Windows Mobile – Ecrãs resistivos com dual touch
Não, não é impossível o multitouch em ecrãs resistivos e a prova disso é este SDK que permite criar aplicações multitouch para telemóveis com WindowsMobile. Apesar de nos ecrãs capacitivos haver reconhecimento dos dedos e por isso o multitouch ser de fácil implementação, nos ecrãs resistivos isso não acontece. Nada melhor que a matemática para resolver a questão.
Na plataforma Windows Mobile, o multitouch era um dos grandes impedimentos no desenvolvimento de aplicações. No iPhone ou nos smartphones Android, o multitouch é algo que é feito no kernel do sistema operativo e, desde que o ecrã seja capacitivo, não existe qualquer problema.
Mas não existem impossíveis para a malta do fórum XDA, agora é possível para qualquer developer criar aplicações com dual touch: um multitouch limitado visto que suporta um máximo de dois dedos. Para tal ser possível foi criado um SDK, com uma implementação bastante simples.
Entre todas as features destacam-se:
- Pinch to Zoom;
- Drag;
- Vários eventos à base de gestos.
Isto vem dar um novo alento à plataforma Windows Mobile, mas vem um pouco tarde uma vez que o Windows Phone 7 está quase aí a rebentar. Ainda assim é uma mais-valia para quem estiver a fazer aplicações para Windows Mobile e queira implementar o multitouch.
Homepage: Windows Phone ME
Este artigo tem mais de um ano
Meu rico iPhone :S
é ridículo continuar a falar do iphone quando actualmente temos maquinas muito superiores em tudo como HTC HD2 , HD mini o legend ou desire isso sim são maquinas de guerra…
não troco o wm6.5.5 pelo OS da apple que alem de fraco limita e personalização e ta completamente bloqueado
e para quem diz que não há app e jogos para PDA aqui esta a prova em contrario encontrei tudo o que preciso no
ppctuga.net
cumprimentos
bom a nivel de hardware e multitasking dou-te razao, fora isso estas completamente enganado e se dizes o contrario nao conheces nem o minimo da App Store. O melhor jogo (nativo e nao emulaçao) do WinMo é dos piores para o iPhone. Os HTC, o meu Samsung i8910, etc sao muito potentes mas nao chegam a uma dezena os jogos e aplicaçoes que usam efectivamente a aceleraçao do hardware. Dai que voltamos aos tempos da 3dfx Voodoo vs Matrox,etc: a voodoo até podia ter menos specs, so fazia rendering em 16bit etc mas como havia muitos patches e optimizações no final os jogos eram muuuito superiores e rápidos que a concorrência. Quando estabelecerem um minimo de HW (estilo Snapdragon 1ghz, 256Mb Ram, 800*480) para os developers aí sim.
não troco o wm6.5.5 pelo OS da apple que alem de fraco limita e personalização e ta completamente bloqueado
e para quem diz que não há app e jogos para PDA aqui esta a prova em contrario encontrei tudo o que preciso no
ppctuga.net
cumprimentos
Fraco?
Tás a dizer que o wm6.5.5 é mais fraco com OS da Apple?
E por amor de deus não compares essas apps e jogos com os do iPhone.
É a mesma coisa que comparares o teu burro com o meu cavalo.
HTC mete um Iphone no canto do lixo
isso dito assim até parece uma verdade absoluta!
e eu tenho uma HTC TyTN II na gaveta, apenas com poucos meses de utilização, e prefiro andar com um iPod Touch no bolso e um telemovel pequeno…
preferi deixar de lado o GPS, a câmara, a função de telemovel e ainda o teclado qwerty para ter as aplicações do iPhone OS!!!
a diferença é que com o iPod tenho realmente interação rápida quer em email’s, quer em qualquer outra aplicação, enquanto em windows mobile é uma porcaria!!!
ainda guardo a HTC na esperança que o Android funcione lá a 100%, para já ainda tem muitas coisas a melhorar…
para mim já não interessa o hardware quando o software não presta!
o iPod custou-me metade do preço do iPhone, e não me justificava pagar o dobro para ter pouco mais, senão bem que tinha o iPhone…
mas dizer que windows mobile é melhor que o iPhone OS como sendo uma verdade absoluta é ridículo.
Concordo. Já tive um HTC e agora tenho outro. Cada vez que quero fazer alguma coisa, tenho que esperar e que esperar… Até que já nem me sai do bolso… Também aguardo pelo Android, que já experimentei, mas não anda grande cena ainda. Mal possa, é um iPhone que compro!
Os ecras resistivos até podem fazer o pino, nada como o tocar multitouch num vidro de alta qualidade e sensibilidade ao mínimo toque. Num resistivo há (de momento) sempre uma película menos transparente em cima do ecra e é sempre preciso fazer mais pressao. Pagar por pagar prefiro pagar pelo que é realmente bom.
1000 vezes o meu HD com windows mobile 6.5.5 e SENSE UI da HTC muito melhor ….
que a porcaria de um OS bloqueado como a da apple no iphone
encontrei a ultima rom para HD no ppctuga.net do melhor
cumprimentos
Quando me arranjares um par de jogos que tenham melhores graficos e fluidez que o equivalente num iPhone avisa. Desconfio que até os jogos HD (feitos para OMAP3 600Mhz) do meu Samsung i8910/Vivaz/Satio sao melhores que os do teu telemovel 🙂 depois o iPhone tem aplicaçoes para tudo (ftp, office, pdf, rdp, facebook, twitter, edit imagem, controlo do xbmc, controlo de pc e torrent, gps, customização total do UI e até multitasking – alguns exigem jailbreak mas funciona que é que o interessa).
Customização total do UI e até multitasking??? Definitivamente isso não sao pontos positivos que possas apontar! Onde é que podes costumizar mais o iphone que o win mobile??
Mas sim tb concordo que de resto pelo software que tem é melhor que o Win Mobile.
Com JB.
Podes mudar totalmente a interface.
Para aquecer mais as coisas… tambem ha muitas apps para Symbians 😀 acredito mesmo que mais de 2 centenas ha de certeza!! lol
quick office; symTorrent; Nimbuzz; SmartMovie….. para nao falar nos milhares (creio eu) de temas que existem para S40/S60…
tenho um N81 Gb, ha 2 anos, e ainda o acho muito bom…. obvio que nao é sequer para comparar com Iphone, HTC.. etc… mas faz o minimo necessario…
talvez a minha proxima aquisiçao seja o NexusOne (powered By google) 😛
Atençao, haver muita coisa há para quase todos os SO, digo haver com fluidez, beleza gráfica e estilo (isto é válido para apps e jogos).
Ainda nisso a NOKIA/Symbian projectaram MUITO bem: os S60v3 normalmente sao 320×240 e os S60v5 640×360, ambos com ARM 369 – 434MHz pelo que é possível criar mais jogos e aplicaçoes nativas. Infelizmente tudo isto foi criado sem GPUs e telemóveis como os Samsung i8910, Satio, Vivaz (OMAP 3) que têm e sao potentíssimos só têm uns 10 joguitos disponíveis a usar a sua potência. Pelo menos o meu i8910 usa-o bem a gravar/ler video 720p + 8MP + divx 🙂
PS: só uma nota. O GPU do Snapdragon @ 1GHz = 22M polígonos/s. O GPU do OMAP 3 @ 600-720MHz do i8910/Satio/Vivaz dá uns 14M polígonos/s. Isto dá Snapdragon (800×480) 1 milhao polígonos por 17454 pixeis. O i8910/Satio/Vivaz (640×360) conseguem 1 milhao de polígonos por 16457 pixeis. OU SEJA: o GPU do i8910/Vivaz/Satio consegue mais polígonos/pixel LOL
O problema do Symbian sempre foi esse, o facto de ficar amarrado as vontades da Nokia, leia-se vender telemoveis a preço de luxo com hardware baixo. É por isso que para a Nokia o Symbian ainda vai ser a galinha de ouro durante muito tempo da Nokia, pois é um sistema que faz muito com hardware de porcaria… O sistema só não esta mais evoluido devido a empresa filandesa. Viu-se o Ngage, tinha tudo para ser vencedor mas sem acelaração grafica não conseguem fazer muito.
Pior do que isto que disse só se for o actual mercado de consolas portateis…
Parece que não ninguem interessado a fazer frente ao iPhoneOS no mercado movel, a Nokia fez de forma estupida, a Sony e a Nintendo enfim, é mesmo a pensar no consumismo dos putos pois afinal de contas é o mercado mais rentavel…
O iphone infelizmente tambem não é perfeito para jogos, nem nunca vai ser, devido a estetica powered by Apple. Portanto ficamos a espera que:
1- A Sony volte a pegar no mercado portatil de jogos.
2- O Maemo vingue
3- Uma marca faça um Android Gamer gadjet.
4- A Apple faça uma “inovação” com teclados fisicos. “Somos os primeiros a ter um teclado com um simbulo de uma maça num smartphone!” LOL
5- Esperar que a MS faça um WinMO 7 à seria c/ suporte grafico ou que tambem entre no mercado das consolas moveis.
Porque na minha opinião jogar tem de significar prazer e não se pode usar a desculpa de ser movel que não dá para se ter isso a 100%. Se já tive no passado porque que agora não terei? Claro que há jogos aonde não é necessario teclas mas nos de racing ou futebol? Pois… a psp ainda dá para os gastos mas sinceramente se eu pago 600€ por um smartphone eu quero ter 1 gadjet e não 2 no meu bolso (a psp é grande…).
O NexusOne também me deixou com água na boca!
Ao i8910 faltou-lhe uma campanha de marketing similar ao que a apple tem vindo a fazer, e um suporte efectivo a nível de actualizações de firmware por parte da Samsung. Por que de resto, por baixo do “capot” o engenho está lá. 😉
Quem tem um i8910 sabe do que falo.
Cumprimentos
Verdade mas todos os non-nokia symbian não tem vida facil… Mas este telemovel da Samsung só prova a estupidez powered by Nokia.
nao sabes que dizes eu tive um iphone e devolvi logo a lata no mesmo dia …
o melhor OS para mim e windows mobile 6.5.5 juntamente com sense UI ….
para jogar e um psp nao jogos de porcaria do iphone …..
em aplicações funcionais e nao lixo o wm é superior em tudo GPS , OFFICE …
“nao sabes que dizes eu tive um iphone e devolvi logo a lata no mesmo dia …”
Ou seja, o iPhone é uma lata porque -claro- gastaste 500-700€ num e foste devolvê-lo…no mesmo dia 🙂 Eu pergunto assim: alguma vez mexeste sequer num? Digo isto porque os gráficos num HTC HD 800×480 com um Qualcomm 528MHz deve ser uma velocidade estonteante…
E a ver pelos teus argumentos que se resumem a “WinMo + Sense” “Winmo + Sense”… e “Office” nao me leves a mal mas ler ficheiros todos lêem de igual modo (WinMO, S60v5, iPhone OS, etc) e editar ninguém o faz num telemóvel que nao seja algo MUITO esporàdico.
Bom, argumentos tens muito poucos (na realidade nao existem muitos…) e os únicos que podem falar mais qualquer coisa sao os amigos do Android, S60v5 e WinMo 7 (distante…).
Nao devias falar, especialmente com o teu “melhor amigo”: tem um Qualcomm 7201A 528MHz (4 milhoes de poligonos/s…nem comento), só grava video em CIF, só faz playback (standard) até VGA 30fps, 288Mb RAM para WinMo 6.5.5. Com isto DE VERDADE consegues fazer alguma coisa num ecra 800×480 DE 65.000 CORES??? Resumindo estás a mandar vir contra (iPhone/iPod) smartphones que processam 3x mais polígonos para 480×320 e têm 16.7M cores? (e isto o iphone 2G/3G/iPod porque o 3GS e último iPod entram noutra galáxia…).
E nao vou comparar com o meu Samsung i8910 senao aí ficavas envergonhado 😀 😀 😀
Esperem pelo Windows Phone 7, ele está quase aí. Esse sim vai ser o SO que vai mudar a imagem do windows mobile. Até me atrevo dizer que poderá vir a ser o Iphone killer, mas nada como esperar e ver. Eu cá acho que vai uma grande bomba. E vocês o que acham?
Eu espero que sim, se há coisas que eu estou vivamente à espera sao:
A) WinMo 7 + jogos 3D por hardware “XBOX”
B) Android Market + jogos 3D por hardware nos Snapdragon
C) Sony Playstation Store + jogos 3D por hardware nos SE
Nao comento a App Store (apple) porque ela já está aí há um par de anos e agora com o iPad + iPhone “4G” + jogos HD vai ser um estouro. Se as outras empresas nao ganharem juizo vao continuar a perder muita cota de mercado. A Apple no software já ganhou, se agora ganhar (ou acompanhar o mercado) no hardware com o iPhone “4G” entao cuidado…
PS: 75% dos Smartphones no Japao sao iPhones.
PS2: tenho um Samsung i8910 e é FENOMENAL mas faltam-lhe alguns jogos, daí que quando sair o iPOD “HD” (hardware do iPhone “4G”) devo comprar um para complementar o meu i8910.
Em relação ao teu PS:
Não é 70% mas sim 46% mas mesmo assim é danger!
46% em Dezembro 2009, 72% durante TODO 2009. Estatísticas a 1 ano parecem-me mais preditoras do que 1 mês 😉
Já agora deixo por curiosidade:
http://stats.getjar.com/statistics/EU-PT/manufacturer/All
N95 continua em terceiro e Iphone nem ve-los…