Participe na Agenda Nacional de Inteligência Artificial até 28 de fevereiro
Portugal tem vindo a investir em Inteligência Artificial (IA). Tem-se tornado numa área estratégica para o país, especialmente em termos de transformação digital e modernização das indústrias. O "ChatGPT português" vai chamar-se Amália e chegará em 2026. Por agora, podem participar, contribuindo para a Agenda Nacional de Inteligência Artificial.
A inteligência artificial (IA) tem um potencial transformador
A inteligência artificial (IA) representa uma oportunidade única para impulsionar o crescimento económico e a competitividade de Portugal. A IA tem um potencial transformador que se estende a todos os setores de atividade e a todas as dimensões da sociedade. A ambição de Portugal é não apenas acompanhar esta evolução tecnológica, mas posicionar-se na sua liderança.
Dado o desenvolvimento acelerado da IA a nível global, Portugal precisa de uma resposta ágil e integrada para intensificar a adoção da IA e não perder terreno face a outros países. A adoção massificada da IA, conduzida de forma segura e ética, transforma a economia, gera inovação e cria um ambiente favorável ao crescimento sustentável e inclusivo.
As ações desta Agenda serão orientadas em três eixos de atuação:
- 1. Talento: Capacitar e atrair talento para liderar a inovação, promover a literacia em inteligência artificial, formar e requalificar a população ativa garantindo que todos estão preparados para os desafios desta tecnologia.
- 2. Infraestrutura: Assegurar os recursos tecnológicos necessários para impulsionar o desenvolvimento e a implementação de soluções de inteligência artificial;
- 3. Inovação e Investigação: Fomentar a colaboração entre o setor privado, a academia e a administração pública para criar soluções com recurso a inteligência artificial que beneficiem a economia e os cidadãos.
A Agenda contempla um conjunto de novas ações, que serão articuladas com iniciativas e projetos já em curso na Administração Pública. Esta abordagem agregadora e holística assegura que futuras iniciativas de IA seguirão as mesmas orientações, promovendo sinergias de recursos que fortalecerão o impacto dos projetos.
Até dia 28 de fevereiro, pode participar na Agenda Nacional de Inteligência Artificial. Saber mais aqui.