Virtualização nos telemóveis
VMware to Bring Virtualization to Mobile Phones, Enabling a Host of Benefits for Handset Vendors, Corporations and Mobile Phone Users.
A VMWare está a expandir os seus produtos de virtualização para os smartphones, usando tecnologia que comprou da Trango Virtual Processors.
A VMWare Mobile Virtualisation Platform (MVP) está a ser promovida junto dos fabricantes de smartphones como uma forma de separar as aplicações e sistema operativo do hardware do telemóvel. Segundo a VMWare, a vantagem de utilizar a virtualização num telemóvel está nos ciclos de produção, visto que os programadores perderiam menos tempo a optimizar aplicações para as diferentes plataformas existentes.
O software será embutido nos telemóveis na fase de produção, e está desenhado para correr em dispositivos com pouca memória e sem ser um fardo para a bateria.
Estudos da Gartner sugerem que metade dos smartphones terá virtualização em 2012. Exame Informática
Homepage: VMWare
Este artigo tem mais de um ano
Um telemóvel com Windows Mobile, Google Android e i-Phone… isso é que era…
Eu bem que gostava de experimentar o Android no meu Htc 🙂
Acho que vocês não perceberam…
O objectivo é ter o sistema operativo do telemóvel virtualizado para não ter que se fazer uma versão expecifica do SO para cada modelo de telemóvel que sai. Assim o SO é hardware independent porque o motor de virtualização trata do resto. A meta não é estar a correr vários sistemas operativos no mesmo telemóvel como fazem nos pc’s/macs em que há o SO host e os SO’s guest que quisermos.
Onde é que eu já ouvi esta conversa?
Quando inventaram o Java, a conversa era a mesma… Bom, passados uns anos, o único bom Java que conheço é o café.
O único bom Java que conheces é o café? Bem das duas uma, ou não conheces muitas coisa ou então não sei… O java pode não ter conseguido cumprir com todos os ideais que lhe serviram de base mas daí a dizer que não é bom…
É uma excelente linguagem de programação, portátil e que funciona exactamente da mesma maneira em todos os sistemas operativos. Aliás, a Microsoft apoiou-se e muito no Java para criar o seu C#. Quem trabalha e/ou trabalhou com estas duas linguagens sabe reconhecer as semelhanças gritantes e sobretudo as ideias desavergonhadamente copiadas pelo C#.
Java é, na minha opinião e no seu âmbito, a melhor linguagem de programação actualmente existente.
[ http://www.revolucaodigital.net ]
Alguns exemplos de grandes aplicações em java:
Vuze : http://www.vuze.com/
Lotus Note: http://www.ibm.com
http://www.projectocolibri.com – malta portuguesa
e existem milhares
É verdade sim senhor Nastase.
@ Nastase
Não pretendias dizer, uma linguagem de programação portável ? 🙂
“Java” está no top das palavras procuradas de quase todos, se não todos, motores de busca mais utilizados, em relação às outras linguagens de programação… já da para perceber que é, sem dúvida, umas das linguagens mais usadas no mundo. Penso que não é por mero acaso que isso acontece…
cumps
@Pedro Silva
Obrigado pela correcção 😉
Opa, isto é sempre a mesma coisa: há interesses monetários e especializacoes para cada hardware pelo que este tipo de virtualizacao serve só para demonstrar que é possível.
Os telemoveis já correm SO ultraespecíficos para aquele hardware e ainda assim a performance/bateria poderiam ser sempre melhores. Se ainda colocassem SO inespecificos é que ia ser bonito… era ler drivers, era configurar drivers, era meia-duzia de minutos a ler o SO, etc etc…
Nao obrigado 🙂
Prefiro o Symbian “especifico” do N82 e o meu Apple OS dentro do meu iPhone que assim é que está bem 🙂