Pplware

Xiaomi alerta para possível aumento do preço dos smartphones devido à escassez de chips

A notícia não é nova: o mundo inteiro está a atravessar uma crise no fornecimento de chips o que já tem obrigado várias empresas a ajustar estratégias para o futuro. Os fatores para tal escassez são vários e está a afetar todos os setores da tecnologia, seja smartphones, computadores, jogos e até o setor automóvel.

A dificuldade em obter unidades de alguns produtos está relacionada com este problema e agora a Xiaomi deixa o alerta. Os preços dos smartphones podem subir em breve.


Hoje o dia começou com a notícia de que a Intel estaria a preparar-se para construir mais duas fábricas de chips para, assim, dar resposta à escassez que o mundo enfrenta. Relativamente à Xiaomi e à forma como está a ser afetada, já surgiram rumores de que a empresa estaria a preparar uma maior utilização de processadores 5G da MediaTek em detrimento da Qualcomm, para responder ao mesmo problema.

Escassez de chips pode levar a aumento dos preços dos smartphones

A dificuldade em conseguir GPUs da Nvidia é também um dos temas do momento, que se junta à própria procura por consolas de última geração.

Agora, sem dar pistas sobre o que realmente pode acontecer, Wang Xiang, presidente da Xiaomi, alertou para a possibilidade de, em breve, haver um aumento dos preços de smartphones. Este aumento será então consequência da escassez mundial de chips.

Vamos continuar a otimizar os custos dos nossos dispositivos de hardware, com certeza.

Para ser honesto, faremos o nosso melhor para oferecer o melhor preço possível aos consumidores. Mas às vezes, podemos ter que repassar parte do aumento de custo para o consumidor em diferentes casos.

Um limite razoável para a Xiaomi

Resumindo, segundo estas palavras de Wang Xiang, por causa da escassez global, os custos de produção de smartphones estão a aumentar. Logo, a Xiaomi pode absorver alguns desses custos para evitar que os preços do consumidor subam. No entanto, há limites óbvios.

O cenário apontado agora pela Xiaomi, poderá refletir-se por todo o mercado dos smartphones, uma vez que esta não é única fabricante afetada.


Exit mobile version