INEM: Governo pode vir a usar IA que “nunca falha”
A Inteligência Artificial é uma tecnologia ainda em crescimento, mas que tem vindo a ser usada já em várias áreas. Em Portugal, nos últimos tempos, muito se tem falado dos problemas do INEM e mortes de utentes. Para resolver o problema o Governo pode vir a usar um sistema de IA que "nunca falha".
Sistema IA: “Ninguém sabe que está um robô a falar”
A Sword Health é uma startup portuguesa que cria soluções tecnológicas para a área da saúde. Face aos complexos problemas do INEM, os responsáveis pela empresa decidiram oferecer um sistema de Inteligência Artificial (IA) para o atendimento telefónico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Virgílio Bento, fundador e diretor da Sword Health, revelou ao Expresso que “Nenhum humano percebe que está uma máquina a falar”.
Segundo Virgílio Bento, o sistema tem uma conversa natural, o tom, a cadência, e nenhum humano, nenhuma pessoa, distingue que não está a falar com outro humano e sim com uma máquina.
De acordo com as informações, já há reunião prevista com o Governo, a pedido da ministra Ana Paula Martins.
“Recebi o pedido da ministra da Saúde para uma reunião na terça-feira. Vamos marcar para vermos como podemos ajudar" — e “não há qualquer custo“, garante Virgílio Bento.
Haha. A hubris!
Não é preciso IA. Basta ir a uma repartição pública que alguns são autênticos robots… ou zombies, fico na dúvida às vezes.
O pior é quando esses robots têm cada um uma resposta diferente para o mesmo assunto.
não esquecer que a IA da GOOGLE já mandou as pessoas morrerem
é ligar para o INEM e receber essa resposta
https ://www.publico.pt/2024/11/17/tecnologia/noticia/inteligencia-artificial-google-ameaca-utilizador-morre-favor-2112245
Certo ! Fica o problema duplamente resolvido do paciente e do Inem ! 🙂
Uau!
Não dá para substituir o Montenegro?
+1
costa?
Se tais mortes foram provocadas por falhas no INEM, as falhas no INEM por sua vez foram provocadas pelo sindicato que anunciou a greve e pelos respectivos grevistas que a fizeram….. logo, tais mortes foram provocadas pelo sindicado e grevistas responsáveis pela greve!!!!!
Na verdade se for provado que o INEM teve responsabilidade na morte das pessoas, em última instância somos nós portugueses que somos os responsáveis.
A situação do INEM é semelhante a outras entidades, sejam públicas ou privadas, onde preferimos enviar os problemas reais para baixo do tapete, a espera que aconteça um milagre e resolva esses problemas.
Neste assunto do INEM, mesmo agora, vê-se que não queremos resolver o problema de raiz, apenas resolver a situação pontual.
Para termos noção da gravidade da situação do INEM teríamos de começar na origem do INEM, a evolução dos recursos humanos empregues e a rotatividade desses mesmos recursos e falar com os atuais e antigos recursos humanos.
Porque o cerne da questão é que pagamos muito mal a estes profissionais e queremos que os mesmos sejam perfeitos no seu trabalho.
A resolução disto, como referi antes, tem de partir de nós. Mudar a nossa mentalidade de um povo habituado a não ser prático, racional e realista a resolver os seus problemas.
Exemplo desta última referência basta ver a qualidade do presidente do INEM que demonstra claramente que é uma pessoa não qualificada para o cargo porque demonstra falta de tacto, astúcia e discernimento que qualquer pessoa que fez-se a vida apenas com poucos estudos e soube lutar para ter sucesso era capaz de fazer melhor .
Temos demasiados intelectuais licenciados que nunca tiveram calos nas mãos nem nunca souberam o que não é ter dinheiro até ao final do mês a governar o país.
O grande mal é que a gestão pública está nas mãos de políticos. Não é de agora. Já morre muita gente por má gestão da emergência há anos e anos. Certa vez um senhor de idade caiu na rua. Eu ía a passar e liguei o 112. Expliquei que um senhor de idade caiu, que eu não o conhecia e que o senhor não estava em condições de falar. Estive quase 5 minutos a tentar passar a parte do nome e número sns da vítima. Inacreditável.
Os hospitais dão alta aos utentes na urgência às 2 da manhã e obrigam os lares e as famílias a ir buscar. Ás vezes nem chegam vivos a casa. Mas pronto, já não morreram no hospital, logo já não é estatística.
Vai-se ao centro de saúde com doença súbita e não atendem, que só ligando para o sns24. Sns 24 que já me deixou pendurado 32 minutos sem atenderem. Liguei 112 e fiz os sintomas parecer mais graves. Só assim.
E não, não é só falta de dinheiro. Isso se calhar é o problema menor. É má gestão, são sacos azuis, é o presidente do inem a desviar o helicoptero para ir buscar não sei quem… São anos e anos. E no meio disto acho muito hipócrita a oposição de esquerda que governou o país quase 10 anos e afundou tudo o que era serviço público serem os primeiros a pedir explicações. Expliquem eles porque não formaram técnicos. Porque deixaram viaturas a cair de maduras. Porque fizeram contratos manhosos para os helicópteros e compra de ambulâncias. Expliquem…
Não há “Estados” perfeitos, contudo…
Educação e saúde deveriam ser duas coisas que Portugal devia cuidar… mas infelizmente está à vista de todos quem somos, como somos vistos…