BitTorrent explicado de forma simples
A maioria dos utilizadores usa os serviços que lhe são disponibilizados, sem entender muito bem o que se passa fora da sua vista. Não entendem os processos que estão associados a essa utilização e a forma como eles se passam.
Um desses exemplos é a utilização de redes de partilha de conteúdos BitTorrent. Sabemos que podemos instalar um cliente, que podemos pesquisar o que pretendemos ter no nosso PC e que dos muitos resultados obtidos só temos de escolher um. Todo o processo acaba com uma espera e com os ficheiros do nosso lado. Mas e o que se passa para lá do nosso PC?
Este vídeo permitiu que tomassem consciência da forma como é feita a partilha de conteúdos nessa grande rede e qual a nossa participação nesse grande novelo.
Afinal, o que é um BitTorrent?
Vamos perceber a forma como os ficheiros são partilhados pela Internet e o que torna o BitTorrent diferente de outras redes. O vídeo, de forma simples, explica ainda que aplicações podemos usar nessa rede e como devem ser usadas.
Ficaram também a entender qual o papel de cada um dos elementos nessa grande rede e a forma como os ficheiros são entregues nos vossos computadores.
Apesar de estar associado à partilha de conteúdos ilegais, esta rede foi originalmente pensada e desenhada como uma rede de distribuição de ficheiros de forma descentralizada e que permite aliviar a carga de servidores de partilha, distribuindo essa responsabilidade por cada um dos clientes. Por essa razão não nos podemos limitar a tomar uma atitude passiva e recolher apenas ficheiros partilhados pelos restantes utilizadores.
Este é um exemplo de uma grande ideia que foi lentamente desvirtualizada para fins menos próprios, mas que ainda hoje pode e deve ser usada para a partilha de ficheiros de forma distribuída.
As ferramentas existem e são boas, compete-nos é a nós, utilizadores, darmos-lhe uma utilização adequada e dentro dos parâmetros ideias. Tudo o que fuja a essas regras está sujeito a problemas e a imposição de limites e barreiras.
Homepage: BitTorrent
Este artigo tem mais de um ano
Eu uso uma variante do Bitorrent que ate pertence a mesma companhia que é o Utorrent. É muito leve no sistema 🙂
trata-se de um cliente diferente, mas o protocolo é o mesmo, qualquer que seja o programa que usas.
O Utorrent não é uma variante; é apenas um dos muitos clientes que existem como interfaces para o utilizador do protocolo BitTorrent. Ou seja, o protocolo de transferência de ficheiros é só um mas há vários programas que o podem utilizar, eu uso o Azureus.
Se quiserem saber o que é o BotTorrent passem por aqui para verem que isto pode ser perigoso:
http://redes-e-servidores.blogspot.com/search/label/BotTorrent
Fica o aviso…
Interessante… desconhecia.
isto é tudo muito bonito, mas os isps (tipo a zon) estão a castrar as torrents cada vez mais (ao ponto de não se conseguir sequer 1% da velocidade contratada). como o sitema de controlo deles é completamente cego tanto faz que o conteudo da torrent seja legal ou ilegal. por isso, zon4never.
Isso é algo que já fazia a antiga oni. O melhor é mudar de operador e nas definiçoes colocar “forçar ligação”. Isto permite aumentar a velocidade. Contudo, o protocolo torrent tem outro grave problema: a proteção dos ip’s dos utilizadores de forma a não ser visto por terceiros.
Gostaria de saber se algum programa p2p adoptou a tecnologia i2p ou ip2p, em que o ip fica protegido.
ATENÇÃO: ACAPOR e congeneres usam os torrents para monitorizar os downloads e denunciar os ip’s. Usem o peerblock e o tor (recomendado).
o tor é recomendado para torrents? Não me parece. Isso é o primeiro passo para matar o tor. Além disso o tor é lento.
Não usas o tor, mas podes usar uma proxy.
Ou então compras uma conta premium de uma VPN.
Exacto, usando o Tor para torrents bem que eles nem estavam prontos no ano que vem… :S
Todo o cuidado é pouco com os fdp (desculpem me a expressão) dos gajos da ACAPOR em cima.
O Peerblock tem os IP’s da ACAPOR nas listas? Não me parece, teria de ser feito manualmente não?
Não bloqueia os da ACAPOr mas bloqueia de outros.
zon4never é um bom nick, mas a Meo porta-se da mesma maneira.
Eu tenho zon e também pensava que acontecia isso. Mas alterando as definições da ligação, fica normalissimo. Verifica as configurações da ligação.
@zon4never
Isso que os ISPs fazem é o chamado “Trafic Shaping”
As operadoras negam esse comportamento, já que é ilegal. Mas fazem-nos, é fácil comprovar isso, com dois ou três testes chega-se facilmente a essa conclusão. Fazem-no para prioritizar vários protocolos, principalmente o http.
Se os sites de torrents tiverem download por SSL, alguns têm-no (eu utilizo um frequentemente que disponibiliza) façam download dessa forma. Já que as operadoras não conseguem “perceber” que tipo de dados estão a passar e passa à velocidade máxima.
É normal, e sei que a Zon o faz. Normalmente, na Zon, o trafic Shaping só não está activo durante a madrugada.
zon4never
só uma vpn põem cobro a situação do TS deles em qualquer protocolo
e por ssl tambem…
Torna-se assim claro que indo ao fundo da questão quando se fala em partilha de ficheiros, (alegando a Pirataria) isso não será verdade.
Aqui passa-se tal como uma carteira de cromos de colecção.
Tu partilhas apenas os repetidos e nunca a carteira completa. Aqui também nunca partilhas o ficheiro completo mas sim pedaços dele que nunca chega ao mesmo destinatário.
Por isso quando alguém te disser que estás a fazer pirataria, negas com este conceito. Se eu adquiri um ficheiro para meu próprio uso e ano o partilhar completo na rede a um destinatário mas apenas pedaços, estou apenas a permitir que o outro o adquira mais facilmente para beneficio próprio e sem ter objectivos de lucro financeiro.
Conhecem aquela história da senhora que ganhou um caso num tribunal americano por causa de um gato que ela meteu no micro-ondas e o matou?
Não puderam alegar que a senhora fez um crime visto que nas instruções não dizia que era proibido colocar animais vivos no micro-ondas.
Incrível mas é verdade.
Torrents para mim são sempre bem vindos, tenham eles o tipo de conteúdos que tiverem.
Cumprimentos.
O problema dos torrent é que muitas organizações como a acapor criam fakes para apanhar os ip’s dos outros utlizadores. Se por um lado eles são contra a pirataria e que usa os ditos programas, por outro fomentam a mesma colocando torrents para outros poderem sacar.