Quantcast
PplWare Mobile

Adeus SMS! Portugal vai ter sistema rápido de alertas…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago says:

    Como é que num Portugal, cheio de inovações tecnológicas esta treta só chega agora ao nosso país?
    Estive na Roménia, país bem mais atrasado, num supermercado quando de repente todos os telemóveis começaram a tocar e avisar de uma intempérie que ai vinha. Não percebo este país.

  2. Helder Pinto says:

    Finalmente acordaram… só foi preciso gastarem uns milhões primeiro em sistemas obsoletos que já se sabia à partida que não iriam funcionar… mas pronto… mais vale tarde do que nunca… e assim ainda deu para alguns meterem algum ao bolso…

  3. Condutor do Meio says:

    “Novo” sistema ou seja aquilo que a MEO usa há séculos para colocar a zona onde estamos tipo: “21 Lisboa”?

  4. Pereira says:

    Só não percebo como é que isto é novo, ainda me lembro no meu velhinho “calhau” Motorola em que ativava-mos a difusão celular e ficava aparecer no ecrã o indicativo da área ( 244 LRA, 21 Lisboa…) portanto a infraestrutura já está pronta a ser usada pelo menos à 15, 20 anos, só não se usa porque é sempre melhor aprovar “projetos” em que determinado politico receba algo.
    Já para não falar no RDS dos rádios dos carros, que funciona mal e porcamente e em outros países da europa mesmo em viaturas mais velhas apresentava todas as informações de transito, obras, acidentes, etc em tempo real, em Portugal como o tuga se vai acomodado e desenrascando vai-se andando e empurrando com a barriga as coias.

  5. Eu says:

    Em 98 já existia está tecnologia, agora foram desenterra la

    • Helio says:

      Confirmo.
      O meu 1º tlm foi um Nokia 5110 da Optimus e já a difusão celular funcionava.
      A TMN e Telecel de então, também tinham.
      Acho que o objetivo da Difusão Celular era mesmo esse dar avisos.

  6. Carlos Manuel says:

    Pessoalmente, NUNCA recebi qualquer tipo de alerta que menciona a peça. Refiro-me apenas às últimas cheias em Lisboa, já para não falar de outros acontecimentos.+

    • Helio says:

      Tenho SMS do remetente “AvisoPROCIV” desde o verão de 2020.
      As que refere em Dezembro de 2022, recebi 2 de chuva forte na sua região (vivo perto de Lisboa) a 12 e 19/12, e 1 de continuação de risco de cheias a 13/12.
      Creio que só quem se encontrava na região de Lisboa recebeu estas, e outras devem ter sido também enviadas em regiões que estavam em situação de risco.
      Se não as recebeu, podem estar na pasta de Spam da aplicação das mensagens

  7. SMGor says:

    Isto é “Andar de cavalo para burro”. Os smartphones não têm difusão celular, acho eu.

    • Condutor do Meio says:

      Têm sim, pelo menos o meu tem, mas não é configurável, está escondido sobre emergency cenas

      • SMGor says:

        O meu A12 diz que tem. Estava escondido no Alertas de emergência sem fios na parte de sms. Mas duvido que seja viável pois se não tiveres o GPS ligado vais receber de outros sítios como Guia, já agora onde é que é Guia?

  8. Henrique Tomasl says:

    O pior é que para receber mensagens por difusão celular, temos que ativar o serviço no telemóvel. Acred8to que a maior parte das pessoas nem sabe que tem o serviço disponível no telemóvel quanto mais activar o serviço.

    • Blackbit says:

      É mesmo, onde se configura isso?

      • Pereira says:

        Isso por norma já está configurado, porque nos outros países funciona mesmo com pessoas que só estejam lá de ferias.
        Mas no android vai as definições e procura por difusão celular, quando entrares no menu vais ver que está tudo ativo por defeito, o importante é estar o “Mostrar alertas ÂMBAR” ativo, e depois configuras, mas por norma está tudo ativo.

        • Zé Fonseca A. says:

          Alertas âmbar é para child abduction

        • SMGor says:

          A difusão já vem ativa por defeito pelo menos na Samsung e não precisas de ter o alerta Âmbar ativo mas tens de ter a app “Alerta de emergência sem fios” ou algo parecido dependendo smartphone, a app já vem no smartphone quando o compras em Portugal.

          • Zé Fonseca A. says:

            não é app, é nativo e já vem activo por defeito, em PT não está activo porque não tem serviço, assim que entras num país com operadores com essa função vai aparecer a opção de desactivar.
            e convém voltar a frisar, alertas ambar é só e apenas para child abduction.

    • Zé Fonseca A. says:

      Já vem activo por defeito em qualquer telm com 10 anos, no meu caso desactivo sempre os amber alerts, que praga, principalmente nos US

  9. Tiago Rodrigues says:

    Preparem as carteiras… vem aí o novo “ SIRESP “…

  10. Mais um says:

    Quero é saber, como é que NÃO recebo esse spam.

    • SMGor says:

      Vai a procura de algo que diga emergência e lá tens a opção de desligar alertas. Mas se existir um terramoto não vais receber o alerta. Existe uma falha perto de Portugal Continental que está acumular energia quando for libertada vai ser um tipo 1755 e não vai ser só Lisboa que vai ser afetada o resto do país vai levar com ele ou com um maremoto.

  11. LM Almeida says:

    Mais uma “ferramenta” da treta para compor o ramalhete da mentira e do crime encapuçados. A Primavera está à porta e daí ao Verão é um pulinho. Já estão a sentir os frémitos de excitação e o frenesi alucinado com a trágica abertura de mais uma época de atentados às florestas e matas deste malfadado país.

  12. Joao miguel says:

    Em iphone ja se recebe alertas via satélite. Sendo o tlm mais usado na Europa entao não há problema

  13. Repara says:

    O despacho só indica as entidades que vão estudar o assunto. Depois, deve ser preciso um despacho para criar o grupo de trabalho, com representantes dessas entidades. Lá para o fim do ano haverá um relatório. O relatório vai ter que ser apreciado a nível do Governo. Se for preciso dinheiro do Estado, o Ministro das Finanças vai dizer que não há, ou que há mas está cativo. As operadoras vão ter que fazer alterações aos sistemas e vão dizer que não têm dinheiro. O próximo ano, 24, é bissexto. Lá para 28 está tudo pronto.

  14. Joao Ptt says:

    É coisa só para estar pronta para o ano que vem, e apenas terá uma consola de onde enviam as mensagens, se o edifício colapsar, ou algo acontecer com o equipamento de transmissão não existe alternativa… enfim, protecção civil no seu melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.