Como obter o cartão e-fatura com o número de contribuinte
Como sabemos, há despesas que vamos tendo ao longo dos anos que depois podem ser usadas no IRS. O objetivo é aumentar o reembolso, mas para isso é fundamental que as faturas tenham o seu NIF (Número de Identificação Fiscal). Sabe que pode ter um cartão com essa informação?
O NIF - Número de Identificação Fiscal, também referido como Número de Contribuinte identifica uma entidade fiscal contribuinte em Portugal, quer seja uma empresa ou pessoa singular. Este número é utilizado em declarações de impostos (IRS e IRC) para identificar inequivocamente uma entidade, sendo constituído por 9 dígitos. No caso de uma pessoa singular, o primeiro dígito pode ser 1, 2 ou 3.
Este número deve ser associado às suas despesas, para que posteriormente possa usufruir de um maior reembolso de IRS e não só.
Siga os seguintes passos para obter o cartão e-fatura
Com o cartão e-fatura será mais confortável solicitar que a fatura da sua compra seja personalizada com os elementos relativos à sua identificação fiscal. A utilização deste cartão assegura maior confidencialidade à operação, evita erros e acelera o processo de emissão da fatura.
O cartão é totalmente gratuito e pode imprimi-lo as vezes que quiser. Para obter este cartão basta aceder ao portal e-faturas e aceder a Faturas > Consumidor, na zona inferior da página.
O cartão possui um código de barras, que permite obter automaticamente o seu NIF nas empresas que possuam sistemas de leitura ótica de código de barras associado ao seu sistema de faturação.
Este artigo tem mais de um ano
Já vi pessoas a usar “este” ou outro cartão do género e acho simplesmente ridículo, que hoje em dia não se consiga memorizar este número!
As pessoas estão a ficar muito “preguiçosas”…
Obviamente que para pessoas de idade avançada ou com alguns problemas de saúde possa fazer sentido.
Eu por exemplo nunca dou o meu nif na caixa. Prefiro posteriormente colocar a fatura no meu nif ou no da minha mulher através da app e-fatura.
Muitas vezes não é a preguiça, mas sim o facto de estarem sempre a enganar no número introduzido ou o classico… “Espere lá que a máquina bloqueou, diga lá novamente?”
Não há “paxorra” para o tal. É preferível dar um cartão a usar voz alta como robô para ditar 9 números constantemente.
Isto serve não para deixar de memorizar ou algo do género…mas imagina estares num local com muito barulho que a pessoa está na caixa não te percebe…mostras o cartão e a pessoa coloca o numero. Simples!
Eu não dou a minha vida a saber a ninguém, muito menos ao Costas
Se és assim tão reservado sobre a tua vida então escusavas de vir aqui partilhar detalhes sobre a dita cuja.
Não pagas muito IRS em abril, pois não?
Deves ser dos que andam de mão estendida a contribuir para os empresários comprarem os seus Mercedes.
Trabalha de borla para eles…
O Estado tem de mandar implementar nos cartões multibanco a função de registar automaticamente o número de contribuinte em todos os pagamentos que se faz com cartão, e obrigar a ter esse método de pagamento a partir de 1 Cêntimo para cima.
Mas isso é quer era, acabava-se logo ai muitos problemas, cada vez que vou a algum lado, sempre a mesma pergunta, -quer meter o numero de contribuinte? , parece que é um favor que me estão a fazer, há muitos anos que já devia ter implementado isso e obrigatório em tudo…
Era altamente, queria pôr no nome da empresa como fazias?
Os turistas, somo um país de mordomos que vive a conta da riqueza alheia???
As pessoas fogem aos impostos…. não sou o caso mas, porque não posso.
70% do meu trabalho vai para o estado, e serviços condignos está de chuva.
Ando a trabalhar 3 semana para o estado e 1 para mim.
Continuem, o Costa e o Sócrates agradecem.
Na app do efatura também tem a opção de codigo qr ou barras logo na página inicial!