“World IPv6 Launch” acontecerá dia 6 de Junho
De acordo com uma informação publicada no site da Internet Society (organização sem fins lucrativos de associados profissionais que facilita e sustenta a evolução técnica da Internet e promove o desenvolvimento de novas aplicações do sistema) as grandes empresas deverão activar de forma permanente a nova versão do protocolo IP, o IPv6, já dia 6 de Junho.
Já há vários anos que se tem vindo a ouvir falar no IPv6 e das vantagens do mesmo relativamente ao IPv4. No entanto, devido ao investimento e falta de know-how as empresas têm adiado a mudança/disponibilização de alguns serviços em dual stack (IPv4 e IPv6). Nesse sentido, a organização Internet Society definiu o dia 6 de Junho como o dia em que as grandes empresas devem “assumir” o IPv6, sendo essa mudança fundamental para o contínuo crescimento da Internet como plataforma para Inovação e desenvolvimento económico.
De acordo com Vint Cerf, ”o dia definido para o “World IPv6 Launch” será sem duvida um marco histórico na mudança do actual paradigma da Internet. O IPv6 irá permitir ter mais dispositivos ligados a esta rede de comunicação à escala mundial”
Algumas empresas/serviços que irão estar disponíveis em IPv6
O IPv6 é a nova versão do protocolo IP, e foi desenvolvido para suceder à actual versão (o IPv4). O que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi a aproximação da exaustão do espaço de endereçamento e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança e mobilidade, e simplificar algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.
Qual a sua opinião sobre o IPv6? Acha que é desta que haverá uma adesão massiva ao novo protocolo da Internet?
Alguns artigos sobre IPv6
Este artigo tem mais de um ano
Estava a ver que não 🙂 Já era tempo de ocorrer esta mudança.
OFF Topic:
Megaupload Encerrado
http://wintech.com.pt/content/view/11169/1/
Será? É que depois de 10 a ouvir que os endereços IP estavam perto de esgotar e que o IPv6 estava para ser lançado… Dá que pensar se será mesmo desta.
Mas do lado do utilizador, este tem que fazer alguma coisa? Por exemplo, eu tenho um router Thomson TG784 e um PC com uma placa de rede “normal” e dois portáteis com placas wireless “normais”.
Eu tenho que fazer alguma coisa quando a alteração tiver lugar a partir do dia 6 de Junho?