Alerta Interpol: Medicamentos vendidos na Internet matam
A Internet é hoje o "local" onde quase tudo é possível e bastante explorada ao nível do negócio. Os consumidores facilmente podem, por exemplo, comprar medicamentos via Internet sem a necessidade de receita médica.
No entanto, existem inúmeros sites que actuam completamente fora do controlo das autoridades competentes, nomeadamente do Infarmed. Recentemente a Interpol emitiu um alerta à escala global sobre os riscos de ingerir as cápsulas de emagrecimento 2,4-dinitrofenol ou DNP que estão à venda na Internet. Isto porque há já uma morte associada este produto.
Apresentada como uma “solução milagrosa” para o emagrecimento, as cápsulas de emagrecimento 2,4-dinitrofenol ou DNP têm vindo a ser noticia pelas piores razões. As autoridades internacionais já classificaram o medicamento como uma “droga ilícita e potencialmente letal” e recentemente a Interpol emitiu um alerta global sobre os riscos de consumir este medicamento.
O comunicado da Interpol foi solicitado pelas autoridades francesas após a morte da estudante britânica Eloise Aimee Parry, que ingeriu oito cápsulas de DNP. A estudante de 21 anos acabou por falecer apenas três horas após o diagnóstico isto porque não há qualquer antídoto para o DNP. Este tipo de “medicamento” é vendido livremente na Internet sob a forma de pó amarelo ou então em creme.
Tal como revela o comunicado emitido pela Interpol “Além dos perigos intrínsecos ao DNP, os riscos associados ao uso são também potenciados pelas condições de fabricação. Além de ser produzido em laboratórios clandestinos, sem normas de higiene e sem o conhecimento de especialistas, leva a que os consumidores fiquem expostos a um risco maior de overdose” . De salientar que a substância foi utilizada pela usada pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial, e era usada na fabricação de explosivos.
O primeiro registo de morte relacionado com o consumo de DNP aconteceu em 1938, quando um americano ingeriu o medicamente e temperatura corporal atingiu os 43,3 graus.
Este artigo tem mais de um ano
Muitos casos destes podiam ser evitados se o acesso a fármacos regulados fosse mais fácil. Não acredito que alguém vá comprar comprimidos na Internet se pudesse comprar na farmácia. O grande problema é mesmo não os poder comprar sem receita.
Se não podem comprar sem receita médica, vão ao médico e obtenham a receita, muito simples.
Pois, mas se calhar em alguns casos o médico não receita porque pode achar que o paciente não necessita, e o mesmo pode querer tomar na mesma, daí esses casos de comprimidos comprados online. Suponho eu que seja a razão, de resto não estou a ver porque razão alguém vai comprar medicamentos potencialmente perigosos.
Tratam-se de produtos para obter resultados mais rápido e que afetam o metabolismo da pessoa. São substâncias que estão proibidas ao consumo humano. Não é por ir ao médico que ele vai prescrever uma coisa que é ilegal. As pessoas é que tem de perceber que nada se faz sem esforço. Emagrecer exige esforço não só fisico, mas também capacidade de auto control. Este é só um caso… Daqui a algum tempo começam a vir noticias de efeitos adversos provocados por mais substâncias ilicitas, pelos produtos ditos naturais que passam em publicidade na televisão, pelas substâncias que muitos jovens tomam para ficarem com muito músculo… Este tipo de produtos não são confiscados pelo INFARMED, ou por qualquer outra entidade que faça testes e análises. São produtos em que o rotulo não indica o que realmente vem dentro. Já houve pessoas a irem parar ao hospital por tomarem o famoso Calcitrim e porque? porque a sua composição inclui anabolizantes. e isso vem descrito? óbvio que não. As pessoas desconfiam de um genérico, e confiam em produtos a venda desta forma sem qualquer evidência de segurança e eficácia. Acho que este é um ponto ainda muito pouco explorado e em que a sociedade ainda está pouco alertada para os perigos que correm.
Se esses medicamentos precisam de receita é porque se foram mal utilizados podem causar problemas muito graves. Com uma receita, parte-se do principiou que a pessoa esta a ser acompanhada e com um tratamento equilibrado.
Em relação ao preço, isso já será outra questão… mas o lucro fala mais alto.
Exatamente!!!!! sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=pKuqy41qsAk&index=13&list=PL4pDK_CWJ9GMP4NVKbvzsqF6zgTvcOfqA
aqui á uns tempos, comprei uns para emagrecer, mas nada de emagrecer, mas a esposa disse para nao deixar de os tomar
Parece que alguém quer ficar com a divisão de bens facilitada ^.^
“O primeiro registo de morte relacionado com o consumo de DNP aconteceu em 1938, quando um americano ingeriu o medicamente e temperatura corporal atingiu os 43,3 graus.”
Tristeza à parte, se procuram ficar um brasa este medicamento é o indicado.
ahahaha ganhaste
Isso acontece por causa da publicidade a maioria é visto na publicidade enganosa e as pessoas clicam e pronto.. e ainda querem proibir o AdBlock Plus.. 🙂
É preciso tambem ver que tipos de sites vendem esses medicamentos, sites poucos trabalhados? só com 1 video? é enganoso.. ta registado a empresa que vende? não ta? pois..
Existem pessoas que não tem isso em atenção/consciência… ficam “cegas” com as informações que são apresentadas, acreditam e compram.
Mas como é que isso entra em Portugal? Só se vier de dentro de um país europeu… Mas se vier de dentro da Europa a Interpol irá certamente conseguir descobrir a origem.
Porque se vier de fora da Europa, só entram medicamentos em Portugal para particulares, se os destinatário tiver uma receita.
Infelizmente também houve uma morte associada a estes medicamentos nos Açores, o jovem faleceu na semana passada.
o “bullying” faz destas coisas…
No artigo “que ingeriu oito cápsulas de DNP”.
No rótulo da embalagem “1 tab / 200mgr per day”
A acreditar no que está escrito, claramente uma overdose.
Quem fizer o mesmo com outro fármaco também se arrisca a consequências graves. Independentemente do canal de distribuição, legislação, autorização de regulador, etc.
queres emagrecer? rápido? sem gastar exercicio?
DIRIJA-SE AO PARQUE MAIS PROXIMO E COMECE A CORRER =D
nao diria que consegues o corpo antes do verao, como prometem os comprimidos, mas é um bom comeco lol
e a faltar um mês é que queres ter o tal “corpinho”? deves começar logo no final do verão para no proximo estares em forma.. não é já com a primavera a meio/fim que consegues o tal corpinho
“DIRIJA-SE AO PARQUE MAIS PROXIMO E COMECE A CORRER =D”
correr não emagrece
desculpa cometi algumas gafes
queres perder peso? rápido? sem gastar dinheiro?
DIRIJA-SE AO PARQUE MAIS PROXIMO COMECE A CORRER, A FAZER FLEXOES E ABDOMINAIS QUE NEM UM MALUCO =DDD
ou faça em casa ******
“correr não emagrece”
O que emagrece, Bruno?
Ter atenção à Comida e bebida que se ingere, é isso que tem um grande potencial de emagrecimento. Mas correr, embora por si só não emagreça já que as calorias que se queima com exercicio são irrisorias, contribui para um aumento de metabolismo e isso já ajuda no emagrecimento pelo que correr, é sempre bom para quem queira perder peso 🙂
e os que vão a andar a paço de caracol para o parque? tambem emagrece?
Comida e bebida que se ingere tem potencial de emagrecimento, mas isso “apenas” não chega.
Quanto a correr as calorias serem irrisórias é muito subjectivo. A que velocidade se corre? E por quanto tempo? E que valor é que é considerado irrisório? Certamente que a respostas de uns não irá de encontro à resposta de outros. Além de que não é só no momento de se correr que se perde calorias, o facto de o corpo ser activo nesse aspecto irá fazer com que em horas seguintes o metabolismo esteja mais acelerado e, por conseguinte, queimar mais calorias.
Agora se me disserem que correr sem estar aliado à alimentação (e descanso), então aí estou completamente de acordo.
Infelizmente esse fim de semana, um aluno do Porto que estudava na universidade dos Açores, foi vitima de medicamentos comprados na internet para musculação!
🙁
comam bem e façam exercício, pois nao ha o tal comprimido milagroso
esqueçam a ideia de encher o bandulho com porcaria e depois ir tomar esta m*****
Quer emagrecer?
Beba água e não coma
Quer emagrecer?
Corte o cabelo… E já agora um braço.
Boa lógica.
Garanto-te que este é o plano mais simples, eficaz e fácil para quem conseguir ficar sem comer quase nada, as energias vão ter de sair de algum lado
Fazer exercício físico ou apanhar uma carraspana das grandes também serve para acelerar o processo
Eu próprio já comprovei (por duas vezes). Estive uma semana apenas a beber água. É uma experiência incrível.
Eu não o fiz para emagrecer (sou magro por natureza), mas ainda assim emagreci 7 quilos numa semana. Depois quando voltei a comer recuperei-os novamente.
Existem pessoas que não comem mesmo NUNCA. Pesquisem na net. Também existem pessoas que nem sequer bebem (vivem de “PRANA”), mas isso é outro tema mais complexo.
Entretanto, a indústria farmacêutica, com estes “alertas” (ui que medo – morreu uma pessoa… LOL)consegue arrumar com as vendas paralelas (que representam prejuízos reais nos cofres dela).
Quer dizer que ninguém morre com os “medicamentos” com receita? HAHAHAHA… ah pois, mas desses ninguém fala… hehehe
Abram a pestana!!! Não tomem nenhum medicamento! Apenas em caso de NECESSIDADE mesmo.
Se fizerem uma alimentação saudável (por exemplo sem comer cadáveres) não vão precisar de visitar médicos em toda a vida.
Plano mais simples, eficaz e fácil? Talvez se acrescentares perigoso à saúde, então eu concordo. E depois no dia em que se voltar a comer, voltam os kg todos novamente.
Jamais entenderei a lógica de ficar sem comer é o “melhor” para emagrecer, mas se alguém me explicar o contrário, terei todo o gosto em tentar perceber. Claro que falo em casos de não criar problemas à saúde.
Sim sim , vêem com estas noticias para assustar e comprar aos grandes laboratorios a preço de ouro .. Só vêem o lucro
Eu infelizmente tenho uma doença cronica, altamente incapacitante, como tal farto-me de tomar comprimidos, e procuro muito na internet conselhos de outros doentes, mas comprar medicamentos na internet é de gente louca, muita gente não compra nada na internet com medo de ser engado, pagar como original e receber uma cópia, mas compram medicamentos e tomam.
as pessoas não pensam…. elas querem fazer as coisas sem esforço… metem-se a inventar depois queixam-se!!!
as pessoas querem ter o “corpo perfeito” em pouco tempo….. e acham que ter um kilo a mais do peso ideal delas é ser gordo/obeso…..
começar a chamar as pessoas a atenção começando com as crianças e o abuso de chamar gordo a toda a gente.. isso deixa sequelas conheço pessoas que não são gordas e acham que são por brincadeiras estupidas.. meio caminho andado para depressões e “remedios” destes…. a procura do corpo perfeito
Só Vejo opiniões de gente que não sabe o que diz, mas já algum de vocês experimentou tomar uma caixa de brunefos a ver o que acontece? ou uma caixa de aspirinas? Todos os medicamentos tomados em doses altas são potencialmente mortais, e que eu saiba nem a aspirina nem os brufenos precisam de receita médica, são de venda livre. Isto porque não interessava nada À bayer vocês terem de ter uma receita para poderem comprar uma aspirina “por exemplo”. A Rapariga britanica que faleceu tomou 11 COMPRIMIDOS…ONZEEeeeeeee… experimentem tomar 11 aspirinas e depois contem-me o resultado sff.
Que o digam os recursos da cadeia de Castelo Branco…
A única forma de perder peso passa por duas mudanças simples na alimentação:
1ª aplicar o ditado “de manhã comer como um rei, à tarde como um príncipe e à noite como um pobre
2º ao aplicar o ponto anterior, passa a comer menos e daí o emagrecimento. Eu perdi 13 kg há cerca de 3 anos e até hoje continuo igual.
O exercício físico a mim só me traz mais fome e consequentemente aumento de peso. Portanto, quem quer perder peso, deve comer menos. É simples, é barato, mas não dá milhões às indústrias deste ramo