Pplware

WWDC 2013 já com data de realização confirmada

Estamos a menos de 1 mês de um dos mais importantes eventos do ano para o mundo Apple. Refiro-me, claro, ao WWDC (Worldwide Developers Conference), evento no qual, anualmente, a Apple se junta com os programadores que desenvolvem para as suas plataformas e divulga as novidades relativas ao futuro dos seus produtos.

A Apple tem vindo a desenvolver um mercado sustentável e com grande visão para o futuro. São produtos cuja continuidade se nota nos incrementos tecnológicos, nos ajustes de design das estruturas e nos sistemas que suportam todo o universo Apple.

A conferência anual que a Apple promove para os programadores, a WWDC, está a aproximar-se rapidamente. Teoricamente o dia de realização do evento já se sabia, mas já foi confirmado oficialmente, no dia 23, pela Apple ao portal noticioso AllThingsD. A conferência terá inicio no dia 10 até ao dia 14 de Junho e irá começar pelas 10 horas da manhã, fuso horário do pacífico, 19 horas de Lisboa, e haverá a tradicional Keynote da Apple a abrir a conferência.

Para este ano, segundo os rumores, estará em cima da mesa como hipótese o novo iPhone 5S, o iOS 7, um upgrade ao MacBook Pro c e s/ Retina / MacBook Air / Mac Pro, a 2ª geração do iPad Mini, iPad 5ª geração, Siri para o segmento automóvel, o novo iCloud e, claro, o lançamento do OS X 10.9 que tem como nome de código Cabernet.

Alguns destes rumores já foram referidos por nós em Abril, neste artigo.

MacBook Pro (com e sem Retina), MacBook Air e Mac Pro

No WWDC do ano passado a Apple introduziu a nova linha dos MacBook Pro 15″  e Mac Pro com novo design, com e sem Retina e equipados com os processadores Intel Core i5 e Core i7 Ivy Bridge.

Como é de esperar este ano, a gigante de Cupertino não irá introduzir uma nova linha radical destes segmentos mas irá, com certeza, apresentar um upgrade ao hardware.

De acordo com vários relatos e do blog especializado em assuntos Apple, Apple Insider, este ano a Apple poderá incluir nos seus computadores a nova linha de processadores da Intel conhecidos por Intel Haswell (Ver aqui todas as novidades desta nova tecnologia) que serão lançados para o mercado no dia 3 de Junho.

Este novo processador de 22nm foi desenhado especialmente para os convertíveis ou para os conhecidos Ultrabooks, uma vez que consome muito menos energia que a tecnologia anterior.

iPad Mini 2º Geração e iPad 5

Ainda há muita discordância da apresentação / lançamento da 2ª geração do iPad Mini e do iPad 5 durante o WWDC 2013.

Várias fontes apontam para que estes dois equipamentos serão lançados para o mercado durante o mês de Setembro, o que poderão ou não ser apresentados durante este evento.

Mas as coisas poderão aquecer.

É esperado que o iPad Mini 2 venha com a mesma resolução do iPad 4 (2048 x 1536), que foi apresentado no ano passado, com um ecrã de 7.9″ e um poderoso processador Apple A7 Dual Core. Também se pensa que terá uma bateria com capacidade de 10 horas de uso constante, uma câmara HD para o FaceTime e uma câmara iSight com gravação de vídeo HD em 1080p.

Um outro rumor aponta que a Apple irá tentar reduzir a espessura tanto do iPad Mini 2 como do iPad 5 usando uma tecnologia da empresa japonesa Sharp conhecida como IGZO (Indium Gallium Zinc Oxide) nos seus ecrãs.

Agora referente só ao iPad 5, é especulado que não tenha margens laterais nenhumas, isto é, a parte frontal será praticamente só o ecrã e a tecla home. Desta forma, o novo iPad deixará de ter uma estrutura tão grande e ficará mais parecido ao iPad Mini.

No entanto nem tudo é um mar de rosas, o preço do iPad 5 será bem superior ao preço de lançamento do iPad 4 e este não irá ter qualquer redução de preço nas lojas Apple Store e possivelmente nas outras também.

iOS 7

Talvez seja desta que os utilizadores de iOS irão ver uma nova interface. Até agora a equipa de design da Apple tem vindo a seguir as directrizes de design do Steve Jobs, mas essa ideologia, apesar do legado do falecido estar sempre presente dentro e fora da empresa, poderá ter acabado no iOS 6.

De acordo com o 9to5Mac, o Vice Presidente de design industrial, Jony Ive, responsável pelo design do iOS e do Mac OS, referiu que a equipa está agora mais focada no Look & Feel do que em novas funcionalidades.

Estas declarações são bastante promissoras perante os últimos rumores, o iOS 7 poderá realmente ter um novo design.

O actual design do iOS já tem vários anos, pouco mudou desde o seu aparecimento, um novo design certamente dará uma nova lufada de ar fresco e possivelmente trará novos interessados.

Interface geral

Conceito do novo iOS e do efeito flat

Algumas fontes próximas da gigante de Cupertino referiram ao portal noticioso 9to5Mac que o iOS 7 terá uma nova interface em tons de branco e preto e todo ele com um design (incluindo os ícones) plano (Flat Style), assemelhado ao estilo Windows Phone.

Este estilo começou a ter maiores proporções após o lançamento do Windows Phone, e tem-se visto grande adopção nas páginas web.

As barras de navegação e as tabs, foram redesenhadas e passam a não ter texturas e gradientes. Algumas barras no iOS 7 terão um pequeno efeito de desfoque.

A barra de estado, em algumas aplicações, será menos transparente do que no iOS 6. Também o teclado irá sofrer alterações, continuará a ser semelhante ao presente nas versões anteriores do iOS, mas o design será em tom de cinza claro e não terá sombras.

A interface no geral deixará de ter qualquer sombras, passando mesmo a ser totalmente estilo flat.

Home

O actual e tradicional home screen do iOS

O home será totalmente redesenhado, não terá texturas skeuomorphic, a partir de agora os utilizadores terão os wallpapers a seguir o swipe das screens, para o caso do uso de imagens panorâmicas como fundo, a mesma funcionalidade que está presente no Android praticamente desde sempre.

É uma funcionalidade bastante interessante para quando queremos usar imagens grandes e sem intenções de a cortar.

Os ícones deixarão de ter efeitos reflectores e 3D, as alterações são mais notáveis nos ícones da câmara e da galeria, enquanto que o icone do Game Center, perderá o efeito verde e as peças de xadrez.

Ecrã de bloqueio

O conhecido lockscreen

Desde o lançamento do iOS que o estilo do ecrã de bloqueio sempre foi o mesmo e apesar de não ser um ponto essencial, vai passar a ter um fundo preto e sem qualquer efeitos de brilho. O mesmo estilo será, igualmente, aplicado ao ecrã de bloqueio por Pin.

Caixa de notificações

Estilo actual da caixa de notificações do iOS, um pouco retro dada às tendências actuais

A Apple vai deixar cair o uso de texturas para uma cor flat em tons de preto e cinza com o texto em branco, nada de novo a contar que a nova interface será neste estilo.

Aplicações

Aqui é que poderá não agradar os utilizadores e programadores. De acordo com o 9to5Mac, as aplicações serão redesenhadas e passarão a ter um fundo de cor branca (cor base) podendo depois ser aplicado temas para mudar a cor.

Talvez esta ideia pudesse ser aplicada ao sistema em si e o utilizador poder também aplicar temas e assim personalizar a interface ao seu gosto.

Acho que está na altura da Apple deixar de ser tão restrita nestes aspectos. Se viesse a incluir esta e outras funcionalidades semelhantes sem que fosse necessário o recurso ao Jailbreak só teria a ganhar.

Também as aplicações de sistema seguirão o mesmo caminho das outras, por exemplo, a aplicação calendário terá botões vermelhos enquanto que a aplicação Mensagens terá em tons de verdes.

Este estilo de calendário é bastante parecido ao estilo presente no Android

Integração social

A nova versão do sistema operativo móvel da Apple irá ter integração dos sistemas sociais Flickr e Vimeo.

A conferência, como referido, irá ser realizada durante os dias 10 a 14 de Junho em Moscone West em San Francisco.

Este ano a Apple parece que irá surpreender toda a gente com o novo design do iOS distanciando-se assim do estilo Mac OS e aproximando-se a um estilo mais simples.

É pena que a Apple não esteja, por agora, com ideias de tornar o iOS um pouco mais livre de forma a que o utilizador possa personalizar a interface ao seu gosto.

A redução do tamanho do iPad através da eliminação das margens laterais do tablet é também bastante promissor.

Este ano parece que a Apple quer-se redimir dos erros dos últimos 2 anos onde não apresentou grandes inovações como vinha a fazer até ao lançamento do iPhone 4.

Mas mais uma vez, parece que a Apple não vai conseguir manter o segredo das novidades, apesar de que na mesma consiga causar alguns efeitos de surpresa, o real e o poderoso efeito da surpresa já o perdeu há algum tempo.

Como todos os anos, o Pplware irá fazer cobertura do evento.


Homepage: Apple World Worldwide Developers Conference

Exit mobile version