Windows XP Mode em PC’s sem virtualização
Foi hoje anunciado pela Microsoft uma actualização já muito esperada. Finalmente podemos usar o Windows XP Mode sem termos de recorrer a PC's com suporte para virtualização.
O Windows XP Mode permite que os utilizadores que tenham o Windows 7 consigam correr as aplicações desenhadas para o Windows XP. Assim o Windows 7 fica totalmente compatível para executar aplicações nativas do Windows XP, de forma transparente.
Desta forma conseguimos ultrapassar os problemas mais vezes apontados como entrave para as migrações de sistemas operativos. As aplicações desenhadas para versões mais antigas do Windows nem sempre correm de forma correcta nas versões mais recentes. Não que o Windows não permita a sua execução, mas devido a problemas de desenho dessas mesmas aplicações.
Com esse intuito a Microsoft desenvolveu o Windows XP Mode. Mas estava "preso" a máquinas que tivessem suporte para virtualização directamente associados no CPU.
Mas a Microsoft resolveu alterar esta imposição e disponibiliza desde hoje um update que permite correr o Windows XP Mode em PC's sem Hardware Assisted Virtualization Technology, ou seja, sem suporte nativo nos CPU's para virtualização.
Esta possibilidade não era uma novidade, pois já aqui tínhamos apresentado uma alternativa para os computadores que não eram suportados, o VMLite XP Mode. Mas esta vem directamente da Microsoft, o que lhe confere um maior grau de confiança e garantias de se integrar ainda melhor com o Windows 7.
E eis o processo de aceder a essa actualização. Acedam ao site do Windows XP Mode e escolham o link Get Windows XP Mode and Windows Virtual PC now.
Depois só têm de escolher a vossa versão do Windows 7 e o idioma do mesmo. Serão apresentados 3 botões de download e que são Windows XP Mode, Windows Virtual PC e Windows XP Mode Update. Descarreguem-nos pela ordem apresentada e instalem-nos pela mesma ordem
E no final devem ter o vosso Windows XP Mode a correr no vosso PC sem suporte para virtualização.
Esta opção da Microsoft vai com certeza trazer ainda mais utilizadores para o seu Windows 7 e que viam a limitação de hardware como um entrave para o upgrade. É um claro ataque ao mercado empresarial, mas que os utilizadores domésticos agradecem.
Testem então o Windows XP Mode. Agora acabaram-se as desculpas de falta de hardware apropriado.
Artigos relacionados:
Homepage: Windows XP Mode
Este artigo tem mais de um ano
Quando li a noticia pensei que já fosse possível utilizar o XP mode da microsoft com uma versão Home Premium do 7, infelizmente na página diz que só as versões Enterprise e Professional é que são suportadas.
É possível usar com o starter, home premium, Profissional, enterprise e ultimate, sejam 32 ou 64bits. Ou seja é possível usar em todas as versões do Windows 7. Só tens que escolher a versão do teu Windows e a linguagem. Eu neste momento estou a sacar para o Windows Profissional 32bits.
Olha que não… Eu tentei para mim, e ao seleccionar W7 HP 64bit, aquilo diz que não dá na corrente versão e como tal pergunta se desejamos fazer o upgrade. É pena, mas é claro que isto é mais em vista ao sector empresarial, por isso não nos podemos queixar muito lol.
Cumps
Ai é? então ta bem. Eu vi la a lista para escolher e pensei que desse para todos. Mas saquei para a versão profissional e já a tenho a funcionar.
@darkblonde
“então ta bem” —> “então está bem”
“Então, está bem!”.
Já experimentou instalar o virtualbox ? No meu HP com windows 7 64 bits está uma maquina virtual XP a correr com 2 processadores !!! Diga-se de passagem que o XP ficou bem rapidinho !!!
Vamos ver se eu entendi. Eu compro o Windows 7 mesmo sabendo que meu PC não aguenta para depois emular o XP?
É melhor ficar com o XP não?
se o pc não “aguenta” com o 7 nem sequer se consegue emular o XP. o XP mode é útil para correr aplicações que foram especialmente desenhadas para o Windows XP não tendo assim compatibilidade com os Windows posteriores.
qual a diferença de download do “Portuguese N” para “portuguese”?
“Portuguese N” não tem browser prédefenido (é facultada a opção de escolher um browser) ao passo que o “Portuguese” já vem com o IE de raiz.
Acho que o N não terá o Internet explorer e/ou o Windows media player. Penso eu que seja isso…
O “Portuguese N” está relacionado com Portuguese PT e não o Portuguese BR
As versões N não trazem o “Windows Media Player”.
Mais detalhes aqui –> http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows7/products/compare
corrijo… “Windows Media Center”
o problema é no segundo passo quando pede para introduzir uma chave do windows.
alguém sabe como ”ultrapassar isso”?
Se fores a ” C:\Program Files\Windows XP Mode ” tens um txt com o nome ” KEY ” e verás a chave, caso ainda estejas com dificuldade de saber a chave aqui está:
K49H2-RPR94-QBGG4-DBCTM-YT64G
com essa brincadeira la se foi a minha licença do 7!
foi o que me aconteceu a mim. agora tenhu de reactiva-lo..alguem da umas dicas?
Sim, compra uma licença genuína =)
referia-me a uma solução mais ”em conta”
@RuiMoraies
Compra uma licença genuína numa loja que a venda mais barata 😀
Boa aposta! Por incrível que pareça, a HP não disponibiliza drivers para o meu ‘scanner’ para sistemas operativos posteriores ao XP 😛
Acho inadmissível! Vou experimentar agora!
Bom artigo 😉
Se calhar a tua impressora é antiga e não suporta nos novos SO’s … já ponderas-te isso?
@Emannxx
“…ponderas-te isso?” —> “…ponderaste isso?”
Bem, apesar de eu não confundir o “scanner” com a impressora, esse é o único motivo, logicamente!
Com o programa VueScan funciona bem 🙂
é possível instalar drivers do XP que não são reconhecidos pelo Windows 7?
Vamos lá a ver de que se trata isto:
– NAO é um modo do Windows 7 para ele ficar menos exigente no hardware
– NAO é um modo do Windows 7, é um programa que faz estilo virtualizaçao
– NAO é um modo do Windows 7 para usar drivers antigo, etc NO windows 7
Isto é um programa para correr uma versao do Windows XP estilo virtualizaçao MAS sem exigir CPUs com virtualizaçao etc. Ou seja, vao correr um Windows XP dentro dum programa e fazer as besteiras que quiserem NO programa. Aí podem correr apps, instalar coisas E SOBRETUDO ACTUALIZAR O SAMSUNG OMNIA HD i8910 🙂 🙂 🙂
Só me pergunto é porque nunca pensaram nisto antes em vez de andarmos com remendos… não são eles os burros, decididamente.
@o_unico
Tens razão.
Por estas e por outras é que eu ainda continuo a utilizar o querido XP.
Eu quando quis jogar o Halo 2 que exigia o Vista, mudei-me para o Windows 7 Ultimate (deixa escrever bem antes que venha o Corrector)…
Bem, instalei e ainda me diz que o PC nao suporta virtualização assistida por hardware 🙁
A mim não funcionou. Deu a mesma mensagem de que o hardware nao suporta virtualizaçao… 🙁
Desculpem a repetiçao, pensei que a primeira submissão tinha dado erro
Eu tenho dual boot (Seven e Xp)
Também tenho o windows XP em modo virtual com o VirtualBox nos dois sistemas operativos (O mesmo xp virtual).
não consigo tão pouco sacar os instaladores -.- ja saquei o setup do windows genuine update(e instalei, continua genuíno a pesar de ser pirata :P), mas depois nem anda para a frente no raio do website -.-
tenho andado a pensar em fazer o downgrade, e acho que ainda antes da pascoa isso vai acontecer… :s
Uso isto na empresa pelo facto de ter software que não corre em windows7 (a menos que pague pela nova versão) e como isto anda mal decidi instalar isto e consegui.
A minha dúvida é ja o colocei no dominio da empresa mas não consigo instalar nenhuma impressora já que isso me dava jeito para usar o tal programa.
Não é possível instalar impressoras de rede???
Tenho a mesma dúvida que o Renato. Quero ligar-me à rede através do XP “virtual” e não consigo. Não é possível utilizar recursos de rede?
Será que é melhor utilizar este programa do que instalar o XP em dual boot ?
Tenho um programa que é um bocado “pesado” e que não corre no windows 7 e instalei-o no XP através deste programa mas acho que está um bocado lento. Será que instalando o XP em dual boot fica mais rápido ?