Backupify – Cópias de segurança na Cloud
A Cloud está na moda. Tudo gira em torno de um suposto mundo na nuvem, onde o chão é virtual e os dados gravitam num pretenso ambiente seguro. Mas e se invadirem a cloud? Se apagarem os dados das nossas redes sociais ou mesmo de serviços como o Gmail ou o WordPress? Quem nos garante o serviço de restauro?
Posso estar enganado, mas se isso acontecer azar de quem perdeu os dados. Não estou a ver o Google, por exemplo, a restaurar anos a fio de mails que tenho nas minhas contas. Só me resta acautelar de alguma forma esse e outros serviços.
Começamos a depender de serviços "do além" sem termos a real noção da sua importância no nosso dia-a-dia, cada vez mais as pessoas dependem de redes sociais como o Twitter ou o Facebook... canais para propagar e para apimentar as vidas e os "negócios" de muita gente.
Backupify é uma ferramenta que permite a criação de cópias de segurança de mais de uma dúzias de serviços online.
Serviços suportados:
- Flickr
- Delicious
- Zoho
- Google Docs
- Photobucket
- WordPress
- Basecamp
- Gmail (temporariamente desligado)
- FriendFeed
- Blogger
- Hotmail
Alguns destes serviços estão em fase beta, provavelmente ainda não terão uma performance como deveriam ter, no entanto podem experimentar para verem o seu funcionamento.
Por falar em funcionamento: este serviço é simples, escolhemos o serviço que queremos salvaguardar, permitimos o seu acesso ao mesmo, colocando as nossas credenciais e escolhemos o método de cópia para cada serviço. Depois podemos ser notificados periodicamente das cópias executadas.
Obviamente não será um serviço totalmente imune ao "apagão", caso este venha a acontecer na Cloud... pois também faz parte. Mas pode proteger os nossos dados se uma conta for atacada e o atacante tenha destruído a informação dessa nossa conta do Twitter, do Facebook.. ou de outro qualquer serviço.
Façam a vossa inscrição gratuita até 31 de Janeiro e usem à vontade. Já não é mau de todo ter este serviço, pelo menos não perdemos tudo.
Homepage: Backupify
Este artigo tem mais de um ano
Logo logo o google compra o serviço, incrementa..
Isso é verdade… mais dia menos dia são comprados 😀
Serei só eu que tenho reservas em fornecer os as minhas credenciais de por ex. a minha conta do gmail a programas deste tipo ou redes sociais tipo facebook ou Hi5 para que supostamente tenham apenas acesso aos meus contactos.
Se calhar sou eu que tenho medo do BigBrother mas que ele está de olho está 🙂
Essa inscrição gratuita é permanente ou, depois de 31 de Janeiro, TODOS terão que pagar da mesma maneira?! O_o
Putz, acabei de encontrar a resposta:
“You get unlimited storage if you sign up now. Future free accounts won’t have that. And as far as premium features go, that is something that we (like most web companies) will constantly modify and experiment by combining them in different packages to see what people want. So I don’t really know at this point what advanced features will be part of the free accounts, and which will be part of the premium accounts.”
~ http://blog.backupify.com/2009/12/27/what-does-free-online-backup-until-jan-31st-mean-exactly/
Ou seja, quem estiver interessado que se cadastre JÁ pra garantir espaço ilimitado e alguns recursos.
Modificações e novos pacotes virão, mas sugiro que aproveitem essa promoção. =D
PS: Vitor, seria interessante traduzir e acrescentar a explicação ao post, não?!
Para quê? Com leitores como tu, não é necessário o post dizer tudo, assim podemos ter mais e melhor informação trazida pelos leitores. Isto é o que se chama interactividade blogger/reader 😀
Obrigado meu caro.
O conceito é bonito, mas coisa que não me cabe é facultar os acessos de acesso a uma rede, das outras redes onde estou registado. Backup por Backup era cada qual ter uma Opção para tal, ou então uma API para salvaguardar um conjunto de dados, tipo, o que faz esse serviço, mas para –> offline. Personal content deve ser guardado no proprio computador pessoal do autor e nao num outro serviço web, com acesso a todas as redes sociais e webservices em que é compatível, num tarda nada quando este backupify arrecadar uns milhares largos de acessos de x users vezes x redes socias, mandar uma mensagem a cada, “o teu amigo X fez backup de todas as redes sociais no Backupify, regista-te e salvaguarda toda a tua informação privada num unico click* (asteristo)”
* free user = 250mb
premium user = unlimited ( 50€/year)
oh God… Make me good… But not yet!!
Eu deveria comentar apenas o serviço, mas não resisto a falar de um tema relacionado: “cloud”. Tenho pena que em Portugal, e de uma forma geral, os jornalistas, e até o Pplware, estejam a adoptar o termo “cloud” para referir-se à “nuvem”. Dentro em breve, será inevitável: “o termo “cloud” é comummente utilizado pela comunidade informática, até já foi introduzido no dicionário da Porto Editora”, etc.
Mas a questão é que só se chegará a essa altura inevitável devido a insistente utilização nos dias de hoje de um termo inglês para uma palavra que existe em português a significar precisamente o mesmo! Se agora, no início dos serviços na “nuvem”, a comunidade informática portuguesa utilizasse o termo correcto em português, seria esse termo a “pegar” e ninguém diria que “cloud” é que é o correcto.
De outra forma, estaríamos como no Brasil, onde não há rato ou impressora, mas sim “mouse” e “printer”, onde não se apaga, mas sim se “deleta”… Enfim, e assim dá-se cabo de uma língua.
+ 1 pela Nuvem.
O resto é mania de ser “cool” e muito “High Tech”
Boas,
eu não sou entendido neste assunto, mas não seria mais pratico fazer um backup desses mesmo serviços para o nosso próprio pc, nem que fosse necessário comparar um disco externo com espaço suficiente.
Assim não teríamos de facultar nossos dados a outra entidade que pode ou não ver os nossos dados, que a realidade depois de terem nossos dados podem fazer o que quiserem.
Mas isto é só a minha opinião e não sei se será possível fazer o backup de todos esses serviços para o nosso pc. o Caso do mail da os restantes não sei..
Mais um serviço que parece muito bonito e ao qual muitos se atiram de cabeça sem sequer pensarem seriamente sobre o assunto!
Desde puto que me lembro de o meu pai me dizer:
“Um backup não serve para nada se não puder ser restaurado.”
Para que me serve estar a fazer backups das minhas “contas sociais” se, caso haja algum problema, não puder fazer o restore de nada?
Ss FAQ deste serviço são elucidativas:
… ou seja… só deram 2 exemplos e, mesmo nesses 2, dizem que não conseguem recuperar os dados em condições!
Num têm que meter as cenas à mão!! (Imagino o que é fazer isto para 2 milhões de clientes!) No outro, em que o que mais interessa é a data e hora em que se coloca uma mensagem, dizem que as mensagens vão ficar todas com a data da altura do restore!
Muito bom mas… para mim, nem de borla!
Prefiro confiar que os meus dados nesses serviços estão seguros.