O tema Bitcoins tem sido, de há um tempo para cá, um dos que mais azo tem dado à discussão. Há quem veja vantagens, mas muitos também veem pontos negativos nesta criptomoeda.
Já Steve Wozniak, cofundador da Apple, é da opinião que os Bitcoins são melhores que o Ouro e o Dólar.
Quer se goste ou se odeie, Wozniak costuma ser sempre polémico nas suas afirmações. Desta vez, numa entrevista ao CNBC, o cofundador da Apple afirma que os Bitcoins são melhores para armazenamento de valor comparativamente ao Ouro e ao Dólar.
Para ele, as principais vantagens desta criptomoeda são o facto de ter um armazenamento finito e previsível, bem como ser resistente às manipulações, tornando-se quase inviolável.
Comparando o Bitcoin como uma casa, Woz indica que não importa se o preço sobe ou o que o governo taxe, pois a casa continuaria a existir como um ativo estável, que não pode ser diluído e o seu valor dependerá daquilo que é feito.
Por sua vez, considera que o Dólar está destinado a falhar devido ao controlo centralizado do governo, relativamente à sua utilização e quantidade, uma vez que o governo pode, a qualquer momento, imprimir mais algumas notas e disponibilizá-las no mercado, o que fará com que o valor da moeda diminua.
Por sua vez, quanto ao Ouro, Wozniak é da opinião que o valor deste poderá variar consoante os avanços tecnológicos que desenvolvam novas formas de mineração. Assim, visto por esta perspetiva, os Bitcoins acabam por ser ativos bastante mais lucrativos.
Wozniak é ainda da opinião de que a tecnologia Blockchain traz muitas vantagens sobretudo para setores como as finanças e a mineração, dando o exemplo de que, com esta tecnologia, os ativos poderão ser rastreados, ao contrário do que se passa atualmente.
Woz deixa ainda uma nota sobre a Ethereum, plataforma para o desenvolvimento de aplicações para a tecnologia Blockchain, dizendo que esta abriu um novo mundo através de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas, permitindo que os programadores criassem conteúdos com possibilidades quase ilimitadas.
Mas… Wozniak vendeu todos os seus Bitcoins. Porquê?
Por outro lado… durante o Nordic Business Forum, em Estocolmo, no dia 24 de janeiro de 2018, Wozniak afirmou que, recentemente, vendeu todos os seus Bitcoins.
O motivo, segundo ele é:
I don’t want to be one of those people who just watches the number.
Steve Wozniak in Stockholm: I’ve sold all my bitcoin #NBFSweden https://t.co/Ypn75tG5Bn
— NordicBusinessForum (@NBForumHQ) 25 de janeiro de 2018
Wozniak comprou os seus Bitcoins, apenas por curiosidade, quando estes valiam 700 dólares por moeda. No entanto, afirma que vendeu as criptomoedas devido a estar farto de todo o ‘hype’ lançado em volta do preço das mesmas, na altura em que, no outono, os Bitcoins atingiram o recorde de 20 mil dólares por moeda.
When it shot up high, I said I don’t want to be one of those people who watches and watches it and cares about the number. I don’t want that kind of care in my life.
Part of my happiness is not to have worries, so I sold it all and just got rid of it.
Por fim, Wozniak refere que o seu objetivo é viajar por locais, como Estocolmo, e ir a restaurantes e hotéis que só aceitem Bitcoins, permitindo-lhe usar apenas estas criptomoedas nas suas viagens. Quanto à sua dinâmica com o dinheiro, Woz refere que:
I’ve never been into money in any way. I’ve never used Apple’s stock app, I don’t buy and sell stock.