webOS: LG abre o seu sistema operativo de TVs ao mundo
O webOS é atualmente um dos melhores, se não mesmo o melhor, sistema operativo de TVs. Com o apogeu das SmartTVs, este software passou a ter um papel muito relevante e a LG quer agora tirar proveito do que desenvolveu. Assim, a empresa sul-coreana abriu a utilização deste sistema a outras empresas e atualmente já pode ser encontrado em mais de 20 marcas.
A título de curiosidade, o webOS é um sistema operativo baseado num núcleo Linux pertencente. Este foi inicialmente desenvolvido pela Palm, e depois pela Hewlett-Packard após esta ter adquirido a Palm. Em 2013, a marca e o código do sistema foram comprados pela LG Electronics.
webOS agora é da LG e do mundo
O webOS já não é exclusivo da LG. A empresa anunciou uma mudança radical de estratégia relativamente ao seu sistema operativo para televisões. A LG continuará a manter e desenvolver o webOS TV abertamente, mas licenciará o sistema para que outros fabricantes o possam incluir nas suas TVs.
Neste momento, existem cerca de 20 marcas que foram incluídas neste novo ecossistema que agora nasce. Da mesma forma que a TV Android é utilizada abertamente em múltiplas marcas, o webOS deixará de ser o sistema da LG, passando a ser outra opção. Um movimento que tem o "potencial de remodelar o negócio da televisão", de acordo com a própria LG.
LG anunciou recentemente o webOS 6.0 para as suas futuras televisões 2021, juntamente com uma grande remodelação do seu design. No entanto, espera-se que as televisões de outras empresas que apostaram no webOS incluam, por defeito, a versão 5.0.
webOS 6.0 vai revolucionar as SmartTVs
Entre as marcas que aderiram ao ecossistema webOS, encontramos pequenos fabricantes de televisão que até à data apostavam no seu próprio sistema. É o caso de RCA, Ayonz ou Konka. Sob a nomenclatura de "powered by webOS TV", diferentes marcas poderão tirar partido do sistema LG, que tem muitos anos de experiência.
Além dos fabricantes de televisão, encontramos fabricantes de componentes como a Realtek, Nuance ou Gracenote, marcas como a Hyundai que poderiam implementar webOS em alguns dos seus veículos ou projetos e empresas de serviços, estabeleceram parcerias com a LG para garantir que as suas plataformas de streaming funcionem corretamente.
É o caso de Netflix, YouTube, RakutenTV, DAZN ou Prime Video. Graças à sua presença, as televisões das empresas do ecossistema webOS poderão oferecer um controlo remoto Magic Motion com acesso direto a estas plataformas.
Este artigo tem mais de um ano
Isto sim é a noticia do ano, finalmente o unico OS para smartvs decente, só resta esperar que a sony queira apanhar a boleia e além dos OLED inclua webOS como main OS.
A Sony re-validou para as novas TVs o Google TV, ex Android TV pelo que não deverá alterar para o webOS
tenho LG e é do pior. App da eleven, nem vê-la, app da apple tv, nem vê-la. Sistema arcaico e defeituoso, sempre que a luz vai abaixo em casa tenho de voltar a por a password no wi-fi da smartv. Do pior mesmo.
De decerteza que tens webos?
LG OLED (2019)
LG NanoCell série SM9X (2019)
LG NanoCell série SM85 ou posterior (2019)
LG NanoCell série SM83 ou anterior (2019)
Nestes modelos tens pelo menos apple tv, Eleven já tens de culpar a eleven por não ter desenvolvido a app para webos.
É mais facil apostar em android, não quer dizer que seja melhor.
hein… tenho uma smarttv da LG e é bem fixe, apple tv? nunca reparei, mas penso ser exclusivo apple…..mas dai não posso dizer nada.
Amim nunca acontece isso quando falha a luz….
Ou das duas uma, ou não tens mesmo WebOS ou não actualizas o sistema.
Apple TV existe na minha LG.
Eu tenho um OLED da LG de 2018 e:
– tenho a aplicação da Apple TV+ instalada;
– nunca tive de voltar a meter password por falhar a luz;
Deves ter uma LG do século passado.
WebOStv é top!!!
Só é pena que a LG a cada novo modelo de TV que lança todas as TVs do ano anterior passam automaticamente a não ter mais major updates do webOS a não ser pequenos updates.
Esperemos que isso agora acabe com o suporte da comunidade.
Eu tenho tido updates, embora não sei qual o ano d aminha tv…..
Já estou a imaginar o Kodi ou o VLC nas minhas LG’s sem players externos.
E o ter MEO sem box é que era! Espero que TVs de 2020 possam usufruir disso, nem que for de forma não oficial
É possível instalar a app Meo numa tv Android, usando-a como a box Meo (pelo menos nas gravações automáticas, não experimentei mais nada)… naturalmente usando a rede Meo Fibra. Os canais serão os que possuem subscritos, não sei se dará os premium (não possuo).
Se tiveres fibra, dá ara ligar por cabo antena através do router, era como tinha na vodafone no pacote tv-net-vox mais baixo, não tinha box, mas tinha ligado por cabo antena, só agora é que coloquei box por causa das gravações, e de rever programas mais tarde.
É-me indiferente, nunca paguei a assinatura da box da MEO e as gravações dão jeito.
Eu não preciso disso, a LG dá para ver filmes por pen e com legendas, e também tenho uma aplicação no pc que faço streaming do pc para a TV muito bom….
Podias partilhar essa dica pf
obrigado
Uso o Plex ou o UMS (Universal Media Server), com as funções dlna abertas nos serviços pc. Assim, posso ver e ouvir de tudo o que tenho no pc: vídeos, músicas e fotos. Até jogar pc no televisor, quando tenho aí jogos que não tenho para consola (X-Box e PS). Tenho também o hardware da Steam: emissor e o comando que, facilita e muito jogar pc no tv, mas pode-se usar também teclado e rato . Outros terão outras soluções, mas eu uso estas. Só como nota final, tanto a XBox (desde a 360) como a PS (desde a PS3), tem apps específicas para Plex, YouTube etc, no caso Xbox One até a aplicação NOS, que ė o meu operador, permitindo ver tv, sem ter de estar ligado a box ou à rede, tal como no telemóvel ou tablet. A PlayStation tem MEO. Muitos desconhecem estas funções extra nas consolas, julgando que estas apenas servem para jogar. Eu uso e abuso encantado por ter o sistema áudio-visual integrado com o pc. Se tiver uma consola como as que citei pode experimentar o Plex ou o UMS sem problemas. Espero ter ajudado. Se quiser esclarecer alguma dúvida, pergunte.
É um programa que LG tem Smartshare.
Uso-o sempre que quero fazer stream para a tv da LG.
Outras aplicações também podem dar, mas eu rpeferi da LG.
Só tens de actualizar sempre as pastas que queres partilhar para aparecer na aplicação do pc, depois é só fazer play que envia logo pra TV
Eu tenho uma lg com webos, não sei como funciona as outras mas explorer não é multi tasking o que é uma pena…
O explorer da Internet nao consegue ter a correr 2 páginas ao mesmo tempo…
Se tiveres o comando básico da LG é uma seca usar o navegador com as setinhas a fazer de rato, mas com o magic remote deve ser muito melhor. Por isso mais vale ligar o pc à tv.
Instale no smartphone o LG webOS Magic Remote.
O magic remote devia ser o standard em TODAS as televisões.
É realmente uma facilidade de uso incrível.
O melhor s.o. para TV mas só a seguir ao Android tv. Para mim nem se compara.
Mas é óbvio que o Android TV é o melhor SO de TV e as possibilidades (e suporte) muito mais duradouros. Vejam a Nvidia com Shield TV que existe aos anos e bate tudo. Estes SO proprietários infelizmente só têm suporte para pouco tempo e são muito limitados.
A melhor combinação é um painel LG e uma Nvidia Shield TV
Claramente nunca usaram webOS, nem em mobile nem em tvs. Foi apenas o melhor SO, até mesmo melhor que WP.
a minha TV tem webOs é um valente coco, tens a certeza que já experimentaste outros?
Eu fiquei muito triste quando a palm morreu. Usei muito o zire72 na faculdade e pra jogar nas horas de folga no meu estágio. Dava pra fazer tudo nele. Que bom que ressuscitaram eles nas TV´s! Podia ter retrocompatibilidade com os aplicativos antigos. Android TV é muito ruim quando se utiliza o webOS, tenhos os dois em casa. Na parte de conectividade nem se fala.
WebOs permite instalar o Kodi ou VLC ou um emulador Nintendo ou um jogo de raiz ou o Popcorn?
Não troco Android TV por web sei lá o quê…
Portanto, a tua escolha recai pelo sistema que te permite ter acesso a coisas ilegais?
Ilegal porquê? Eu passo os meus preciosos discos para pc e não cometo ilegalidade alguma! São meus, e paguei uma taxa para copia privada! Só não passei os discos em vinil, porque adoro o formato e a envolvência destes discos, mas um dia, irei passar a ficheiro digital para poupar os meus preciosos originais. Continuo a comprar formatos físicos desde vinil ao blu-ray, assim não dependo de ninguém a não ser da minha carteira. O que gosto, tal como faço com os livros e tenho uma boa biblioteca, compro.
E também vais ao Kodi e Popcorn e usas emuladores nintendo? Se eu disse ilegal é porque estava certo e não com falsos moralismos…
Para quê, não falei em uso ilegal. O Kodi não é ilegal, depende o que se faça com ele, nem uso, pois nem preciso, o Popcorn nunca usei nem estou interessado. Não é falso moralismo, dizer que pagamos uma taxa de cópia privada e que se copia o que tem em formato físico para poupar originais. Nintendo? Emuladores no meu caso? Para quê? Não obrigado, tenho todas gerações X-box e PlayStation, além do pc, telemóvelou ou tablet. Jogos e tretas do tipo, é algo que tenho para 4 vidas, já chega, há mais vida lá fora.
E pronto, lá vão as marcas estragar o que até agora era um sistema bem concebido, intuitivo e funcional, sem dúvida o melhor de todas as smart TV’s.
Vai ser como o Android nos telemóveis, cada marca vai tentar inventar a roda e encher aquilo de tralha e bloatware.
*reinventar a roda.
Ah Mano, eu estou órfão de Android TV, to louco para comprar uma NANO mas nesse WEB OS nao tem VLC, MX player… nao tem um player de rede…
Alguem Conseguiu alguma coisa?