Vidipedia a Enciclopédia de Vídeo!
O projecto é independente, mas contou com a ajuda dos responsáveis da Wikipedia. A primeira enciclopédia de vídeos online é uma mistura entre o YouTube e os produtos 'Wiki'. Terá futuro?
Desenvolvida com a mesma lógica da Wikipedia, a Vidipedia é a primeira enciclopédia vídeo online gratuita, editada pelos utilizadores. À semelhança dos produtos 'Wiki', este projecto independente pode vir a transformar-se em mais uma ferramenta para divulgação da informação e do conhecimento num formato tão em voga nos últimos tempos.
Se actualmente os sites como o YouTube e o Google Video mantêm a liderança com o seu infindável repositório de vídeos online, não é menos verdade que a Vidipedia pode ser um sinal de que o futuro deste meio poderá residir na personalização e categorização do conteúdo, facilitando assim as pesquisas no extenso universo digital.
Além de ser um repositório livre de informação - supervisionada por editores/utilizadores responsáveis -, a Vidipedia acrescenta precisamente a mais-valia da personalização do conteúdo, sendo possível criar uma verdadeira biblioteca digital organizada por áreas de interesse. Os utilizadores são ainda convidados a editar as páginas ou criar novas entradas.
A estrutura é semelhante à dos restantes produtos 'Wiki' e está organizada por temas. Na página inicial o utilizador tem acesso a uma lista com os últimos vídeos submetidos e os mais populares.
Aleatoriamente aparece o vídeo do dia. Tal como acontece com o YouTube, é possível copiar o código de cada vídeo para publicar em qualquer página ou blog.
O conteúdo disponível não é ainda muito extenso, mas dada a actual popularidade do vídeo na Internet não será de espantar o sucesso da primeira enciclopédia online, que usa este recurso como complemento e fonte de informação.
Este artigo tem mais de um ano
humm acho que isso não vai rolar….
Espero que tenha mais control editorial que a Wiki, e sim penso que se for bem apresentada terá futuro .
Bem Haja
Carlos
Já agora, partilho com todos a Soundpedia 😉
Vi um video à sorte (o assassinato de JFK), que é abordado apenas pelo prisma sensacionalista. Preferia videos mais equilibrados.
A rever.
[[]]
Não me admirava nada que venha a ter sucesso, no entanto ainda vai ter que melhorar muito.