Afinal, a Netflix e outros serviços de streaming estão a perder utilizadores
Os últimos resultados apresentados pela Netflix e outros serviços de streaming mostraram resultados muito animadores. Mais que os valores milionários de lucros, a componente dos novos utilizadores mostra a saúde destes serviços. Esse estado de graça poderá ter terminado e afinal a Netflix e outros serviços de streaming estão a perder utilizadores.
Netflix e outros estão a perder utilizadores
Os serviços de streaming de vídeo podem ter entrado num momento descendente no mês passado, contrariando os dados que vinham a ser mostrados nos últimos trimestres. Segundo uma nota do Bank of America, citando dados da Sensor Tower, houve uma queda agregada de 4% nos downloads e utilizadores ativos mensais (MAU) durante abril.
Falando em números individuais, para a Netflix houve queda de 6% nos downloads e 8% no MAU, respetivamente. O número de downloads do Disney+ caiu 26% e do MAU 10%. Segundo o relatório, alguns analistas atribuem a desaceleração do crescimento a um abrandamento na procura após a explosão e a saturação da era pandémica em vários mercados, especialmente nos EUA.
Além disso, a força competitiva desencadeado pela Netflix motivou mais serviços de streaming a iniciar medidas repressivas de partilha de contas. Estes também passaram a oferecer versões mais baratas suportadas por anúncios. Houve ainda um investimento na expansão internacional, no streaming desportivo e no aumento dos preços os seus serviços, refere o relatório.
Serviços de streaming reagem a problemas
A Netflix, pioneira no bloqueio da partilha de contas, conseguiu adicionar mais de 9 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2024. Isso ocorreu após aumentar os preços de alguns dos seus planos no ano passado.
Este serviço de streaming, o mais usado na Internet ajustou os preços dos seus planos para um valor mais elevado. A empresa defendeu este ajuste e esta mudança referindo que é “extremamente competitivo ao ser comparado com outros serviços” e “muito menor que o preço médio de um único bilhete de cinema”.
A Netflix começou procurar as falhas e a tentar adaptar-se há alguns anos, quando falhou as previsões de crescimento e o seu número de assinantes caiu pela primeira vez numa década. Foi reportado que cerca de um milhão de assinantes abandonaram o serviço entre abril e junho de 2022, embora já estivesse no caminho da recuperação.
Quem tudo quer, tudo perde.
A NetFlix, deu um pontapé em tudo o que defendia, partilha de contas, ter todas os episódios das temporadas lançadas de uma só vez, não ter publicidade, tudo isto que eram as bandeiras da NetFlix foram por água a baixo.
Por mim acabou desde o passado dia 6. Conta Premium partilhada com 3 familiares. Assim em vez de “ganharem” €15,99…não ganham nenhum.
O fim do partilhamento de contas do Netflix me motivou a retornar com o uso do Plex Media Server. Ainda mantenho subscrição da Amazon, HBO Max etc. Porém acredito que o próximo a ser cancelado é o HBO Max que irá sofrer um aumento absurdo nessa metade do ano.
Não entendo o choque. Óbvio que estavam a perder utilizadores. A aumentar os preços para pagar projectos como “rebel moon” estão à espera do quê? Qualidade vs quantidade.
Cada vez compensa mais montar um Plex Media Server com tudo automatizado nao se fica limitado ao conteudo de um so fornecedor e em pouco tempo o investimento é recuperado
Pois… mas a grande maioria não sabe fazer isso.
não tem nada que saber, é so arranjar um raspberry pi + western digital red e depois instalar e configurar Plex media server + Radarr + Sonarr. Fica tudo automatico e so tens de ligar a tv / tablet / tel e ver
Sim, é o melhor a se fazer. Só não estou a rodar em uma máquina dedicada, mas uso meu laptop pessoal que fica disponível 24h/7 conectado a um HDD Enclosure com Seagate Ironwolf com execução dos scripts *arr.
Sou um orgulhoso utilizador! Comprei o meu servidor, adicionei a conta Plex, e sou feliz! Quase qye nos proibiram de comprar bluray em Portugal, uso este sistema. Mesmo quando compro um filme “lá fora” – ainda há com legendas em Português, se bem que raros. É assim qye promo em a cultura em Portugal – mantenho sempre o Plex ligado pois permite-ver e ouvir filmes e música que passo o disco rígido e posso aceder em qualquer lugar sem nenhum problema. A imposição para acabar por cá com os formatos físicos fez optar por outras soluções. Prefiro gastar dinheiro para casa e não para outros! Nos EUA até series de tv actuais ançam em Bluray 4k! Aqui ficamos sob o capricho destas empresas. Meu não levam um cêntimo.
Claro que estavam a perder, andarama pregar este tempo todo que estavam bem até não dar para esconder mais.
Souberam investir para recuperar o investimento. A vida as vezes nos trama, mas muitos já começam a perceber que quando se aproximam as dificuldades da vida, é um ciclo que que muita coisa irá acabar, isto para os que entendem bem a que me refiro. Subscrições e como outras tem sempre os dias contados. É como tudo na vida, o problema é subir preços e não os manter. Quando ambição fala mais alto segue dois caminhos.
Aumentam os preços, abatem as partilhas e os clientes fugiram?! Como é possível? Qualquer bom gestor sabe que um cliente que paga mais por menos, fica sempre muito contente com isso e ainda chama mais amigos, parece-me que os gestores da Netflix são altas competências no mundo empresarial e as pessoas é que são burras porque por todas as lógicas a Netflix devia estar a arrecadar cada vez mais clientes com estas excelentes politicas
Quem tem dinheiro devia de pagar netflix, quem não tem dinheiro devia ter acesso com qualidade decente, cultura para todos.
cultura? é netflix, mais vale ligares o syfy e papares série B de enfiada, encontras plots mais interessantes
mas realmente deves ter razão, isto é preciso ser-se muito rico para pagar 16€ por mês ou lá quanto custa a subscrição
Esquece lá as séries de série B e americanizes, o que vale é os filmes mais antigos de 80s para trás mais alguns filmes recentes bons mas esses contam-se pelos dedos da mão por ano mas principalmente os documentários já que o povo não lê porque não tem dinheiro nem tempo para livros.
É caro sim…mas pondo as coisas em prespectiva mesmo assim ainda é mais barato que uma ida ao cinema de uma familia…de qualquer forma ninguém é obrigado a subscrever…
Altas patentes do entertainment dizem que os cinema está morto, seria talvez interessante por os miudos de hoje em dia numa dieta de filmes dos 80s via streaming, aposto que seriam mais felizes.
Dá para ver à borla. É só pesquisar.
Isso não é verdade.Netflix não dá para ver de borla. A não ser que esteja a falar de pirataria…que eu já deixei de fazer no meu PC, há 2 anos apanhei um ransomware que me lixou o PC e tive de formatar.
Até ao melhores acontece.
2 ou 3 meses de netflix já pagam a formatação.
Format c: é gratuito