Agora é oficial: novo Gmail está a chegar finalmente a todos os utilizadores
Desde o início do ano que a Google tem preparado mudanças muito grandes na interface do Gmail. Esta deve abraçar de forma completa a conhecida linguagem Material Design 3, que traz elementos melhorados para a interface.
Esta novidade tem vindo a ser disponibilizada de forma gradual e agora a Google decidiu tornar a nova interface oficial e o novo Gmail está a chegar finalmente para todos os utilizadores.
Os planos da Google para o novo Gmail são muito simples e diretos. Quer criar na interface deste serviço um centro que vai muito para lá do email e onde se reúnem todas as formas de comunicação associadas a este e à Google - Meet, Chat e Spaces.
Com uma imagem totalmente redesenhada na sua interface, quer tornar-se mais simples de usar e, principalmente, mais intuitiva. As ferramentas avançadas estão também presentes, mas menos visíveis e a ocupar espaço essencial para as mais usadas e importantes.
Os elementos de design da interface do Gmail usam a terceira versão do Material Design, com todos os elementos criados pela Google. Estes são transversais a todos os sistemas e como tal, garantem uma experiência de utilização igual em muitos serviços e aplicações.
Mesmo tento acesso direto a muitos serviços da Google, os utilizadores não são obrigados a mantê-los perto de si. As opções do Gmail permitem que, de forma simples e direta, estes sejam removidos para simplificar ainda mais a usabilidade.
Quem não quiser usar esta renovação do Gmail, pode facilmente fazê-lo, seguindo as instruções da própria Google, ainda que de forma temporária. As mudanças não vão ficar por aqui e até ao final do ano o Gmail deverá receber mais novidades.
Com este anúncio da disponibilidade geral da nova interface, a Google dá um passo grande no caso do Gmail. Abre a porta a muitas mudanças, que certamente vão depois ser vistas noutros serviços e até nas apps que nos habitámos a ver no Android.
Veja a evolução do Gmail ao longo dos anos
Este artigo tem mais de um ano
Querem publicidade e que se usem os chats.
O chat sempre pesou 3000% mais que os concorrentes. Foi por isso que não vingou. O Skype já era pesado e não exigia tantos recursos.
Nas apps ou só na web?
Não vejo diferenças, mas é o que continuo a usar mais. São as tais alterações só porque sim.
Já recebi a novidade, inicialmente fiquei apreensivo mas depois de serem implementadas, nao é nada demais…