Burla “Olá Mãe” e “Olá Pai” já rendeu cerca de 1 milhão de euros
Ainda se lembra da burla "Olá Mãe" e "Olá Pai" que começou a surgir no WhatsApp? Pois, a burla continua apesar de as autoridades terem detido um suspeito! Muita atenção a este esquema...
Burla "Olá Mãe" e "Olá Pai" continua bastante ativa em Portugal
O alerta foi lançado em outubro de 2022, altura em que começou a circular um esquema fraudulento com o objetivo de roubar dinheiro. O atacante começa por enviar um "Olá Pai" ou "Olá Mãe" no WhatsApp de um número desconhecido e pode que seja feita uma transferência.
Segundo a PSP, esta burla informática já rendeu aos burlões cerca de 1 milhão de euros.
Este tipo de esquema não é novo, mas continua a circular em força em Portugal. O Modus Operandi é simples! A vítima recebe uma mensagem no WhatsApp a dizer que é o filho ou filha e que precisa de dinheiro (mas já há várias variantes do "engodo").
O "atacante", que se faz passar por filho ou filha, começa por dizer que mudou de número e pede ao "pai", que é a vítima, para lhe transferir um determinado valor via MB WAY.
Burla no WhatsApp: O que fazer se lhe acontecer isto?
É importante que este tipo de esquema seja denunciado às autoridades e que outras pessoas sejam alertadas para esta fraude. Quanto à resposta ao burlão, apenas deve ignorar as mensagens.
Se receber alguma mensagem de um número desconhecido a dizer ser o seu filho(a), CONFIRME sempre antes de enviar (através de uma chamada, ou uma mensagem com pergunta/resposta combinada previamente com o seu filho(a)… etc.
Este tipo de burla ganhou muita tração em outros países, como é o caso do Reino Unido, e está a acontecer cada vez com mais frequência em Portugal. De relembrar que os ataques de Phishing continuam a ser o principal vetor de ataque em Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Quem está de fora fica surpreso como é que alguém passa assim dinheiro sem confirmar se realmente é mesmo o filho, mas há pessoas que não vêm mal e acreditam, ao meu sogro fizeram igual, ele por acaso ligou para mim a perguntar se era a minha esposa, eu alertei para o esquema e ele perguntou qual das filhas é que era e claro nunca mais recebeu resposta.
A seguir vao-se lembrar de trocar o pai/mae pelo amigo/amiga, e vao enganar mais uma data de ingenuos que andam por ai.
“Oh amigo/amiga, empresta-me ai 20 paus…”
Ó Pedro Pinto, com essa imagem ficamos a saber o teu número 🙂
Como assim? Tu usas o WhatsApp?
É o número do remetente/burlão
O número do burlão, antes dizendo?
Ah sim, é o número do burlão
Assim sendo podemos mandar uma mensagem para esse número a pedir emprestado dinheiro porque sabemos que o pai/mãe dele já lhe enviou. Será que cola? 🙂
Atiram com o barro a parede a ver quem e ? Se pai ou mae ? E se falharem no sexo nao da logo para desconfiar ? Sinceramente este tipo de burlas tornam-se tao ridiculas. Mas da para perceber que muita gente inocente ou nao consegue cair nisto. Nao comecem a abrir a pestana nao.
Mas quem é que cai nisto ? só podem ser o mesmo tipo de pessoas que caiem nos esquemas do mb way, existem cada vez mais alertas para este tipo de esquemas e mesmo assim as pessoas continuam a cair.
Resposta: Queres dinheiro? Vai mas é trabalhar…..
Podiam abordar o burlao desta forma “Filho diz-me onde estas que eu te envio o dinheiro pessoalmente” O resultado dessa abordagem era um afastamento completo do burlao, quase de certeza.
Andam uns prints a serem partilhados no Whatsapp. Ao que parece os “burlões” apanhados eram somente “testas de ferro inconscientemente” de alguém que evaporou do mapa. Ou então estão a colocar o plano B (vitima) em pratica. isto já não se sabe em quem acreditar.
Olha um gajo não ter filhos e estar ao lado da esposa e recebe uma mensagem destas, é preferível ficar sem o gito do que explicar a esposa que é uma burla 🙂
O medo de ser honesto é uma coisa lixada…
Maior burla aos bolsos dos portugueses chama-se “Olá Papa”
Tantos tansos a cair nesta armadilha.
Não tenho encantamentos para isto.
PorcoDoPunjab. o encantador de burros
ha ha ha ha ha 😀
Tenho uma solução mais simples. Usar a função principal do telefone e ligar logo para o numero da mensagem e “falar” com o filho/a…..
“Vai já chamar a tua filha!” 😀