China censura sites com rumores de golpe de estado
Os maiores sites de microblogging da China têm os comentários bloqueados depois de terem sido "penalizados por permitirem a propagação de rumores" de um golpe de estado em Pequim.
O Sina Weibo, versão chinesa do Twitter e o Tencent QQ, outro site de microblogging, foram censurados com o objectivo de "limpar os rumores e outra informação ilegal propagada através de microbloggings", informa a agência de notícias Xinhua.
As secções de comentários serão desabilitadas até 3ª feira. Os sites de microblogging têm sido "criticados e punidos" por oficiais em Pequim e Guangdong.
As autoridades também fecharam 16 sites e detiveram 6 pessoas, reporta a Xinhua, por alegadamente propagarem rumores de "veículos militares a entrar em Pequim e algo estranho a acontecer lá", informou um porta-voz do Gabinente do Estado para a Informação na Internet.
Um número desconhecido de pessoas reportou também que os rumores foram "admoestados e educados" mas "foi visível o arrependimento", informa um polícia de Pequim.
Os rumores de um golpe de estado
A Internet da China foi inundada na semana passada por rumores de um alegado golpe de estado, depois da demissão repentina no princípio de Março de Bo Xilai, membro do Politburo do Partido Comunista e chefe do partido de Chongquing.
As discussões dos internautas acerca do assunto foram censuradas. Na semana passada no Weibo, os bloggers que escreveram o nome de Bo Xilai ou mesmo as iniciais "BXL" e palavras homófonas, recebiam a resposta automática: "Devido a regulações e políticas relevantes, os resultados da pesquisa por "Bo Xilai" não serão mostrados".
Zhang Zhi An, um professor associado de jornalismo na Universidades Sun Yat-sen em Guangzhou, afirma que as acções do governo "não surpreendem". "O governo tem receio que a informação tenha como objectivo mobilizar, que preocupe as pessoas acerca da estabilidade da sociedade", diz Zhang que participava numa conferência sobre activismo nos microblogs na Universidade Fudan em Shangai no Sábado.
"A informação colocada dá a entender que há um grande conflito no Partido Central, e penso que o Partido não aceita este facto. Este é um sinal muito claro para os internautas, estes devem ser responsáveis pelo que publicam online. Se não é verdade, se é falso, se vem da sua imaginação, vamos tomar providências para o punir." - Zhang Zhi An, professor associado de jornalismo na na Universidades Sun Yat-sen em Guangzhou.
Esta é a segunda vez que o governo tomou medidas sérias contra os microblogs da China, diz Zhang. A primeira vez foi em 2009 quando dezenas de sites similares ao Twitter foram simplesmente fechados pelo governo. Desde então, dois principais players emergiram no mercado - o Sina Weibo e o Tencent QQ.
Estas plataformas tiveram um crescimento explosivo nos últimos anos e muitas se tornaram fontes alternativas de informação para o país com 500 milhões de internautas que publicam informação não reportada nos media controlados pelo Estado.
Mesmo assim, estas plataformas têm sido fontes de preocupação para os oficiais que receiam a sua utilização para fins de mobilização de protestos e outros movimentos que possam prejudicar a estabilidade social, afirma Zhang.
Num esforço para tentar prevenir a propagação de rumores e outra informação considerada sensível e imprecisa, o governo implementou recentemente uma política que requer a todos os utilizadores de microblogs o registo das suas contas utilizando nomes reais. Sina Weibo e outras plataformas de microblogging deveriam, supostamente, ter implementado esta política de registo com o nome real até 16 de Março. Nesse dia, apenas 19 milhões de 300 milhões de utilizadores registaram o seu nome real, de acordo com a Marbridge Consulting. [via]
E o leitor, o que pensa acerca deste ataque à liberdade de expressão dos chineses?
Acha que a internet tem o poder de gerar uma revolta no povo chinês?
Este artigo tem mais de um ano
é o costume os chineses com a mania que bloqueiam a verdade inconveniente …
eu sou palhaco
Tipico de regimes comunistas..
Concordo parcialmente. Porque não é só nesses regimes. Nos regimes fascistas e teocráticos(ditaduras religiosas) o problema é o mesmo. O pior é que os regimes ditos democráticos tendem a seguir essa linha em vez de a combater.
GONDOMAR GONDOMAR ! rolf xd
E o leitor o que pensa ? Eu estou de olhos em bico.
Bo Xilai é agora apresentado como esquerdista/populista. Foi afastado da direcção do PCC. Enquanto não se faz a purga habitual das fotos, discursos, etc, das páginas na internet parece mais prudente não as mostrar. Daí a pesquisa pelo nome dele dar: “Devido a regulações e políticas relevantes, os resultados da pesquisa por “Bo Xilai” não serão mostrados”.
Isto é assim, nos protestos de Tiananmen, em 1989, foram mortos não se sabe quantos manifestantes, fala-se em centenas ou milhares. Provavelmente o que o governo chinês está a procurar evitar é que isso se repita.
Oeiras , Oeiras , bom agora fora de brincadeiras , as coisas estão a ficar feias para os lados de Pequim , lembram-se da Foxconn , a que produz essencialmente para a Microsoft e para a Apple , emprega a modica quantidade de 1 Milhão e duzentos mil empregados , que ganham em média 368 USD , a primeira vista este até é um valor razoável quando pensamos no caso Português com uns míseros € 470,00 de salário mínimo , mas certamente que muitos não ganharão esse valor , mas isso são outros 300 , voltando a mega empresa Chinesa , o que é que afinal os investigadores que a Apple colocou no terreno descobriram ? …. estes jovens alguns de menor idade como vêm de todas as partes da China , têm de ficar nos bairros que a empresa detém e isso não é grátis , assim como as refeições dentro da empresa são pagas e por um valor alto , resumindo o valor que estes funcionários recebem mal dá para pagar o alojamento e a alimentação , numa nota no final da semana passada a Apple disse que já estava detentora destes nrs e que iria estudar formas de pressionar a empresa a mudar a sua politica laboral ( se assim for , ganham uns pontos na minha consideração) , lembro que os suicídios colectivos têm sido frequentes e que entre prédios existem redes para evitar que os jovens se lancem das janelas e dos telhados .
Agora temos estes rumores e temos a censura de um regime autoritário que está a permitir que alguns fiquem muito ricos a conta do esforço e sacrifícios do povo Chinês não sabemos até quando ? .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Deep web, a salvação dos chineses e de muitos outros…
Os chineses colocam o seu país acima de tudo, talvez devesse-mos aprender algo com eles. Não é à toa que eles vão dominar o mundo.
Se tivesses o salário deles e trabalhasses o que eles trabalham, acho que já n falavas assim…
A Grécia vendeu espaço aéreo à TPB (the pirate bay).
http://thepiratebay.se/blog/211
Vejam porquê e investiguem.
Aproveitem e dêem uma voltinha em http://www.documentarioscensurados.com/
e abram a pestana em vez de perder tempo com inutilidades.
O dia tem sido fértil em notícias. O Pirate Bay vai pôr os seus servidores a circular, por balão, no espaço aéreo da Grécia, entre os 8000-9000ft (2438-2743m), para fugir à imposição das mesmas potências que estão a oprimir a Grécia e que querem encerrar os seus serviços.
Sabe-se, através dos “documentos censurados” que se os balões saírem dessa faixa, por falta de gás ou assim, aviões F-16 Fighting Falcon, americanos, estão prontos para os abater.
Já viu bem a data do “press release” da TPB?
Sim de facto estes actos de censura na internet , vão fazer dela talvez a única porta para termos noticias isentas e sem censura , sempre achei o The Pirate Bay uma instituição que já esteve para comprar uma ilha que nenhum País reclama como sua e que é propriedade privada , agora esta noticia cheia de coragem e inteligência poderá tornar este sitio algo mais que um simples sitio de partilha de torrents , lembro que o the Pirate Bay não se compara aos Megaupload e derivados , esta é de facto uma instituição muito credível e gerida por pessoas muito inteligentes e que como se pode constatar estão muito a frente na sua cruzada por uma Internet livre .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva