Como renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa?
O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do cartão (exceto a morada). A renovação pode ser feita de três formas: automática, online ou presencialmente.
Para quem precisar de renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa saiba o que tem de fazer.
A renovação online do Cartão de Cidadão pode ser feita por cidadãos com 25 anos ou mais, desde que cumpram os requisitos necessários. De relembrar que os cartões de cidadão expirados a partir de 24 de fevereiro de 2020 continuam válidos até 31 de dezembro de 2021.
Para renovar o Cartão de Cidadão através da internet (ou num Espaço Cidadão) precisa de cumprir os seguintes requisitos:
- o cartão a renovar ter sido pedido antes de 1 de outubro de 2017
- as impressões digitais do/a titular existirem no sistema dos serviços do IRN
- Documento válido ou que tenha caducado há menos de 30 dias
- autenticação feita através de Chave Móvel Digital ativa ou um Cartão de Cidadão dentro da validade (com os códigos PIN e um leitor de smartcard).
Como renovar o Cartão de Cidadão ?
Para renovar o documento basta que aceda aqui. Depois é só validar se todos os dados estão corretos.
Pode ainda indicar o motivo da renovação do documento (isto caso a renovação não seja pelo facto de o cartão ter expirado). É possível indicar que foi por perda, furto ou roubo e destruição.
De referir ainda que é possível alterar o seu apelido, alterar a morada e alterar dados de contacto.
Para saber todos os passos que tem de realizar, veja o seguinte vídeo.
Depois do processo de renovação realizado e indicação do local de levantamento, proceda ao pagamento. Poderá consultar também o processo de emissão online.
Relativamente ao preço, pode consultar nas tabelas seguintes. Há preços para quando é o fim de validade do documento ou então no caso de perda, destruição, roubo ou furto.
Este artigo tem mais de um ano
Recebi o meu esta semana em casa e foi bem mais simples, enviaram SMS a informar que iriam enviar os códigos e ref. MB para pagar. Fiz o pagamento e menos de um mês depois do 1º contacto por SMS já tenho cartão.
Quem não tem de proceder a alterações eles estão a acelerar o processo dessa forma para evitar as pessoas se desloquem para lá e perder tempo. Já deviam era ter pensado nisso há mais tempo.
Só tem um senão este método de renovar o CC – a assinatura digital. Renovei o meu durante o último confinamento, quando o recebi activei a CMD, mas não tenho a assinatura activada com leitor de cartões. Para isso tem de ser presencial.
Pode activar a assinatura em qualquer repartição de finanças, no atendimento geral. Muitas repartições tem pouca gente agora após o pagamento do IMI e antes do fim do mês. Basta ir lá com o CC, carta (precisa do código de identificação) e activar a assinatura digital.
Se não tem leitor de cartões em casa/trabalho, não precisa dela para nada.
Renovei o meu em Setembro de 2020, fiz online, escolhi um registo comercial que fica ao pé de casa para o receber. 5 dias recebi a carta, mandei mail para o registo, no dia seguinte fui levantar. Uma semana entre o pagamento e levantamento, sem alterações.
Vejam as outras opções que devem ter sítios disponíveis para levantamento que não são aqueles que toda a gente escolhe. 99% deixam a loja do cidadão ou o registo civil que são os primeiros que aparecem na lista do concelho. Informem-se sobre o que há disponível na vossa freguesia-concelho e façam o pedido para esses registos. É mais fácil e rápido que esperar pela carta e poderem ter de estar 2 horas na loja dos CTT para o levantar.
O que tenho a dizer é que fiz a renovação dessa forma e sofri de um problema que é a demora para entrega do CC. Chega a ultrapassar os 60 dias. Vergonha qd nada tem a fazer de alterações.
Qd questionei os serviços presencialmente dizem quem é que me mandou fazer online.
Só no pai da república das bananas
Ajuda
Como eu poço marcare para renovar residencia Temporaria Familiar cidadao Estado Terceiro nº 146243
Ja acabar 22 agosto 2021
Telefones 217115000 Telemovel 965903700 Nao Atende sempre
Nao poço a telefonare e marcare
Ajuda me