Black Friday: o dia em que se perde a cabeça com preços loucos
A Black Friday é hoje um dos eventos comerciais mais esperados do ano. Original dos Estados Unidos, este dia de promoções alargadas ganhou dimensão global, conquistando consumidores em países como Portugal, Brasil, Reino Unido, França, entre muitos outros.
Black Friday este ano será a 28 de novembro
O termo Black Friday surgiu na cidade de Filadélfia, nos anos 1960, utilizado inicialmente pela polícia para descrever o trânsito intenso e o caos nas ruas no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que ocorre sempre na quarta quinta-feira de novembro. Mais tarde, a expressão ganhou um novo significado no setor comercial: representa o momento em que os comerciantes passam das perdas (valores “a vermelho”) para os lucros (valores “a preto”), devido ao elevado volume de vendas.
Em 2025, a Black Friday será no dia 28 de novembro. No entanto, muitos comerciantes optam por alargar os descontos durante toda a semana — a chamada "Black Week" — ou mesmo ao longo do mês inteiro (“Black Month”).\
Em Portugal, a adesão tem sido crescente, com grandes superfícies, cadeias de retalho, marcas de tecnologia e até pequenos negócios locais a oferecerem descontos atrativos.
A Apple participa na Black Friday, mas de forma diferente da maioria das marcas. Em vez de grandes descontos diretos nos preços dos seus produtos mais recentes, a Apple costuma oferecer cartões oferta (gift cards) na compra de certos dispositivos — especialmente no seu site oficial ou em lojas autorizadas. Mas a Worten, por exemplo, faz um autêntico Apple Black Friday e também um Black Friday nos Telemóveis.
A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para compras planeadas e conscientes. É importante comparar preços, verificar a credibilidade das lojas e evitar compras por impulso.





















Há 5 anos comprei um aparelho de som por 149 euros. Três meses depois, foi proposto na Black Friday por 179 euros. Assim não haverá um buraco negro na sua conta bancária.
Vigarisse legalizada.
+1
Devia de ser Blind Friday, consumismo cego compulsivo e cegueira em relação a “promoções” com preço inflacionado nas 2 semanas anteriores!
Eu queria comprar uma televisão, tenho acompanhado os preços … O mais barato que vi, foi 1399 euros, não comprei e hoje está a 1999euros, acredito numa grande promoção volte a valores próximos de 1399euros …. Seja black ou white
Uma 8k da Sony? (1999 euros e dá acesso à PSN, se tiver a PS5?)
Bem pelo contrário… a Sony deixou de produzir e já encerrou a fábrica (despedindo 6000 funcionários), porque só lá para 2080 é que o 8k será normal, na melhor, das melhores hipóteses. Mesmo o 4k já há produtoras que estão a remover suporte, porque gastar 60000 terabytes, de dados, não é rentável.
Na França, a TNT, já tem canais FHD a serem removidos, passando a ficarem HD, pois dão 8000 milhões, de euros, de poupança anual, ás empresas de comunicações.
Em 2023 vi uma televisão, que gostei. 399 euros. Era cara. Em Setembro, noutra loja, apareceu, aquele modelo a 240 euros, oferecendo portes. Comprei-a.
Na black friday, vi o mesmo modelo, em 12 lojas, a mais barata 389 euros. O comparador de preços, dizia que, nos últimos 30 dias, o preço, mais baixo, tinha sido, entre, 499 e 570 euros. Ora a que comprei continua a funcionar, faz tudo o que queria.
que comparador usou? o do kuantokusta ?
Os preços aumentam 30-50% um mês antes!
Há mais de 10 anos que já não compensa esperar pela Black Friday.