Quantcast
PplWare Mobile

Apagão do Facebook deveu-se a “mudança de configuração defeituosa”

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Zé Fonseca A. says:

    Mais concretamente uma alteração de routing dinâmico BGP.

    https://blog.cloudflare.com/october-2021-facebook-outage/

  2. Petrus says:

    Senti-me bem sabendo que essas porcarias (das quais só uso uma) não funcionavam. Por experiência própria, tenho a certeza que seria mais feliz se a internet acabasse. Estou à espera da grande tempestade magnética!

    • Mais1ComentarioCensurado says:

      lolol Eu cá vou esperando pelos extraterrestres, se é que eles já cá não estão certo?

    • Miguel says:

      Nem fazes ideia do que dizes… A internet não serve só para “brincar”… A única vantagem que via nisso era teres evitado esse post

    • Há cada gajo says:

      Seríamos todos mais felizes sem os teus comentários depreciativos sobre algo que é muito mais do que aquilo que conheces.

    • João says:

      Que fazes aqui a escrever comentários num site? Sai daqui, sê feliz!

    • Hugo says:

      Nesse caso…a culpa é toda tua.
      Se as drogas desaparecessem eu não era mais feliz…a menos que tivesse um problema de adição.

    • Petrus says:

      Ah ah ah ah! Todos abespinhadinhos! Até lhes dava um chilique se acabasse!…

    • Vrael says:

      Podes sempre apagar tu isso e não usar. A internet foi a melhor coisa que aconteceu à humanidade sem dúvida. A internet não são redes sociais, a internet permite a troca de informação, de comércio mundial, permite rapidez nos serviços, permite acesso a nível de informação como nunca antes vista na história da humanidade, qualquer pessoa pode ler ou educar se sobre um tema ou área… lá porque não gostas das redes sociais não estragues a melhor invenção de sempre. Apaga e vai ler o jornal.

  3. Samuel Pereira says:

    Estranho é Huawei também teve com problemas e nem uma palavra sobre o assunto

    • Helio says:

      Tive também problemas com equipamentos da Huawei, um hotspot e dois tlm.
      Os dois tlm conectavam-se por wifi, mas “sem acesso à internet” como mensagem, isto ao hotspot, e a um router 4.0 da NOS.
      Ao router ainda fiz reset, mas nada.
      Ou seja, presumo eu, que o problema esteve no wifi dos tlm.
      Por coincidencia, tudo aconteceu na mesma altura do “apagão”

      • Miguel Fonseca says:

        tive exatamente o mesmo problema com o meu mate 20 pro. mas bastou desativar o dns da cloudfare e voltei a ter net.

        • António Matos says:

          Sim. Alguns dns começaram a falhar mas o problema está no Chrome do Android. Não sei o origem da query da mensagem no topo da janela do Chrome “sem acesso à Internet” mas na realidade o tlm está ligado à Net. Se mudarem para um dns da Google ou forçar para o dns para o IP do router tudo voltava ao normal. O 8.8.8.8 é o 8.8.4.4 estava. Com problemas, devia ser por causa dos retries de toda a gente ao IP Facebook.com e é natural q com retorno de 10sec não há dnsq resista!

  4. Gervásio says:

    LOL, aposto que é mais um que pensa que a terra é plana e a vacina é 5G integrado.

    • Oie says:

      Desde que levei a vacina que os downloads no smartphone se tornaram mais rapidos e apanho sinais de rede em zonas onde não apanhava. Coincidencia não acredito, e possivel que a vacina nos torne em hotspot

  5. Lucas says:

    Não sei como é que sites de referência engolem as explicações oficiais deste tipo de empresa.
    Até parece que são newbies …

    • Manuel Costa says:

      Quando se tem uma rede para gerir que tem 87430000000000000000000000000000 de ligações a cada segundo, o routing precisa de suporte para ir gerindo isso. Desde o filtrar os DDos, até ás situações de publicidade que validam os clicks. O serviço web já estava com problemas desde sexta-feira. A App funcionava, daí que 0,0000000001% dos utilizadores notou que algo estava errado. Até que a coisa estoirou quando a empresa não comunicou a alteração do DNS base do próprio site. Nesse momento, acabaram-se as ligações web (os servidores estavam operacionais mas, com um IP diferente do que os serviços de DNS tinham registado), as apps ficaram sem ligação pela mesma razão.
      Quando viram que a bomba estoirou, foi preciso forçar os updates de DNS pelo mundo… algo que demora 4 a 6 horas, no mínimo.

  6. JF says:

    Cidadãos Portugueses, deixem de ser parolos(as), protejam a vossa privacidade, garantam a vossa segurança e bem-estar, apaguem as vossas contas nas empresas Facebook, Instagram, Twitter, Google, Whatsapp, Signal, etc..

    Só pessoas com problemas mentais, mal-intencionadas, com complexos de inferioridade e uma extrema dificuldade em relacionar-se e interagir com outros Seres-Humanos, cara-a-cara, fisicamente, e verbalmente, é que se esconde numa rede social.

    Saiam às ruas, falem uns com os outros, convidem uma mulher bonita para beber um copo e trocar ideias, façam sexo, sejam Humanos e apaguem as vossas contas nas empresas Facebook, Instagram, Twitter, Google, Whatsapp, Signal, etc..

    – La mayor filtración en la historia de Facebook: los datos personales de más de 1.500 millones de usuarios, a la venta en un foro de ‘hackers’

    https://actualidad.rt.com/actualidad/406010-reportan-datos-personales-1500-millones-usuarios

    P.S.: Caso pretendam uma ferramenta de comunicação segura, que respeita a privacidade dos seus usuários, garante a liberdade de expressão, e eficaz, recomenda-se o aplicativo Telegram.

    • wtvlol says:

      Se sair à rua apanho covid.

    • Há cada gajo says:

      Jovem, as redes sociais não só aquilo que tu achas que são. Há muitos empregos que delas dependem. Tem juízo. Se queres privacidade, desliga-te da net. Não tens autoridade para recomendar o que quer que seja. Controla tu os teus dados. Lê os termos de utilização de cada aplicação. Introduz os dados que aches que não afectem a tua privacidade. Ou então desliga-te. É tão simples. E quem será o parolo com problemas mentais e mal intencionado ?

  7. Patinhas The Third says:

    Ainda julguei que tivesse sido o pessoal da limpeza que tivesse desligado o Facebook para ligar o aspirador [ironic mode off]

  8. PeterOak says:

    A culpa é sempre do estagiário.

  9. Manuel Costa says:

    Desde Sexta-feira que a web do facebook e do insta estava com grandes problemas. Nas apps ninguém notou por usar um routing diferente… até que os servidores de DNS deixaram de conseguir localizar os servidores da empresa Facebook. A empresa mudou de suporte nos servidores americanos e europeus, para reduzirem os custos, não foram activados os ips secundários enquanto faziam a mudança de routing. Sem isso, ao desactivar o IP principal do serviço, os servidores de DNS ficaram sem saber onde se ligar.
    A empresa terá percebido o erro poucos minutos depois, ao ver os acessos despenharem-se em 99,9%. Só que fazer o update do serviço, a nível global, demora 4 a 6 horas… mesmo assim, durante a próxima semana ainda é provável existirem problemas localizados, quando algum servidor de DNS tente a ligação antiga.
    Foi algo parecido com o que aconteceu ao Gmail, há uns 6 meses atrás, quando a Google mudou os serviços, para facilitar a utilização de um código diferente na app, tendo desactivado o servidor base, antes dos novos se terem propagado.
    É algo que será comum de ir acontecendo, pois se se pensar a nível nacional, uma operação dessas demora 30 minutos a 1 hora a ser propagada aos servidores DNS, a nível internacional, demora muitíssimo mais.

  10. wtvlol says:

    …ou se calhar ataque DDoS.

    Cheira-me a desculpa esfarrapada.

  11. Gates says:

    Claro que é desculpa. Os sistemas são redundantes.

    Mas alguém com o mínimo de conhecimento acha que o problema foram os servers DNS ?

    Isto foi só o início https://www.poder360.com.br/tecnologia/alem-do-apagao-hackers-anunciam-suposto-vazamento-de-dados-do-facebook/ depois foi o que se viu.
    Alguém já ouviu algum banco dizer ao público que foi atacado?

  12. Gates says:

    O roubo foi antes.

  13. alt.menino says:

    O apagão não foi geral….. as redes sociais para mim : respondem a necessidades que tem sempre “Armadilhas”. Qualquer tipo de moeda, associada a este tipo de serviço corre-se um sério risco de numa fracção de segundos ver-se a conta diminuir….. as redes sociais são a maior base de dados, será a roda dentada da I.A.

  14. triste com isto tudo says:

    pois… e eu sou o pai natal …
    que grande coincidência, o fakebook vai abaixo e fazem um scrub down justo quando saem os documentos da whistleblower… pois coincidências destas eu não acredito !

  15. TiagoC says:

    …foi uma manobra de diversão, uma distração para aquilo que realmente importa:
    -Pandora papers
    -whistleblower do 60 Minutos (que já falou ao Senado ontem)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.