Atenção influenciadores digitais! O que pretende a UE?
Com as redes sociais, apareceram também os "influenciadores digitais", que, na prática, são pessoas com muitos seguidores que, tal como o nome sugere, têm a capacidade de "influenciar". A União Europeia tem uma preocupação!
Influenciadores Digitais devem estar esclarecidos sobre impacto da desinformação...
De acordo com as informações mais recentes, a UE quer que influenciadores digitais estejam esclarecidos sobre impacto da desinformação.
Nesse sentido, o Conselho da União Europeia (UE) “convida a Comissão a explorar formas de apoiar os influenciadores a nível da UE, nomeadamente através de uma abordagem política coerente centrada na literacia mediática e no comportamento responsável em linha, bem como a utilizar os fundos e programas comunitários existentes em matéria de educação para os meios de comunicação social“.
O Conselho considera que os influenciadores necessitam de“competências de literacia mediática para compreenderem o potencial impacto negativo da partilha de informação errada e desinformação, do discurso de ódio em linha, da ciberperseguição e de outros conteúdos ilegais ou nocivos“.
A UE sublinha que uma das maiores preocupações é o aumento do número de ‘kidfluencers’, que são influenciadores com menos de 18 anos e a necessidade de os pais, tutores e cuidadores os protegerem.
Por muito que não goste de influenciadores, qualquer dia na UE a liberdade de expressão é regulada tendo em vista o “bem comum da União”, tal como diria Salazar quando se referia ao “bem comum da Nação” para justificar a censura.
De certa forma já é regulada. Fala-se muito da liberdade de expressão no âmbito do 25 de abril, mas a verdade é que essa liberdade já não existe.
os pais colocam telemóveis nas mãos de crianças com 2 anos e menos só para não terem que lhes dar atenção, alguma vez vão proteger os filhos(?) e então quando o guito começar jorrar em força vão é proteger o negócio!
Tem necessariamente que haver esta inutilidade humanoide, não podemos ser todos espertos e com sucesso. Aliás, eles são uma peça fundamental nisto da vida, alguém tem que ficar na base da pirâmide para alimentar as do topo.
Os Brasileiros que sofreram isso e estão a sofrer atualmente com o novo governo afundado com representantes políticos que ganharam nas eleições usando a engenharia de fake news (desinformação). E mesmo depois que o candidato tenha perdido tentaram um golpe. Hoje em dia em ano de escolha de lideres municipais e vereadores já a um movimento a partilhar a desinformação. Para saber sobre o que está acontecendo com o brasil -> intercept.com.br