NewsBlur esta de parabéns para o WebApp.
Por outro lado o aplicativo para android nem login consegue fazer, muito ruim mesmo, espero que corrijam logo esses problemas.
@Ivo Carvalho – Eu notei a mesma lentidão.
E o facto de ser plug-in desperta-me imensas dúvidas a nível de segurança e privacidade, já que é apenas para aceder a um website.
Também não me agradou o quão apertadinho fica o layout, deixando-me a esquerda e a direita do ecrã desperdiçados…
Mesmo assim, este e o Old Reader ainda são os que mais se assemelham ao Reader em modo expandido.
até agora os testados foram totalmente limitados e insatisfatórios (testei alguns aqui da lista, mas muitos outros não presentes aqui).
o feedly é horrível. muito confuso
o the old reader está com problema na importação.
um outro muito famoso (que não me recordo o nome) limita a
inscrição gratuita até 12 feeds (ridículo) e cobra pro que exceder esse limite
até agora só achei 1 boa alternativa (on line) que é o >>> NETVIBES <<>> RSSOwl <<< (mas não testei outros programas pois este já me agradou de início)
Ainda procuro mais alternativas on line (just to be sure)…
Até ao momento a melhor alternativa ao greader que testei, foi o feedly, mas peca, por ser um pouco confuso.
Join the Petition! Keep Google Reader – http://www.keepgooglereader.com/
Uso o Feedly intensivamente, principalmente no iPad. O único problema (que é o iPad 1st gen) é que crasha se abrir os links dentro da app. Mas se abrir no Safari sem problemas.
Para mim existe um período A.F e D.F (antes e depois de Feedly).
E como a equipa do Feedly está a desenvolver uma alternativa ao Google Reader (para armazenar/sincronizador os feeds) nem vai dar para sentir falta do Reader.
como disse em outra postagem, gostei muito do Good Noows, http://goodnoows.com/ é uma pena as pessoas não falarem dele, ele é bem simples e bonito, pode-se configurar diferentes tipos de visualisação para cada pasta. Eu testei muitos leitores de Feeds estes dias, e cada um tem seus pontos positivo, mas é necessário enfocar também os negativos, como:
– o limite a Feeds, ter que instalar plugins nos navegadores ou até mesmo ter que baixar programas no pc, imagina se eu estiver mexendo em um pc de um amigo e pra ver meus Feeds eu tenho que instalar pligin ou programa (isso é muito chato).
Também tem a questão da mobilidade, não precisa ter um aplicativo movel, basta ter uma versão mobile do site, e esta é o ponto negativo do Good Noows, mas que logo deve pintar uma versão mobile. Testem e avaliem, mas fica a dica!
Alguém me explica como faço o export de um ficheiro OPML do google reader?
Só consigo fazer download de um zip com vários *.json e um xml…
Isto até eu queria saber, também estou com este problema.
http://blog.feedly.com/2013/03/14/google-reader/
http://blogtrottr.com/about/
Feeds actualizados em intervalos de tempo editáveis para a caixa de entrada do email. Aprovado e recomendado da minha parte.
Ficou de lado a melhor solução para OS X e para iOS. O Reeder é simplesmente o melhor agregador de feeds RSS e os developers já estão a trabalhar numa solução antes do fim do Google Reader.
Mas isso é só app !
Tal como as outras opções mencionadas são apps e extensões. O Reeder “puxa” a informação do Google Reader, mas irá apresentar uma solução própria em breve.
Já corre uma petição contra o encerramento deste serviço
https://www.change.org/petitions/google-keep-google-reader-running
a Google está mesmo determinada a acabar com isto. já nem aparece o link para o reader dentro do Gmail… é só para dar mais trabalho e as pessoas irem desistindo.
TinyTinyRSS!!! http://tt-rss.org/redmine/projects/tt-rss/wiki
O único problema é que é preciso fazerem um servidor para o instalar.
Se não poderem instalar, vão ao fórum que há lá malta a oferecer espaço nos seus servidores!
Tem o velho conhecido Bloglines (que um dia ja foi o rei do RSS). Depois da reformulação de interface ele ficou ótimo. Tem tambem o GoodNoows.
Fui fazer minha inscrição no site Bloglines pra testar e ao receber no meu email percebi que é a mesma do Netvibes, ou seja se você se inscrever no Netvibes o login vale pro Blogline que é praticamente igual em sua interface.