Burla “Olá Mãe, Olá Pai”! Apreendidos “wallets” de hardware de cripto
Sim, é verdade! A esta altura do "campeonato", depois de tantos alertas, ainda há que caia no golpe do "Olá pai, olá mãe" e também ainda há quem realize este tipo de ataques. Recentemente foi detida mais uma pessoa.
Burla "Olá Mãe, Olá Pai" com retorno de centenas de milhares de euros
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Leiria, um homem indiciado pela prática de crimes dos crimes de associação criminosa, branqueamento e burla qualificada, pelo fenómeno vulgarmente conhecido por “Olá Mãe, Olá Pai”, e que causou um prejuízo patrimonial estimado em várias centenas de milhares de euros.
A detenção ocorreu na sequência de uma busca domiciliária no concelho de Albufeira, onde vieram a ser apreendidos vários equipamentos informáticos utilizados para a prática das burlas, com recurso a tecnologia informática, e que terão lesado um número indeterminado de vítimas, não totalmente identificado, presumindo-se na ordem das centenas.
Foram, ainda, apreendidos “wallets” de hardware de cripto ativos e vários objetos de luxo com valor de mercado muito elevado.
O detido, um cidadão estrangeiro, de 42 anos, que vivia exclusivamente desta atividade ilícita, vai ser presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
Se aprenderam as wallets mas não souberem a chave(PIN) ou a frase de recuperação é a mesma coisa de não as ter.
Já agora parabéns a PJ pelo trabalho a apanhar estes artistas.
E nem sequer ter a sua posse indicia qualquer ativo nelas. O dono sempre pode alegar que nunca as chegou a usar.
Pin ou frase de recuperação? Tens de me falar mais sobre isso..
Não conheço nenhuma que não seja pelo menos 24 palavras, aqui anda uma multisig 24×2 e dois Zeus, um no cofre de casa e outro no cofre no banco.
Depois essa teoria de que ninguém vai conseguir aceder às carteiras é uma falácia, primeiro porque existem investigações e em alguns casos conseguem rastrear onde guardaram as recovery phrases e depois porque existe mecanismos legais que tornam a tua não cooperação em penas mais gravosas. Basta ver a quantidade de crypto que o governo dos EUA tem derivada de detenções e que vendem a cada 3 meses para bancar investimento nas agências de segurança
Tanto paleio para não dizer nada!
Se não tiverem PIN/frase de recuperação nada feito.
O pin é crackavel, depois não existe “frase” de recuperação.
E como é lógico vão obter pelas vias legais.
Lol atrás de lol, queria ver a crackar uma Coldcard com pin e frase de recuperação (Passphrase).
Quanto a tua teimosia sobre a frase eu posso lhe bem chamar frase de recuperação adicional (Passphrase) mas sei bem qual a diferença para a seed phrase (Frase de Recuperação).
Oh sim meios legais, mais um grande lol.
Pelos vistos este tipo de burla continua a dar resultados, pois continuam a insistir nisso.
Há muita gente, de idade, que se deixa levar pela ideia da modernidade. Esquisito é que usam cartão de crédito, para comprar cripto mas, não desconfiam do filho que precisa de 1900 euros, para um novo telemóvel… quando, até foi a mãe a dar-lhe o de 600 euros, que terá perdido.
O desgoverno deste país, quer atribuir uma tonelada de milhões d eeuros para criar modelos de AI…
O país deve investir em destruir estas redes de crime organizado, que aterrorizam o Portugês.
Portugal está a ficar muito improbrecido, a fiar sem recursos, e mesmo assim aterrorizam-nos constantemente..enfim.
Parabéns a PJ, agora só espero é que este fulano devolta os bens, e seja expulso do País para fora…de vez!!Não precisamos dessa escumalha por cá, já temos que nos chegue.
Outra coisa que a policia deve fazer, e tem a obrigação de fazer, é dizer qual a nacionalidade desse fulano…nós já desconfiamos, mas seja como for, tem a obrigação de o dizer, porque há pessoas lesadas!!!
Mais uma vez o meu Obrigado a PJ.
Uma coisa não impede a outra