20 minutos no Facebook…
Agora que o ano de 2010 terminou continuam a surgir números que expressam a utilização que muitos serviços tiveram durante os 365 que o compuseram. Desta vez foi o Facebook que disponibilizou números sobre a utilização da sua plataforma. Que esta é a rede social com mais utilizadores e que é provavelmente um dos sites mais visitados e utilizados ninguém tem a mínima dúvida. Alias, apresentamos na semana passada um artigo que mostrava isso mesmo, dando ênfase ao facto de ter sido ultrapassado o Google.
Os números agora apresentados são impressionantes e revelam a extraordinária aceitação e utilização que o Facebook actualmente tem. Para além dos dados anuais, foram ainda apresentados números que mostram a utilização que os seus utilizadores lhe dão em 20 minutos. A média dos 20 minutos mostra também números muito impressionantes, talvez ainda mais que os totais.
A título de exemplo podem ficar a saber que durante o ano de 2010 as mudanças de estado de todos os utilizadores tiveram a seguinte distribuição: 43.869.800 passaram a estar solteiro(a), 3.025.791 mudaram o estado da sua relação para “É complicado”, 28.460.516 passaram a estar numa relação, 5.974.574 ficaram Noivo(a)s e 36.774.801 passaram de outros estados para casado(a)s.
Os números dos 20 minutos no Facebook são ainda mais estonteantes. Nesse muito curto espaço de tempo os seus utilizadores conseguem os seguintes valores:
- Links partilhados: 1.000.000
- Fotos marcadas: 1.323.000
- Convites de eventos enviados: 1.484.000
- Mensagens colocadas nos murais: 1.587.000
- Actualização de status: 1.851.000
- Pedidos de amizade aceites: 1.972.000
- Fotos carregadas: 2.716.000
- Comentários: 10.208.000
- Mensagens: 4.632.000
Estes números só vêm provar o que todos sabem. O Facebook tornou-se a rede social de eleição de todos os Internautas e todos os dias milhares de utilizadores a usam para estar em contactos com os seus "amigos". Actualmente são já mais de 500 milhões, mas espera-se que este número não pare de crescer tão cedo.
Os números que apresentámos foram disponibilizados pelo grupo Democracy UK, uma campanha do Facebook que acompanhou de perto as eleições que tiveram lugar este ano no Reino Unido e realizaram inclusive uma eleição fictícia, em jeito de sondagem, para a descobrir quem iria ganhar essas eleições. [visto aqui]
Este artigo tem mais de um ano
Impressionante! 🙂
Olá pessoal, realmente sao impressoionantes esses números, mas fiquei com uma dúvida, sou do Brasil, e gostaria de saber qual é e se tem diferença entre 500 milhões e 500 mil milhões, aqui no Brasil nóis falamos 500 mil, ou 500 milhões por isso a minha dúvida.
Me desculpem se fiz pergunta de burro, é que não sou de portugal.
Boas,
Em Portugal tecnicamente não existe “Biliões” por isso 500 mil milhões será equivalente a 500 Biliões (usado várias vezes)
muito interessante, obrigado por explicar (nem tinha notado isso no artigo)
Bilião é um milhão de milhão e não um milhar de milhão, como costuma ser usado. E é usado por causa da penetração da cultura americana (billion é um milhar de milhão).
E digo americana, porque em inglês correcto é como em portugal.
Mais um reparo, em brasileiro é como em americano!
Bilião existe em português, simplesmente tem um valor diferente do billion americano. Resumindo, 500 mil milhões são 500 mil milhões, 500 biliões é o mesmo que 500 milhões de milhões.
Claro que existe Bilião…
mil milhões (9 zeros à direita)
Bilião (12 zeros à direita)
Vou dar exemplos:
– Portugal Brasil
1000000: Milhão Milhão
1000000000: Mil Milhões Um Bilhão
1000000000000: Um bilhão Um Trilhão
1000000000000000: Mil Bilhoes Um Quadrilhão
Nós usamos a convençãao internacional, voces a convenção anglosaxonica.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa
Há diferença. 500 milhões = 500 000 000.
Já 500 mil milhões = 500 000 000 000.
Há países, no entanto, que em vez de dizerem 500 mil milhões dizem 500 biliões, sendo os valores exactamente iguais.
“astar numa relação” é bonito!! Eheheheheh Just joking 😀
Nem o meu nome sei escrever lol
fiz uma conta inocentemente há alguns anos e tentei apagá-la. Só depois descobri que isto é impossível, detalhe, nem cheguei a usar , principalmente depois de descobrir que é indeletável. Fiquei muito chateado, acho que isso é tão abusivo e nocivo que deveria ser objeto de ações judiciais, penais, internacionais…bem, quem não tem o intento de apagar agora pode achar que estou exagerando, mas quando minha privacidade foi invadida (numa outra rede social) passei maus bocados e foi difícil retomar a vida ao normal… por isso sou contra o facebook, acho uma coisa hedionda mesmo… quanto à sua utilidade não posso falar nada, pouco explorei, mas a partir do momento em que me tiram a liberdade já nem preciso saber de mais nada…
Podes apagar a conta sem problemas. Delete facebook account (google it). Eu apaguei a minha porque não tenho interesse no facebook. Um comentário a parte, acho que as pessoas vêem o facebook como a página da vida de cada pessoa. Até porque já presenciei comentários do género:
“És doentio por usares “like” de uma maneira abusiva”.
“O teu estado civil no facebook está marcado como solteiro!”
Entre outros comentários parvos desta sociedade, por amor de deus, para muitos o facebook é uma verdadeira novela da vida real. Para não falar daqueles que analisam dia-a-dia o estado de espírito ou a auto-estima a partir do facebook.
ao logar novamente a conta estará do mesmo jeito de antes… mesmo depois de “deletada”
Não, existem dois processos, desactivar a conta e apagar a conta.
http://www.facebook.com/help/contact.php?show_form=delete_account
Muito bom! Tinha isso mesmo, existiam duas formas, mas mudaram e só dava para “suspender” mesmo, pelo visto agora é possível apagar definitivamente mais uma vez. Obrigado por avisar, acabo de apagar minha conta, finalmente, depois de 3 anos. Abraços!
O que estes números provam é que o FaceBook é o cancro da produtividade a nível mundial.
Se para estes cálculos, forem retirados os utilizadores que usam vão lá uma vez por mês, esses valores disparam garantidamente.
Boa tarde
não consigo entender o fenónemo “Facebook”.
Já tive conta no mesmo mas nunca consegui entender o conceito e por isso cancelei a conta.
Atentamente
José
é, cancelou, mas ela ainda existe, é só logar que a infeliz volta (obs: também não entendo)
Pois, isso é outra coisa que não entendo. Mas enfim. Mas será que alguem pode explicar muito resumidamente para que serve o FACEBOOK?
Obrigado
Eu uso para ter uma presença online… TEm muita utilidade tambem em planeamento de eventos e tal, assim como troca de pequenas ideias ou perguntas generalistas.
Alem de tudo isso permite muitas cusquisses xD Eu passo la uma vez por dia normalmente…
Como tudo depende do uso que se lhe dá, eu vejo total inutilidade no twitter, tão poucas palavras dá tão pouco conteudo, há quem veja muita utilidade…
Demonstra bem o nível de burrice mundial os números que o fb atingiu.
Ou então a importância que, cada vez mais, as redes sociais estão a ter na divulgação de informação, junto das empresas, para publicidade, etc..
Hoje em dia podes afirmar isso a grande parte das pessoas diz:
“Não tenho Internet!” (Não consigo aceder ao facebook)
É normal fazer publicidade por meio de uma rede social deste género.
Facebook … ora aí está uma coisa que não serve para quase nada lol, não tenho lá conta nem tenciono vir a ter.
definitivamente mais outra das coisas que a sociedade não precisa para nada mas porque é moda todos aderem. Como não gosto de modas vou resistindo a esta maluqueira. Não tive nem quero ter conta
Mas acabarás por criar uma conta…
Lembro-me de muita gente dizer que criar contas no Gmail e Yahoo eram modas e qu essas grandes empresas iriam subjugar o mundo e que elas nunca iria ceder à moda de “estar” nesses sitios… hoje quem não tem conta no Gmail ou Yahoo?
Com o Facebook será o mesmo. Eles vão crescer, criar serviços contiguos à nossa vida e acabaremos por ter de ceder. Não somos ilhas e isso explica muita coisa.
Eu não tenho 😛
E no Facebook criei porque chegou a um ponto de ser mais fácil falar com algumas pessoas por lá que pelo messenger… Mas depois deixei me contagiar pela “febre” social devido à facilidade de criar eventos em que todos pudessem dar a sua opinião.
O Facebook ja anda por ai a alguns anos penso eu… o my space e outros também… e onde estao as minhas contas? Inexistentes. Nunca fui contra as contas no Yahoo, Gmail ou Hotmail… também as tenho mas por uma questão de conveniência. Mudar de e-mail sempre que mudo de operadora e informar os meus contactos do meu novo endereço não e muito cómodo.
Em relação ao FB eu continuo na minha resistência. Hoje eles amanha outros mas eu tenho de continuar a remar contra a maré. Ha coisas na própria Internet mais interessantes que redes sociais e do que a feira das vaidades (postar fotos e comentários desinteressantes). Que as pessoas e empresas organizem eventos tudo ok… eu pessoalmente vou aos meus eventos sem ter necessidade do FB. Quem me quer realmente convidar já sabe que sou um resistente a isto e tem sempre um mail ou uma sms. A minha liberdade… ainda e algo importante.
Eu acho que as redes sociais tem um potencial enorme dependendo da utilização dada pelos seus membros. Infelizmente o facebook começou a entrar por um caminho por onde não me identifico.. mt show off.. não sou contra a rede social em si mas pela utilização feita pela maior parte dos seus usuários… Tiro mt mais proveito do twitter mas são coisas totalmente diferentes, para já…
Tenho conta nas duas e uso cada uma de maneira diferente, cada vez menos o facebook pelas razões explicadas.. no entanto isto das modas lembra-me de quando o pessoal deixou de usar o Mirc por causa do MSN hein? cada macaco no seu galho…
Vejo aqui muitas criticas, mas penso que tudo depende do uso que se lhe dá!
Eu partilho muito poucas coisas de carácter pessoal, umas fotos de férias ou de eventos que vou e o restante é de carácter profissional visto estar ligado á arquitectura, uma área em que a partilha de imagens é de grande utilidade.
Mas é verdade que permite algumas cusquices, mas isso é entre amigos, que no meu caso tenho 63 e apenas eles podem ver o que publico!
Apesar de saber que existem entidades empregadoras que através do email e nome verifiquem o “estilo de vida” dos seus colaboradores ou possíveis contratações… mas lá está, cada um partilha o que quer e com quem quer!
Portanto… nem tanto ao mar nem tanto a terra!
Um conselho que dou a qualquer utilizador que pretende eliminar a sua conta de Facebook, ou de qualquer outra rede social, é…
Antes de apagar a conta:
– eliminar todas as fotos, vídeos, links
– Apagar todos os dados pessoais.
– Apagar todos as mensagens privadas
– Apagar todos os comentários no perfil
– Eliminar todas as aplicações possíveis
– Os dados forem obrigatórios, altera-los para dados fictícios (ex: Nome falso, idade falsa, cidade, país, etc)
– Criar uma conta de email qualquer só para este fim (exº Hotmail, Gmail, Yahoo) e associar esse email ao Facebook, como sendo o email principal e apagar todos os outros que lá estejam.
Por fim e quando já não restar qualquer dado pessoal e quando os únicos dados que lá ficarem forem todos falsos, já podem então apagar seguramente a conta, com a certeza de que os dados reais não ficam por lá.
Depois disso, podem também eliminar a conta de email que criaram para esse fim, pois deixa de ser necessária.
Isso de andar a apagar tudo, com a mania da perseguição vale o que vale, e se mesmo antes de apagares tudo o que tens no teu perfil, o facebook decide fazer um backup aos servidores?
fica guardado:
– Todas as fotos, vídeos, links
– Todos os dados pessoais.
– Todas as mensagens privadas
– Todos os comentários no perfil
– Todas as aplicações possíveis
– (Nome real, idade real, cidade, país, etc)…
Andas tu com um trabalhão do catano e afinal tá tudo guardado num mega-storage na cochinchina, não vá o diabo tecê-las.
Eu cá tenho uma modesta continha com +-100 pessoas, estritamente quem conheço bem, e não adiciono qualquer um. Pelo menos fica a sensação de que os dados estão restritos ao grupo de amigos.
@Nuno Mesquita
Claro que eu sei disso dos backups.
Aliás, já presenciei isso uma vez num site desses (NetLog), em que eles tiveram um grande “apagão” no site e tiveram que recorrer a backups para colocar tudo funcional de novo.
E quando tudo voltou… estava com uma versão antiga dos perfis, em que o que tinha sido apagado tinha “ressuscitado” e as coisas novas tinham desaparecido.
Mas nunca mais vi isso acontecer em nenhum site, nem ouvi noticias de que tenha acontecido.
Não há soluções 100% seguras, nem procedimentos 100% certos, mas há sempre algo que podemos fazer para melhorar o resultado final.
Limitei-me a dar algumas dicas.
Para que serve o Facebook;
Facebook para nerds 😉
O Facebook pode ser usado para muitos fins, o meu preferido?
Engatar gajas e mandar quecas à pala do paleio que se vai criando!
O meu segundo preferido?
Reencontrar malta da escola primária ou malta estrangeira que se conheceu à uns anos atrás e de quem se perdeu o rasto.
Mas não só serve para isso como serve para muito mais, podes criar eventos e passar aos amigos que tu queres que venham, podes criar grupos como por Ex grupo da escola xpto, muitas empresas servem-se do Facebook para e publicitar vender etc.
Portanto meus amigos, se fizerem um esforço podem sempre encontrar outras coisas para se entreterem no Facebook.
Mais que não seja, instalem o firesheep no Firefox e vão aos cafés com net à pala trocar os dados as contas de quem por lá estiver 😉
ou até apagar.. façam o que vocês quiserem.. mas divirtam-se!!
Life is too short!
ahhh cacete, mesmo à tuga. assim é qué! de certeza que estavas a comer uma sandes de coirato e a beber uma mine quando escreveste isso de engatar gajas!!! 🙂
hehehehe
A imaginação não tem limites.. heheh 🙂
Ae pessoal, obrigado a todos por me responderem a respeito dos valores de milhões e milhares, agora entendi tudo.
Mais uma vez obrigado, pela atenção de todos.
Tenham um ótimo ano novo e sejam muito felizes !!!
É o que eu desejo a todos vocês, sejam portugueses, brasileiros ou de outra nacionalidade.
Interessante seria também ter valores de utilização do FarmVille, já que há muita gente que se ligou ao Facebook meramente para aceder ao jogo 🙂
Li aqui muitos comentários absolutamente desprovidos de senso. O facebook é como tudo na vida: É mais uma coisa que se pode ou não utilizar. Eu uso e uso naquilo que considero dentro de limites, mas esses limites não são iguais para outros e o que os outros fazem é problema deles e não me cabe a mim julgar.
Mas dentro dos meus limites, e respondendo a perguntas que li aqui em que “não sabem para que serve o facebook”, eu respondo simplesmente: Serve para tanto como serve uma TV. Se passam o dia agarrados à TV é errado! Se passam o dia no Facebook também é errado, agora se for usado como no meu caso para manter contacto com amigos REAIS (conheço pessoalmente e são mesmo amigos) e com familiares que estão longe e partilham cenas giras, tal como eu faço por eles, acho que é uma utilização sensata. Também me serviu para uns engates muito interessantes. Ora ai está a resposta; é a mesma coisa que uma TV ou um telemóvel, depende é de como os usamos ou abusamos. Coisas distintas.
É também utilizado por muita gente que está sozinha e no FB cria um mundo de amizades virtuais que de algum modo mantém essas pessoas ocupadas, distraídas e sentem-se “acompanhadas”, não pensando tanto nos problemas que tem, muitos deles tão sérios que muitos de vocês daqui nem imaginam que existem.
Quanto a muitos que vejo lá com centenas e milhares de amigos e se sentem famoso no mundo virtual, para mim é ridículo e sinceramente custa me ver pessoas que podiam arranjar algo melhor para fazer, passarem tantas horas no FB, ou noutra rede social similar, sentindo se famosas porque conhecem pessoas “porreiras” do mundo inteiro, mas isso é problema deles.