Burla “Olá Pai/Olá Mãe”: PJ apreende 1.300 cartões SIM
A Polícia Judiciária (PJ) realizou uma operação policial que resultou no desmantelamento de uma estrutura criminosa, ligada ao esquema de burlas “Olá Pai /Olá Mãe”, praticado através da rede social WhatsApp. Foram apreendidos 1.300 cartões SIM.
Nesta operação, denominada “Cartões sem Rasto”, a PJ revela que foram apreendidos 1.300 cartões SIM (oferta), para a burla Olá Pai/Olá Mãe, tendo-se constituído arguidos cinco pessoas individuais e três pessoas coletivas.
Em maio deste ano, a investigação permitiu identificar e localizar possível o “ponto de difusão das mensagens”, sendo que as buscas e apreensões, realizadas na altura, fundamentaram a detenção de um suspeito, a quem foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva, revela a PJ.
O detido atuava com sete modems, VOIP GATEWAY, cada um com 32 portas, operando em simultâneo 224 cartões SIM. Entre maio e novembro de 2023, foram operados nestes sete modems cerca de 43.000 cartões.
À data, foram ainda apreendidos cerca de 8.500 cartões SIM, 1.500 já utilizados e 7.000 por utilizar, o que revela a grandeza do esquema criminoso e as potencialidades de propagação de mensagens, que vitimaram largas centenas de cidadãos em todo o país.
A investigação identificou todos os que colaboraram no processo de facilitação das cerca de 50 dezenas de milhares de cartões SIM, ofertados por uma operadora em festivais de música e em museus, que permitia a sua utilização gratuita por 15 dias e, dessa forma, abrir contas WhatsApp e expedir mensagens de forma massiva.
A presente investigação, que atacou o fenómeno “Olá Pai, Olá Mãe”, com arguido em prisão preventiva, à qual foram anexados 35 outros inquéritos, encontra-se em fase final, perspetivando-se para breve a remessa ao DIAP de Leiria para despacho final.
Que tal obrigar as operadoras, a permitir comunicações, só com cartões registados, como faz a Suíça ou Alemanha?
Qualquer um pode usar um cartão e fazer a m**** que lhe apetecer.
E como é que fariamos esse registo?
Como se faz normalmente.
A diferença é que não é obrigatório.
Actualmente basta meter o cartão num telemóvel e este fica funcional.
Na alemanha, por exemplo, pode comprar os cartões que quiser.
Mas não faz comunicações com ele enquanto não fizer o registo do mesmo no operador.
E como é que confirmam se os dados são verdadeiros?
Documento de identificação como é óbvio.
As operadoras fazem milhões à custa destes burlões. O crime compensa para AMBOS.
Acabaram com o SEF e aceitam imigrantes com cadastro e depois dá nisto.
Sim, é um brasileiro.
O que se sabe é que é um estrangeiro ligado às máfias de leste.
que m… de comentário.
E onde fica a responsabilidade das operadores por darem cartões sem controlo?
Nenhuma. Não existe legislação que obrigue a haver controlo. Talvez um dia mude, mas por enquanto não existe.
“O detido [que] atuava com sete modems (…) operando em simultâneo 224 cartões SIM”, referido no post, foi detido em maio (link abaixo). É estrangeiro e ligado às máfias de leste.
Agora foram identificados os que forneceram os 50 mil cartões SIM.
https://pplware.sapo.pt/internet/e-o-fim-da-burla-ola-pai-ola-mae-saiba-o-que-aconteceu/
Tinha 7 modems? Ui que perigo HAHAHHAHAH
A PJ diz que já tinha obtido pelo menos 45.000€. Ainda devia estar a pagar os cartões SIM a quem lhos arranjou – que, enfim embora os tivessem obtido de graça, tiveram despesas de deslocação para ir pedi-los a festivais de musica e museus.
O tipo depois vendia-os. A PJ disse que depois de os usar, vendia-os a 1€ valores assim, nas redes sociais. Era uma forma de ganhar dinheiro 2x e de se livrar deles para outras pessoas.
O que se diz é que são cartões de oferta, de 15 dias, praticamente todos do mesmo operador. Dava para abrir uma conta no WhatsApp e pouco mais.
Mas tenho pensado nos 50.000 cartões SIM de oferta. O período para os obter terá ido de setembro de 2023 a abril de 2024 – 8 meses, o que dá 6.250 cartões/mês. É muito, mas mesmo muito, cartão. A PJ bem que podia explicar.
7 modems que em conjunto dão para operar 224 cartões sim em simultâneo…
Sinceramente acho que isto não fica por aqui. Já foram apanhados outros no passado com a mesma burla, e se insistem nisso é porque sabem que rende. É um pouco como esses sites de phishing de bancos, continuam a fazer especialmente da CGD. Acredito que no futuro vão aparecer mais artistas com esta burla Olá pai/mãe. Oxalá esteja enganado, não desejo a ninguém a ser burlado com isto.
Se um filho meu me escrever “estás podendo” e “estou precisando”, leva logo uma palmada nas nalgas que até dá dois passos em frente…
Olha que tu nem para dares rins serves, segundo um tópico aqui os teus rins duram 3 meses nos seres humanos LOL
:-D, mesmo…
Mas a malta já não dá muita importância ao que o filho diz ou faz… depois como não conhece esse parente, pode cair nesta artimanha…
Registo obrigatório da linha de cartões SIM novos ou desativação ao fim de x dias. Já acontece em vários países, a implementação é trivial, principalmente quando o número de telemóvel é já na prática equivalente ao número de CC ou NIF. O que me admira é não haver por cá testemunhos de clonagem de cartões SIM para acesso às autenticações por SMS (ex. apps de TVDE ou envio de códigos multi-fator pelo internet banking). Talvez porque seja um mercado pequeno e ainda há burlas mais fáceis de conseguir.