PplWare Mobile

Burla “Olá Pai/Olá Mãe”: PJ apreende 1.300 cartões SIM

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rui Pedro says:

    Que tal obrigar as operadoras, a permitir comunicações, só com cartões registados, como faz a Suíça ou Alemanha?
    Qualquer um pode usar um cartão e fazer a m**** que lhe apetecer.

  2. Vitor says:

    Acabaram com o SEF e aceitam imigrantes com cadastro e depois dá nisto.

    Sim, é um brasileiro.

  3. Denuncia says:

    E onde fica a responsabilidade das operadores por darem cartões sem controlo?

  4. Aves says:

    “O detido [que] atuava com sete modems (…) operando em simultâneo 224 cartões SIM”, referido no post, foi detido em maio (link abaixo). É estrangeiro e ligado às máfias de leste.
    Agora foram identificados os que forneceram os 50 mil cartões SIM.
    https://pplware.sapo.pt/internet/e-o-fim-da-burla-ola-pai-ola-mae-saiba-o-que-aconteceu/

    • berlaitadav2 says:

      Tinha 7 modems? Ui que perigo HAHAHHAHAH

      • Aves says:

        A PJ diz que já tinha obtido pelo menos 45.000€. Ainda devia estar a pagar os cartões SIM a quem lhos arranjou – que, enfim embora os tivessem obtido de graça, tiveram despesas de deslocação para ir pedi-los a festivais de musica e museus.

        • David Guerreiro says:

          O tipo depois vendia-os. A PJ disse que depois de os usar, vendia-os a 1€ valores assim, nas redes sociais. Era uma forma de ganhar dinheiro 2x e de se livrar deles para outras pessoas.

          • Aves says:

            O que se diz é que são cartões de oferta, de 15 dias, praticamente todos do mesmo operador. Dava para abrir uma conta no WhatsApp e pouco mais.
            Mas tenho pensado nos 50.000 cartões SIM de oferta. O período para os obter terá ido de setembro de 2023 a abril de 2024 – 8 meses, o que dá 6.250 cartões/mês. É muito, mas mesmo muito, cartão. A PJ bem que podia explicar.

      • mb says:

        7 modems que em conjunto dão para operar 224 cartões sim em simultâneo…

  5. David Guerreiro says:

    Sinceramente acho que isto não fica por aqui. Já foram apanhados outros no passado com a mesma burla, e se insistem nisso é porque sabem que rende. É um pouco como esses sites de phishing de bancos, continuam a fazer especialmente da CGD. Acredito que no futuro vão aparecer mais artistas com esta burla Olá pai/mãe. Oxalá esteja enganado, não desejo a ninguém a ser burlado com isto.

  6. PorcoDoPunjab says:

    Se um filho meu me escrever “estás podendo” e “estou precisando”, leva logo uma palmada nas nalgas que até dá dois passos em frente…

  7. nunof says:

    Registo obrigatório da linha de cartões SIM novos ou desativação ao fim de x dias. Já acontece em vários países, a implementação é trivial, principalmente quando o número de telemóvel é já na prática equivalente ao número de CC ou NIF. O que me admira é não haver por cá testemunhos de clonagem de cartões SIM para acesso às autenticações por SMS (ex. apps de TVDE ou envio de códigos multi-fator pelo internet banking). Talvez porque seja um mercado pequeno e ainda há burlas mais fáceis de conseguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.