A Magia dos Jogos de Tabuleiro – 6 jogos para embarcar nesta aventura
O brincar e o jogar devem ser estimulados desde cedo na vida do ser humano. É algo que deve estar presente e se fazer presente no seu desenvolvimento. Da mesma forma deve ser um constante desafio para a melhoria da qualidade de vida. Como? Despertando desde cedo um espírito participativo de solidariedade e de cooperação.
Sob esta premissa, hoje damos início a mais uma rubrica aqui no Pplware: A Magia dos Jogos de Tabuleiro. Aqui iremos dar-lhe a conhecer mais deste mundo dos jogos de tabuleiro modernos. Hoje começamos com 6 jogos fáceis de aprender para embarcar connosco nesta aventura.
Porquê jogos de tabuleiro?
Através dos jogos de tabuleiro, os participantes desenvolvem tanto a parte cognitiva como a afetiva, continuamente dentro de cada significado cultural.
Estes oferecem muitos benefícios, estimula e desenvolve importantes habilidades como a comunicação verbal, o raciocínio lógico, atenção, concentração e a interação social. Promove entre os jogadores o respeito, a paciência, as diferenças existentes entre eles e da sociedade a qual vivemos.
6 jogos de tabuleiro modernos para embarcar nesta aventura
Começamos hoje a apresentar alguns destes jogos. Nesta primeira apresentação fazemos a abordagem a 6 jogos que são fáceis de aprender. Assim, pode ser considerado um elemento motivador para a iniciação desta nova vaga jogos de tabuleiro.
Nos próximos episódios iremos apresentar em detalhe alguns jogos, como se jogam e alguns detalhes da linguagem empregue neste universo.
A não perder
Se quer experimentar estes jogos, aprender a jogar muitos outros, num grande convívio, visite a LEIRIACON em Vieira de Leiria já a partir do próximo dia 14 de Março. Lá poderá assistir ainda a conferências e outras demonstrações desta atividade lúdica.
É a maior convenção de jogos de tabuleiro nacional e vale a pena visitar.
E não perca o próximo episódio!
Este artigo tem mais de um ano
Das coisas mais recentes que tenho visto para jogar com amigos é o “Cards Against Humanity”. Jogo para gente horrível em que para colocar logo o pessoal no “mood”, por exemplo, o primeiro jogador não se decide por dados, para ou impar, pano pedra tesoura, não… O primeiro a jogar é o ultimo que foi à casa de banho fazer o numero 2. 🙂
É um jogo extremamente divertido principalmente para quem adora humor negro!
esse e um nivel mais alto. Vamos aos poucos. Obrigado pelo comentário.
CartaComTonates é também uma boa opção.
o objectivo são jogos mais ludicos, onde se consiga por a malta mais nova a jogar e afastarem-se um pouco das tecnologias, mas dentro de um ambito mais educativo
Não são más escolhas, não senhor.
Ali por trás do apresentador estariam melhores opções, mas percebo que a ideia seja não “assustar” muito o pessoal que não conhece este mundo.
Recomendo vivamente o Santorini e o Indigo.
Sugestão para um vídeo seguinte, dos que vejo nas prateleiras, e ainda a pensar em inciados:
Ticket to Ride (set collection)
Flamme Rouge (corridas)
Splendor (um pouco de engine building)
Sagrada (preferia o Azul, mas ok)
San Juan (cartas com múltiplas utilizações / role selection)
Parabéns ao PPLWare por dedicar um pouco de espaço a esta forma de cultura. Já fazia falta.
Obrigado, ainda bem que não está visivel o resto do armário, compreendo a escolhas, mas estes foram aqueles que melhor resultaram com novos jogadores, esses que referes são uns classicos que muito em breve terão o seu tempo de antena. Muito Obrigado pelo teu comentário.