Atenção às chamadas de números que começam por 00 ou +
Nos últimos anos são inúmeros os esquemas fraudulentos que circulam. Em 2017 alertamos aqui para a denúncia de utilizadores que estavam a receber chamadas de números internacionais desconhecidos.
Recentemente a ANACOM voltou a alertar para chamadas de números internacionais desconhecidos que podem esconder esquemas fraudulentos.
Chamadas de números internacionais podem "cobrar" valor acrescentado
Se receber chamadas e toques de números internacionais que não conhece (números começados por "00" ou "+" e o indicativo do país) não atenda e não devolva a chamada. Pode tratar-se de um esquema fraudulento dirigido aos utilizadores do serviço telefónico, com o intuito de os levar a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhes um valor que pode ser elevado.
Segundo a ANACOM, os países de origem e os números utilizados para a prática deste crime vão variando e, por essa razão, bloquear os números não resolve totalmente o problema. O seu operador também não pode impedi-lo de receber chamadas internacionais de um determinado país, pois não é possível distinguir uma chamada legítima de uma fraudulenta.
No caso de atender uma chamada nacional ou internacional e suspeitar que se trata de uma chamada de vishing, desligue a chamada sem interagir com o interlocutor. Nunca facilite o acesso aos seus equipamentos a pessoas que não conhece, nem forneça dados pessoais.
Se suspeitar que pode estar em causa a prática de um crime, deverá apresentar queixa junto da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana da sua área de residência. Em alternativa, pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram, uma vez que a ANACOM não tem competências para investigar este tipo de situações.
Este artigo tem mais de um ano
E quando se recebe uma chamada de +351 devo rejeitar a chamada por ser “internacional” de Portugal?
Se estás dentro de Portugal isso é suspeito.
Pode ser um Caller ID forçado.
Também tenho recebido muitas de +351
A ANACOM, ou o Parlamento, poderia exigir aos operadores que bloqueassem todas as chamadas com origem internacional sem que as pessoas/ empresas tivessem de fazer o que quer que fosse, e quem precisasse de receber chamadas internacionais (com tantos métodos de comunicação via Internet alguém ainda precisa?) poderia ir ao site do operador e na área de clientes activar a recepção de chamadas internacionais.
E permitiam ainda bloquear o fazer chamadas para o exterior e enviar sms para o exterior, caso a pessoa assim o quisesse. Especialmente para evitar as aplicações que possam fazer chamadas, ou enviar sms pelo utilizador do aparelho.
Não pode. Muitas empresas de software usam SMS para verificar Utenticações
isso de bloquear chamadas internacionais, não faz sentido nenhum, porque por 1001 razões podes precisar de receber e ligar para um numero internacional.
Agora, o que devia ser legislado e obrigatorio, ou até mesmo acabar era com esses numeros de valor acrescentado, porque mesmo em portugal ha numeros de valor acrescentado.
(ex: concursos publicitarios, “doacoes”, etc basicamente tudo o que é televendas)
Isso só por si já é esquema, ou jogo de sorte ou azar, ou o que queiram chamar.
Para mim no minimo, era obrigatorio quando ligas para um numero de valor acrescentado, o teu operador ser obrigado, a informar “Esta a ligar para um numero de valor acrescentado, deseja continuar? carregue na tecla X”
Alternativamente também te podes fechar em casa e não sair à rua.
Não serve de nada, a chamadas internacionais chegam a qualquer lugar cá em casa. Não fico protegido delas.
No meu smartphone meti um programa que só permite chamadas de números na lista, mas muita gente não tem tais programas, ou sequer é possível meter tais programas por exemplo em telemóveis para idosos.
Receber chamadas de nºs que apenas estão na lista autorizado é um risco enorme. Pode acontecer alguma urgência em alguem conhecido ligar de um numero desconhecido, e não recebermos a chamada. E atender uma chamada qual quer que ela seja nunca irá automaticamente consumir saldo ou pagar algo. Normalmente os esquemas sao ao atender e seguir as ordens do burlador, ou devolver a chamada e ai, ao devolver pode ser um numero de valor acrescentado.
Entao e os imigrantes ? Ligam para as pessoas para tratar de certos assuntos atraves de que ?deveriam sim acabar com os numeros de valor acrecentado .
E quando vão acabar com o “707” chamada local e tem que se pagar.. eles ainda aí andam
… e muitas empresas têm esse número para o cliente reclamar ou saber alguma informação sobre o serviço que lhes paga…
E o porque de a ANACOM não exigir que aquando se recebe chamadas de qualquer numero internacional ou nacional, que sejam a cobrar de nos avisar antes e só depois de darmos consentimento a chamada é efectuada.
Não lhes deve ter qualquer interesse pois também lucram com esses mesmos esquemas.