Pplware

Windows XP não morreu, cresceu!

O 8 de Abril de 2014 assinalou o fim do suporte mundial da Microsoft ao Windows XP, o sistema operativo que teve o mais longo tempo de vida na história da empresa. Mas isso não significou que os utilizadores, como a Microsoft desejava, migrassem para os novos Windows disponíveis, bem pelo contrário, a utilização do Windows XP cresceu!!!

A Microsoft fez uma campanha global para levar os utilizadores a migrar do Windows XP para o Windows 8, mas este novo sistema operativo, já com quase 2 anos de idade, não conseguirá atingir a fama daquele que foi lançado em 2001.

Mas há um facto muito curioso, como foi relatado na digitaltrends. Apesar do Windows XP ter perdido o suporte por parte da Microsoft, de acordo com a Net Marketshare, a sua quota de sistema operativo em desktops foi, no mês de Junho, de 25,31%, o que se traduz num aumento, visto que no mês de Maio a quota era de 25,27%.

Como podemos ver no gráfico em cima, o Windows 7 é o sistema operativo mais popular no mundo, mas há ainda uma dependência muito grande dos utilizadores ao Windows XP, há uma passagem discreta do Windows 8 para o Windows 8.1 e há ainda margem para o futuro Windows 9.

Mas não será este um problema para os developers?

Sem dúvida, há uma grande fatia de utilizadores que não estarão a beneficiar de software moderno, desenvolvido para os sistemas modernos, com outra projecção no mercado e com integração num ecossistema que a Microsoft se esforça para criar. Isso chama-se fragmentação e pelo que podemos ver será quase impossível acabar com ela.

E a nível de segurança?

O problema continua a ser de difícil resolução para a Microsoft, tendo em conta que o foco será o Windows 8 e Windows 8.1 e o mundo, cerca de 75%, está ainda no Windows 7 e Windows XP, sistemas completamente diferentes da filosofia Windows 8. Há ainda muitas estruturas que estão relutantes à migração para a plataforma Windows 8 o que é de estranhar, principalmente naquela fatia do Windows 7.

Poderá ter a ver com o hardware?

Quando falamos nos utilizadores com Windows XP é de certeza o principal motivo. O investimento é alto ter de adquirir novos equipamentos que suportem os novos sistemas operativos quando as máquinas que têm funcionam perfeitamente com as suas aplicações e em grande parte dos casos estamos a falar em equipamentos no segmento empresarial. Mas uma fatia grande da percentagem do Windows 7 já não será pelo hardware, será mais pela falta de conhecimento, pela falta de informação quanto ao migrar e aos custos ou à ausência deles.

O Windows 9 poderá atrair muitos utilizadores, há já alguns indícios que poderão mostrar uma atitude diferente até porque muitos utilizadores estão já a pensar mudar, outros mesmo já mudaram, para outros sistemas operativos.

Exit mobile version