A obra completa de Darwin na Internet
A Universidade de Cambridge disponibiliza na Internet a obra completa de Charles Darwin, que forneceu as bases da teoria da evolução das espécies, que inclui cerca de 50 mil páginas de texto e 40 mil imagens. Charles Darwin (1809-1882) trocou correspondência com cerca de duas mil pessoas, desde o filósofo Karl Marx até ao zoólogo Thomas Huxley. Foram preservadas, até hoje, cerca de 15.000 cartas escritas e recebidas por Darwin, muitas das quais conservadas na Universidade de Cambridge.
Em 1974, foi criado o chamado "Darwin Correspondence Project", com o objectivo de publicar a edição definitiva dessas cartas, das quais 5.000 estarão disponíveis em todo o mundo, à simples distância de um clique. O projecto "Darwin on-line" reúne a maior colecção de escritos de e sobre Darwin e inclui mais de 50.000 páginas de texto, arquivos de áudio e 40.000 imagens, segundo a Universidade britânica.
Cada carta foi digitalizada e editada cuidadosamente, o que exigiu a decifração da escrita vitoriana e, também, complementada com referências cruzadas e notas esclarecedoras. As notas de rodapé junto à cronologia, e outras explicações do "Darwin Correspondence Project", ajudam a situar as cartas no seu contexto e permitem ter a ideia não só da evolução do pensamento de Darwin mas também da sua própria pessoa.
Fonte de observações científicas
Estas cartas não são apenas uma fonte extraordinária de observações científicas, oferecendo, também, muitas delas dados relevantes sobre os seus hábitos pessoais. Filho e neto de médicos, Darwin estudou Medicina durante dois anos em Edimburgo para logo seguir o estudo de Teologia em Cambridge, onde um dos seus professores, o naturalista John Stevens Henslow, lhe despertou o interesse para as Ciências Naturais.
Por recomendação desse professor e apenas com 22 anos, embarcou no HMS Beagle, como naturalista de uma expedição à volta do mundo que durou quase cinco anos: desde 27 de Dezembro de 1831 até 02 de Outubro de 1836. Nessa viagem, durante a qual percorreu as costas atlântica e pacífica da América do sul, Darwin estudou as águas e correntes oceânicas e fez expedições terrestres para recolher espécimes da fauna e da flora locais.
Inspirado pelo "Ensaio sobre o princípio da população" do economista Thomas Malthus, que falava sobre o crescimento exponencial da população mundial, o esgotamento dos recursos e o triunfo dos mais fortes, Darwin desenvolveu a sua teoria da selecção natural. Segundo Darwin, os seres vivos têm uma ascendência comum e a diversidade das espécies é o resultado da selecção natural ao longo dos séculos.
Ao seu livro mais famoso, "A Origem das Espécies", publicado a 24 de Novembro de 1859, seguiu-se, em 1871, "A Origem do Homem", que explica a Teoria da Evolução do Homem, apresentando-o como um "parente" do macaco. Esta Teoria foi combatida duramente por alguns teólogos, que o acusaram de negar a existência de Deus, polémica que encontra prolongamento no actual debate com os chamados "criacionistas".
Fonte: Ciência Hoje Homepage: The Complete Work of Charles Darwin Online
Este artigo tem mais de um ano
Excelente dica.
O homem parente do macaco ? Não !!!
The Holly(days) Book diz que o primeiro casal foi Adão e Eva, que teve dois filhos machos Caim e Abel. Ao certo ao certo não se sabe como foi a descendência. Diz-se que Caim matou Abel com uma queixada de burro “para ficar com a burra”. Os filólogos discutiram muito sobre esta frase, mas depois de verem na TV a Bela e o Mestre, concluíram que “a burra” se referia a uma boazuda. Agora se também jogava à macaca não se sabe.
(Obra inédita de Charles Darwin, um exclusivo do pplware )
lol aver! 🙂
@aver
Põe-te a brincar e ainda és excomungado 😀 , lembra-te que o Papa apoiou a pretensão/ameaça dos bispos Mexicanos de excomungar os politicos que apoiaram a despenalização do aborto..
@Aver
É só p’ra dizer que segundo reza a história, Adão & Eva tiveram 3 filhos e não apenas 2: Caim, Abel e Set.
Mas a história da burra ’tá fixe!…
Um abraço.
@ Lápis Azul
Como é que eu podia saber ? Só li até à história da maçã de Adão. Lembras-te ? Versículo 32 a contar do fim: “Já a Eva tinha engolido a maçã e Adão arrependeu-se, deitou as mãos à garganta e a maçã ficou-lhe atravessada”.
(Charles Darwin in Obra Inédita: “É por isso que os homens têm maçã de Adão e as mulheres não. Outras diferenças não são muito vizíveis a olho nu … algumas até têm bigode !”.
Versículo 32, versão não censurada:
“E disse o Pai aos seus Filhos: Vocês andam-me a cagar o Jardim todo. Já não vos posso aturar. Se me comerem as maçãs vão de castigo”.
(Charles Darwin in Obra Inédita: “Dass, essa não conhecia”)
Será mais um passo que daremos para por fim na fantasmagoria da existência de deus. Viva Darwin e Karl Marx!
Cientitas macacos evolutivos sem espírito,meu tudo foi feito pelo espírito santo
as criaturas e Deus é espírito a evolução trouxe o mal a ganancia a não compreenção do universo esses cientistas são todos malucos pelo espaço e
pelo tempo nunca vão compreender a criação do meu senhor o Deus dos exercitos
são apenas astros errantes que estão disponives as trevas eternas pois a sua
luz já foi absorvida por alguma matéria escura os chamados buracos negros
eles buscam a origem de tudo mas não sabem a origem de nada querem criar
atmosfera na Lua mas não conseguem salvar a atmosfera da terra a aura do
planeta os cientistas são apenas universos paralelos a esse universo que os
seus poderes foram abalados pela piração dos evolutivos extras terrestres
que não acreditam em Deus mas mesmo assim bricam de Deus clonanam
animais entroduzindo todo tipo de parafernalia eletronica no homem.
isso meu irmão são os fins dos tempos pois todos nós temos um tempo
nesse mundo e esse mistério eu sei revelar pois eu vi o Universo se formar.