PplWare Mobile

ChatGPT o1 “faz batota” num jogo de xadrez para vencer um adversário mais forte

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Luis says:

    O fim está cada vez mais próximo!

  2. Jorge says:

    O ChatGPT o1 é um modelo baseado na “ética” dos políticos.

  3. Paulo Gomes says:

    Tic, tac, tic, tac…

  4. Max says:

    A ver se isto se percebe um pouco melhor:
    – Stockfish é um “motor” de jogo de xadrez mais forte que o ChatGPT o1.
    – O ChatGPT o1 ganhou o jogo de xadrez entre os dois – mas fazendo batota.
    – “Em vez de traçar estratégias, o o1 da OpenAI foi direto ao sistema de arquivos que controlava o jogo. Basicamente, reescreveu a partida a seu favor, forçando Stockfish a renunciar. Ainda mais perturbador – isso aconteceu consistentemente em cinco dos cinco testes”.
    Isto só pode querer dizer que o ChatGPT o1, autonomamente, sem receber instruções para tal, alterou o registo dos lances que tinham sido jogados e a consequente posição das peças – e o Stockfish foi enganado, fez uma avaliação errada da posição e desistiu. Conclusões:
    1) As versões anteriores, menos avançadas, do ChatGPT, ou não eram capazes de enganar (para isso tinham que receber instruções para o efeito) ou não tinham facilidade. A versão de IA mais avançada, a versão 01, fez trapaça sem receber instruções e com facilidade.
    2) E pelos vistos há mais casos de IA mais avançadas terem trapaceado. Não é difícil de perceber os riscos disto e da importância de o conseguir evitar. Se não se conseguir …

  5. Max says:

    Para o caso de quererem mais detalhes (pede um mail para registo, do tipo inscrição para receber notícias alarmante sobre a IA):
    https://felloai.com/2025/01/openais-o1-just-hacked-its-own-system-heres-what-happened/

  6. Carlos+Fernandes says:

    Não se percebe a referência do Elon Musk nesta notícia, só é compreensível se o PPlware deixou de ser isento. Elon Musk é dono de uma IA, que vai fazer o mesmo a seu tempo, até lá, vai denegrir todos os seus rivais.
    Relativamente à notícia, falta indicação de factos, ideal para a desinformação, mas a principal é prompt, que estabelece a ação do modelo de Chatgpt o1.

  7. Fernando says:

    Os governos estão descansados olhando calmamente para esse avanço descontrolado da inteligência artificial, até hoje não existe nenhuma legislação sobre esse tema. Deveria ter leis baseadas nos princípios de Isaac Asimov, para pôr controlo nesse avanço tecnológico. Quando um robó equipado com IA começa a tomar decisões de auto preservação é o começo do fim, que os filmes da Hollywood ja nos mostraram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.